sábado, 29 de março de 2008

Overtrade é prejuba...

Só pra dar uma idéia. Em março, operei 10 vezes (5 compras, 5 vendas). A corretora ganhou 150 pila nessa, fora as taxas da Bolsa. E eu, bom, eu perdi 278,76 reais nessa brincadeira, só contando as operações fechadas.

Quer saber o pior? Fritei 547,50 reais com uso inadequado de stops... que bosta, hein?

Em operações lucrativas, ganhei só 268,80. Foi na primeira jogada com a NATU3, e com a CSNA3.

Ensinamentos a tirar disso aí:

- Usar stops mais largos, deixando o papel flutuar mais.

- Estudar mais o papel antes de montar posição. Preciso identificar tendências confiáveis em vez de ficar procurando fundos e reversões.

- Ter mais paciência. Não entrar na pilha de que quem encarteira papel em queda esperando reversão no longo prazo é principiante. Ou melhor, dane-se que seja. Melhor ser principiante do que perdedor. Se eu compro um papel com boas perspectivas no longo prazo, não tem mal algum dar espaço para ele se mexer, e aguentar os sacolejos.

- Preciso ter mais paciência também para esperar os melhores pontos de entrada nos papéis. Andei comprando papéis bons a valores muito altos, como PETR4, VALE5 e CSNA3. A boa fase da alta constante acabou, agora precisa comprar em bom preço para realmente ganhar dinheiro nessa brincadeira.

Estudando

Tirei essa manhã de sábado para estudar mais sobre operação e investimentos. E está sendo incrivelmente proveitoso.

Primeiro peguei a "bíblia" do Alexander Elder para ler. Li toda a parte sobre psicologia, e depois voltei aos indicadores e ferramentas. Li sobre suportes e resistências, e sobre tendências.

Daí vim para o computador, testar alguns dados do livro nos gráficos das minhas operações. Só que o site da corretora não abriu, e eu fui surfar em busca de planilhas para controle de investimentos.

Achei uma planilha bem interessante (http://www.bussoladoinvestidor.com.br/), e já estou usando. Por meio dela descobri o quanto perdi efetivamente nas diversões de março, e percebi também que operei demais, com muitas entradas e saídas que só servem para dar dinheiro para a corretora.

Mas além da planilha encontrei blogs muito interessantes, dos quais o melhor é o Giuco Piano Trading (acesse pelos links aí ao lado). O cara faz uma porção de testes das ferramentas e dos "ensinamentos" mais comuns sobre análise técnica. Pega uma afirmação meio consensual e testa nos históricos da Bovespa para ver se funciona mesmo.

E os resultados muitas vezes são surpreendentes. Sem contar que independente da ferramenta de análse ou da técnica, dificilmente a taxa de sucesso passa dos 60%, ou seja, o risco é sempre muito alto, na ordem de 40% das operações dão prejuízo. Muitas vezes a taxa de sucesso fica muito perto dos 50%, o que é o mesmo que jogar a moeda para o alto para decidir.

Achei tanta coisa interessante nessa minha busca de conhecimentos que preciso parar um pouco e processar as informações. Mas uma coisa ficou clara em minha mente - aquela história de que manter a ação em queda na carteira é coisa de perdedor é discurso de corretora. Entradas e saídas frequentes só servem para dar dinheiro a elas, e não lucro ao invstidor. Melhor estudar bem o papel antes de entrar, identificar uma tendência de alta, e embarcar com foco em longo prazo. Os super-heróis das operações curtas na verdade escondem suas perdas, e anunciam somente os sucessos.

Vou ter que rever minhas táticas e estratégias de operação. Março mostrou bem que essa de entrar e sair não funciona bem. E stops curtos tampouco ajudam. Melhor é ter paciência mesmo. E muito estudo antes de entrar nas posições.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Mais cagada com stops

Eu como operador e investidor estou me revelando um completo fracasso. Estou demonstrando uma competência ímpar em destruir valor, em jogar dinheiro fora.

Hoje montei duas posições novas. Uma em Natura, outra em Lojas Renner. Vamos ver cada uma delas.

Natura. Venho acompanhando esse papel faz um tempinho já, como comentei no último post. Hoje ele estava numa queda interessante, chegando perto do suporte. Comprei no meio do dia 200 ações a 18,02. O papel já tinha chegado a 17,90 e subido de volta. Achei que era boa hora de entrada visando sair a 19.

