quinta-feira, 29 de maio de 2008

Posição encerrada - WEGE3

Hoje decidi encerrar a posição comn WEGE3. Vendi a 21,75, o que me deu uma valorização total para a jogada de mais de 7%. Muito bom para quem tem um target de superar a renda fixa, apenas.

Decidi sair porque tô achando, mais uma vez, que a queda vem aí. Tá tudo muito esticado, no mínimo uma boa realização deve vir uma hora dessas. Hoje saiu anúncio do IG da Fitch, e nem abalou o mercado (para cima). Deu um pequeno fôlego no meio, mas depois voltou a cair. Acho que o fôlego dos touros está no fim, ou pelo menos eles devem dar uma respirada.

As outras posições permanecem. Petr3 até podia vender com boa rentabilidade, mas essa é bobeira vender agora, no LP ela sempre recupera. Vale5 tá parecida, com a diferença que nesta não estou no lucro. Mas recupera. E Vcpa4 tá com um pequeno lucrinho, pequeno demais para me dar vontade de sair. E finalmente está em trajetória de alta, MACD cruzado para cima e tal. Vou ver se ela me dá mais uns porcentinhos e devo sair dela também.

sábado, 24 de maio de 2008

Mais um teco sobre stops

- Se coloca o stop-loss muito próximo, toma violino toda hora.

- Se coloca o stop-loss longe, a saída fica exatamente onde seria o melhor ponto de entrada.

Resultado, não vou colocar stop nenhum por uns tempos.

Pensar por conta própria

Estou há pouco tempo me divertindo com renda variável. Tecnicamente desde 2006, por meio dos fundos de investimento. Mas prefiro contar o tempo em que opero diretamente em bolsa, que é apenas desde fevereiro.

Tenho certeza de que não aprendi nem 10% ainda do que tenho que aprender, e que minhas operações até agora refletem apenas o perfil de um amador bem intencionado. Me falta conhecimento, capacidade de análise (técnica), e estabilidade emocional, principalmente.

Mas tenho uma característica, já de antes dessas aventuras, que é a de sempre buscar pensar por conta própria, ter opinião, construir um posicionamento coerente com o que tenho como vivência e com minhas crenças e valores.

Bom, toda essa introdução é para falar de stops.

Aprendi a valorizar os stops com os livros do Alexander Elder. Para este autor, stops são fundamentais, e ele coloca em vários momentos que nunca se deve operar sem eles.

Eu gostei dessa postura. Primeiro pela sobriedade, pela seriedade que embute. É gestão do risco, gestão dos recursos, gestão do dinheiro. Expressa cautela, e respeito aos mercados. Respeito à nossa insignificância frente ao mercado.

Mas estou aprendendo a ver outro lado nessa coisa toda. Talvez seja precipitado tirar conclusões com tão pouca experiência, mas vou dizer, até aqui stops mais me atrapalharam que ajudaram. Tomei vários violinos por conta de stops.

A princípio achei que apenas não estava sabendo estabelecer o ponto correto. Aí estudei mais, tentando encontrar o ponto mais correto para colocar o stop-loss. Tentei abaixo de suportes, tentei acompanhando a média-móvel, tentei na linha de baixo do canal. Em qualquer dos pontos, tomei uma violinada.

Em todas as vezes que fui stopado, se tivesse mantido a ação em carteira, com um pouco mais de tempo a operação voltaria ao lucro. Era só questão de paciência. E isso não é por acaso. É porque a Bovespa opera num enorme canal de alta, há anos. Enquanto esse canal perdurar, é provável que as ações recuperem suas quedas momentâneas.

Claro que outro fator contribuinte está no fato de que não comprei micos, nem empresass controversas. Comprei só ações de empresas lucrativas e com bons fundamentos. Nem sempre ações em tendência de alta (caso de KSSA3, WEGE3, NATU3), mas sempre de boas empresas.

Já operei sem stop antes. VALE5. Tomei uma baita queda, mas recuperou tudo. Aí, no finalzinho da recuperação, o panacão aqui resolveu colocar stop. Resultado, stopado desnecessariamente antes de terminar a recuperação. Bobeira.

Por conta disso tudo, escolhi não retornar com os stops que retirei na 4a feira. Todas as minhas posições estão sem stops e vão continuar assim por um bom tempo. É uma experiência. Vamos ver no que dá, claro. Posso voltar atrás se os resultados não me agradarem.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Dia de realização?

É o que eu acho de hoje. Quase tudo caindo, mas caindo mais as preferidas, Vale e Petrobras. Fiquei acompanhando no intraday, vários acessos só para ver como andavam. Mais para o final do pregão, resolvi comprar alguma coisa com os trocos do stop na MMXM3. Comprei VALE5, a 55,85.

Olhei várias vezes vários gráficos. 15 minutos, 30 minutos, 60 minutos, 90 minutos. Queria ver onde parava a queda. Pareceu que na Vale, era nos 59,50. Suportezinho de nada, intraday, mas ainda assim um suporte.

Pensei em entrar com os trocos na Petr4, pois podia comprar um lote inteiro. Mas a queda das Petro, apesar de grande hoje, não foi tão funda como as da Vale, que caíram um pouquinho em uns 3 ou 4 dias. Petro caiu só hoje, uns 4%, ao que lembro. Talvez caia mais. O gráfico ainda me parecia muito esticadão, não era um bom momento de entrada.

Já a Vale praticamente retornava para meu ponto de entrada anterior, que foi em 55,38. Com topo lá perto dos 60, é um belo canal para se divertir. O canal da Petro é mais estreito, de onde está ao topo.

Como meus trocos não davam para um lote todo, comprei 95 ações no fracionário