Mas, o problema não foi no ponto de entrada, mas no ponto de stop. Eu sabia que o stop deveria ficar em 17,50, que foi a resistência rompida anteriormente. Aí configurei o ponto de disparo em 17,70 com limite em 17,50. Erro bobo. O papel caiu e eu fui stopado em 17,68, bem acima do meu limite verdadeiro, que era 17,50. Segundo dia consecutivo que levo tombo de stops mal colocados.

Perdi uns 100 pila nessa estupidez aí. Aprendizado desagradável e caro.

Outra operação - Lojas Renner LREN3. Vinha acompanhando também há dias. O papel andou pelos 35 pila, e hoje caiu para abaixo de 31. O analista da corretora indicava compra especulativa na faixa perto de 31,15. Caiu abaixo disso no intraday. Esperei reverter e comprei 100 ações a 31,63, na subida. Não consegui fazer muitas análises, porque no trabalho os gráficos com ferramentas não abrem. Então entrei numas de aposta mesmo, com stop curtinho (disparo em 31,00 - limite em 30,80).

Agora no final da tarde, a LREN3 tá positiva, acima do preço de compra. Pouco acima, é verdade, mas pelo menos acima. Espero que na semana que vem suba até perto dos 34 ou 35, onde pretendo vender.

Tô precisando desesperadamente ter alguma operação com lucro para acreditar que eu posso. Chega de prejuízos, pelamordedeus!!!

Analisando próximos passos

Bom, encaminhamentos para o futuro. Agora vem um teste a minha paciência. Estou ficando muito líquido, com dinheiro parado na conta. Preciso montar uma posição adequada, entrar na hora certa em algum papel.

Se for para entrar na VALE5 novamente, devo esperar que caia novamente para os 45, 46, por aí. Ou então que supere os 51,50 com bom volume. Entrar fora desses momentos é repetir erros já conhecidos. Depois me arrependo de ter entrado em hora errada.

Outras ações consideradas são NATU3, que está numa congestão danada em torno dos 18,50. Não passa de 19, mas não cai abaixo de 18. Já vem assim há dias. A figura formada é um triângulo de alta. Acho que deve romper resistência alguma hora dessas. Me parece uma aposta interessante. O analista gráfico da corretora aponta o papel como "sem tendência", e dá como pontos de entrada abaixo de 17, ou acima de 19,25. Eu acho que não cai abaixo de 17... então fico meio que esperando passar dos 19,25 para ver o que acontece.

Na última vez que me diverti com Natura, saí com lucro. Aliás, foi minha única jogada com lucro até agora. Não foi isenta de erro, mas foi boa. Entrei em dois momentos, uma parte a 16,02, mais 2/3 a 17,80, quando achei que havia rompido a resistência. O suposto rompimento foi fraco, sem volume, e a ação não avançou muito. Vendi tudo a 18,30.

Olhando agora, depois de um tempo, vejo que aquela minha análise não foi errada, realmente a ação rompeu resistência e aquela valor agora é suporte. Mas não teve grandes fôlegos para entrar em um canal de alta. Apenas subiu para uma faixa ligeiramente superior, onde está até agora.

Se for então operar dentro do canal, tenho que esperar uma quedinha legal para perto dos 17,60. Para sair perto dos 19. Ou então entrar acreditando que o papel vai sair da congestão e romper os 19. Bom, tô pensando seriamente em assumir uma aposta dessas. Talvez entre com 100 ações, e compre mais um tanto depois, caso haja o rompimento mesmo.

Cagada com stop - de novo

Vale5 subindo. Empresa desiste de comprar a Xtrata, e mercado reage positivamente a esta notícia. Ações sobem 10% em poucos dias. Eu compradão, desde final de fevereiro, a 51 reais a ação.

Primeira jogada. Considerando dados de análise técnica do consultor da Ativa, estabeleci um stop-loss em 49,25, suporte de curto prazo após um gap em 47,96. Tudo bem aí, ação se manteve numa boa acima disso.

Segunda jogada. Estabeleci um stop móvel no dia seguinte, quando a ação passeava acima dos 50. Se caísse em 50,05, acionaria o stop. Caiu em 49,95, mas por algum motivo não acionou.

Terceira jogada. Insisti no stop móvel. Estabeleci de novo, quase nos mesmos termos. E deixei rodar. Papel chegou perto, retomou 50,70, depois ficou oscilando. Saí da frente da tela, e de noite, final do after-market, fui ver como estava.

Stop acionado, 200 ações vendidas. A 50 pila. Até aí tá bom, stop é para isso mesmo. Só que o papel caiu só até 49,95... caí fora da posição por besteira, não saber calcular direito o melhor ponto de stop. Claramente dessa vez configurei um stop dentro da faixa de negociação diária. Um stop que não me protegeu, atrapalhou. Era melhor ter permanecido comprado.

Analisando a merda feita, tá na cara que troquei de estratégia no meio da corrida. E me dei mal, de novo. A posição era de longo prazo, e eu resolvi de repente tratar ela quase como day-trade. Não precisava de stop tão curto. Especialmente quando o papel tá com tendência legal de subida.

Estou errando muito com stops. Erro quando não estebeleço, erro quando estabeleço. Não estou sabendo definir o ponto preciso para que atue como proteção. Preciso estudar melhor essa questão.

terça-feira, 25 de março de 2008

É mais difícil do que parece

Esse negócio de investir em ações é bem mais difícil do que parece a princípio. Aquela parte branca na direita dos gráficos é terrível. Para onde vai no dia seguinte?

Ontem no final do pregão fiquei um bom tempo pensando se deveria ou não comprar ações da Natura ou da CSN. Acabei não comprando nenhuma das duas... Mas analisei com detalhes, com cuidado qualquer das duas. Motivos para comprar tinha, em qualquer delas. Só que as dúvidas pesaram mais. E a insegurança depois das porradas na Vale e Petrobras também.

Hoje, ao olhar as cotações, tá tudo em alta forte. Quase 5% em Petrobras, quase 3% na Natura, um outro tanto na CSN, e por aí afora. Uma beleza. Se tivesse entrado em qualquer das duas ontem, estaria feliz agora. Mas não entrei.

Facil me culpar agora, quando já vi as cotações. Mas e se tivesse caído? Em um cenário tão turbulento, qualquer coisa pode acontecer. Subir, cair, tudo é possível. Mercado tá mais irracional que de costume.

Poderia entrar agora, por exemplo. Mas será que a alta perdura? Ou é um soluço na queda? Sei lá. Dúvidas demais, e pouca vontade para apostar.

A verdade é que eu tô me achando mais ignorante do que nunca. Ou tá me faltando conhecimento, ou esse treco é um grande jogo mesmo.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Saí da CSNA3

Tô começando achar que os pessimistas é que estão certos, e que mercado de queda tá em curso. Não sei onde fica o fundo do poço, nem sei se estamos perto dele.

Nesse contexto, o melhor para patos feito eu é ficar de fora. Então, aproveitei uma alta na 2a feira para colocar um stop de perda na CSNA3, no preço de compra. Na 4a feira foi executado, em meio a uma enorme queda generalizada da Bovespa. Saí da posição perdendo apenas as taxas de corretagem e emolumentos. Perda menor, considerando o cenário.

Gostaria muito de fazer o mesmo com Petrobras e Vale. Mas nessas o valor atual tá muito abaixo do que comprei, e não acho muito interessante realizar esse prejuízo. Vou continuar comprado nessas, atravessando essa crise como atravessei a de janeiro. Mas, se por um acaso acontecer de ter umas altas interessantes, e eu puder sair dessas posições com prejuízos menores, vou sair. E vou ficar quieto no meu canto, até ter mais condições de entrar em nova jogada, com maior teor de conhecimento e menos de aposta.

sábado, 15 de março de 2008

Tempo sem postagens

Blog paradão nesses dias. Estou atravessando a baixa compradão, e aí não há muito a dizer mesmo.

Ontem a CSNA3 deu uma boa subida, e me colocou no lucro, ao menos nesse papel. Mas não vou realizar. Minha meta ao entrar era 70 reais, e está em 67. Tem potencial para ir mais adiante.

A PETR4 e a VALE5 estão uma porcaria. Só caem... Petrobras tá com resistência perto dos 80, o que é triste, pois eu entrei acima disso. Minha meta é 86, só que esse valor hoje parece quimera. Só com longo prazo mesmo.

Praticamente o mesmo raciocínio vale para a VALE5. Está abaixo do valor de compra, e bem longe da meta, que é 55. Fico só esperando que suba.

Se eu fosse um pouco mais experiente, soubesse analisar melhor o mercado, talvez fosse mais apropriado realizar o prejuba nessas duas e partir para outras posições mais promissoras. Estou parado e apenas assistindo esse papéis dançarem no mercado, e enquanto isso certamente tem papéis por aí com desempenhos bem interessantes. Só que eu não faço nem idéia de quais são, hoje, e não me sinto confiante no meu taco a ponto de arriscar assim. Prefiro ficar no buy & hold que defini como estratégia até que entenda mais dessas coisas todas.

sábado, 8 de março de 2008

O que fazer?

Mercado em queda há dias. Todas as minhas posições estão em prejuízo. Estou perdendo dinheiro direto.

De todas as operações que fiz até agora, ganhei dinheiro em uma apenas, a da Natura. Todas as outras deram prejuízo. É uma taxa de sucesso muito baixa, que reflete a minha inexperiência para operar em mercado turbulento.

Ontem estava pensando se deveria realizar prejuízo nas posições, deixar cair mais fundo e recomprar mais abaixo. É uma estratégia interessante, mas tem um defeito grave - eu não sei se vai cair mais que já caiu. E se não cair, terei posto dinheiro fora, como no último stop da PETR4.

Estou mais inclinado a atravessar mais essa crise aí comprado. E também estou cada vez mais interessado em análise fundamentalista, em buy & hold mesmo. Essa estratégia de ficar entrando e saindo toda hora até agora não me mostrou resultados consistentes, apenas prejuízos.

Vamos analisar um pouco. Eu tenho ações da Petrobras, da Vale e da CSN. Todas empresas extremamente sólidas, e com ótimas perspectivas para este ano. Recomendadas por quase todos os analistas de mercado. Por mais que caiam agora, devem retomar mais à frente.

Mas tem a tal crise americana, que parece afetar o mercado daqui em espasmos. A questão é o quanto ela vai afetar o mercado brasileiro, se é capaz de provocar um realinhamento de preços dos ativos, mesmo daqueles claramente lucrativos e de grandes perspectivas.

É claro que eu não faço idéia da resposta precisa. Mas tenho minhas esperanças que não seja. Tenho uma idéia de que, passado o espasmo de medo, os investidores, mesmo os internacionais, se voltem para os mercados mais promissores, e comprem as ações das empresas mais rentáveis e seguras. São exatamente as que tenho. E quando isso acontecer, o mercado sobe novamente.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Avaliação de momento

Hoje completei com dados mais precisos minha planilha de acompanhamento dos investimentos em ações. Atualizei as despesas com emolumentos e afins, e totalizei lucros e prejuízos.

A contar por agora, esse meu aprendizado de mercado tá saindo caro, he he he. Prejuízo de 382 reais no momento. Destes, 284 se referem à queda na VALE5 (posição em aberto), 65 refletem o prejuízo com as PETR4, aliviado pelo lucro com as NATU3 (posições fechadas), e os restantes 33 são das posições compradas hoje, que pelas corretagens e taxas só podem estar negativas.

Só que o jogo não acabou, e eu não pretendo deixar assim. Pretendo recuperar cada centavinho desses, e ganhar muitos outros mais.

Nova operação - CSNA3

Nova ação no pedaço. Comprei um lote de CSNA3 agora no fechamento do after-market, a 64,71. Esse papel teve uma alta sensacional em janeiro e fevereiro, e dias atrás deu uma recuadinha para o último suporte.

Comprei um lote acreditando que essa queda foi apenas uma correção de momento, uma realização depois da alta vigorosa. Acredito que o papel ou retoma a trajetória de alta, ou pelo menos busca novamente o topo já alcançado na faixa de 70. A aposta é essa.

Nos gráficos, o papel fechou um gap que havia na trajetória de subida, e voltou a subir, ainda que mais devagar. Hoje permaneceu praticamente estável. IFR perto de 55, estocástico lento perto dos 25, mas já virando para cima. MACD mmostra linha rápida abaixo da lenta, o que não é um bom indicador, mas eu resolvi apostar confiando mais no estocástico.

A meta é buscar os 70 reais. Chegando aí, vendo. Essa é a idéia inicial, mas se a alta prosseguir, talvez eu permaneça comprado. Aí teria que colocar um stop móvel bem próximo.

Ah, vale dizer que não coloquei stop ainda. Amanhã eu coloco, abaixo do último suporte.

O segundo stop dói

Fui stopado de novo. Ontem. Nas PETR4. Tinha colocado em 79,50, e numa queda de dois dias o papel desceu até 78. Saí da operação.

Até aí tudo bem, porque stop está aí para isso mesmo. Só que acho que o erro foi meu, de marcar um stop muito próximo. A ação já subiu hoje de novo, e está acima dos 80. Inclusive eu aproveitei para comprar de novo.

Era óbvio que PETR4 não ia cair indefinidamente. Todos os analistas recomendam compra, e as perspectivas da empresa são boas. Pode até ficar navegando dentro do canal, como está atualmente, mas não vai despencar, por certo. Então não preciso marcar stops muito próximos do valor de compra, porque desta forma fico realizando prejuízos desnecessários.

Meu horizonte nesse papel não é de curto prazo. Inclusive, nem gosto disso de ficar operando todos os dias, para mim é só uma forma de dar dinheiro para a corretora. Quanto menos eu tiver que operar, melhor. Meu lance é buy & hold, é investimento mesmo, e não operação ou day-trade.

Bom, retomando a linha, comprei PETR4 de novo hoje no final do pregão, a 80,65. Mais caro que vendi ontem, veja que baita burrice foi o stop. Mas estou de volta ao papel. Vou manter a ação em carteira até que volte aos 86 reais, quando pretendo vender. Aí espero ver se passa a resistência, e compro de novo.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Operações do dia - NATU3

Acabei de vender as minhas NATU3 a 18,15. Estava comprado ao preço médio de 17,20. No final das contas foi uma boa aposta.

Por que vendi? O estocástico lento estava supercomprado, lá muito acima dos 80. Olhando o gráfico anual, toda vez que o estocástico esteve alto assim, o papel caiu logo depois. Resovi realizar o lucrinho. Pequeno mas meu, e um tanto mais gostoso porque foi proveniente da primeira operação realmente estudada e embasada que eu fiz.

Agora tô comprado na VALE5 (ainda sem stop, tsk tsk.) e na PETR4, que falei no post anterior.

Ah, vale mencionar que hoje estive também na minha corretora, conversei com um corretor de lá. Trocamos umas idéias, e eu saí com a noção de que nesses dois papéis, o momento é de operar dentro do canal. Nada de ficar acreditando em altas longas, até que elas rompam essas resistências que já vem respeitando faz um bom tempo. O lance é comprar quando retorna à media móvel, e vender perto da resistência.

Operações do dia - Petr4

Comprei 100 PETR4 hoje perto as 12:40, a R$ 81,80. tinha resolvido fazer essa operação no final de semana, pois acreditava em retomada desse papel após a queda de 6a feira. Olhei como andavam as cotações no momento, o book, e o gráfico intraday, e mandei bala. No momento parecia uma boa cotação, e comparando com a cotação que eu tinha comprado antes (83,70), melhor ainda.

Só que no resto do dia, a cotação caiu, para 81,16 (agora, 19:19). Chegou a estar bem perto de 80 redondo pelas 4 da tarde. Deu medo de ter entrado na pior hora de todas. Stop está configurado desde a compra para 79,65. Pensei até que seria executado!

É o caráter aposta que essa coisa tem. Por mais que se analise e tal, resta sempre um caráter de aposta nesse negócio. Acredita-se que vá subir, ou descer, e opera-se com base nessa crença. Nem sempre ela é certa, coerente com a realidade. Mas como o borda direita dos gráficos é zona branca, de pura incerteza, tá valendo que assim seja. Cabe acostumar e jogar apropriadamente com isso.

Então, estou no jogo da PETR4 de novo. Mas agora minha meta é operar no canal. Quando chegar perto dos 86 pila eu vendo e realizo. Essa é a resistência atual, que já vem sendo respeitada faz algum tempo.

domingo, 2 de março de 2008

Erro novo e aprendizado

Volto ao assunto da NATU3. Tô comprado nela a preço médio de 17,20 mas o último preço dela foi 17,08. Tô no prejuba, no momento bem pequeno. Mas claro, não tenho a menor idéia de como esse papel vai se comportar na 2a feira. Tenho stop marcado para 16,00.

O lance é o seguinte. A ação tinha resistência em 17,50. Eu vi isso. Analisei esse dado consistentemente. O papel tinha respeitado esse limite outras duas vezes antes.

Eu vi o papel subindo. Percentual legal de ganho, embora o volume em dinheiro fosse bem baixo. Aí pensei que se rompesse a resistência subiria muito mais. Coisa de livro, aquela dica "compre no romper da resistência".

Coloquei ordem de stop de compra, como já expliquei antes aqui. Foi executado a 17,80. E em seguida a ação só caiu. Não despencou, mas caiu.

O que eu deveria ter feito era apostar contra a alta, quando chegou na resistência. É o que o Elder fala no livro dele, é o que os profissionais fazem. Devia ter vendido sem dó nem peidade ao chegar em 17,50, e daí ficava assistindo para onde a ação ia. Se confirmasse a subida, comprava de novo.

O problema é - quando comprar de novo? Se 17,80 não foi um bom patamar, qual seria? O que mais eu deveria ter olhado? Pelos livros, o volume é um indicador importante nessas horas. Confesso que nem olhei.

Agora vem as novas dúvidas. Posso encerrar essa aposta com prejuba pequeno na 2a feira, ali pelos 17 pila. Ou posso ficar quieto com minhas 300 ações, acreditando numa retomada. Stop tá em 16, não vou mudar, só para cima, claro. O que fazer? Eu não sei ao certo.

Será essa uma falha de estratégia? Ou estou mesmo é mudando o que pensei ao entrar nessa? Talvez seja essa segunda hipótese. Entrei pensando em longo prazo, mas na primeira queda já estou me ouriçando todo. Talvez fosse melhor ficar quieto assistindo um pouco mais.

Eu tenho é que me dar conta que sou um principiante boboca e não tentar inventar muito. Primeiro ano de operação é só para aprender, não necessariamente para ganhar dinheiro.

sábado, 1 de março de 2008

O primeiro stop a gente não esquece?

Sexta-feira eu estava o dia todo em trabalho externo, sem acesso à rede. Aí quando cheguei em casa e acessei a internet, vi que o dia foi de intensa queda nas ações, com Petrobras e Vale caindo uns 5% cada uma.

Eu tinha configurado um stop na Petr4 a 83,90, para proteger o valor investido, mais as taxas de corretagem. O stop foi acionado, que no final do dia eu não tinha mais minhas 100 ações de Petrobras. Foram vendidas a 84 reais.

Foi interessante. Um lado é legal, dá uma sensação boa perceber que o mecanismo funcionou e protegeu meu patrimônio. A cotação caiu até 81 e pouco, um valor bem interessante para comprar, aliás. Segunda-feira vou ver como abre o mercado, mas a idéia é recomprar as 100 ações a valores menores do que tinha comprado antes.

Mas tem outro lado aí. Um outro significado possível é que nessa minha jogada com Petr4 eu não ganhei porra nenhuma, mal e mal empatei. Podia ter ganho uns trocos, se tivesse vendido na resistência, que por sinal a ação mais uma vez respeitou.

A mesma coisa aconteceu (deixar de ganhar) na Natu3, em que fui mais adiante e em vez de vender na resistência, eu comprei mais. Podia ter ganho uns trocos nela, poucos mas gostosinhos, mas preferi aumentar a aposta, tentando seguir uma "regra" de livro - comprar no romper da resistência. O rompimento foi falso e eu fiquei embuchado com Natu3 a preço mais alto que o desejável.

Tô pensando em tentar operar algumas vezes dentro do canal, para ver como me saio. Comprar na MME ou abaixo dela, e vender na resistência. Embolsar uns troquinhos aí, e caso a ação suba além da resistência pra valer, comprar de novo e repetir o jogo.

Por outro lado, estou mantendo as Vale5 sem stop nenhum, em estratégia buy & hold clássica, tipo compra e esquece mesmo. Vamos ver de que jeito me dou melhor. Comprando e esquecendo, apostando como na Natu3, ou controlando quedas com stops como na Petr4.

No final das contas, é tudo aprendizado. Esse primeiro ano com ações é bom ter em mente que o principal ganho não vai ser em dinheiro, mas em experiência em aprendizado intenso.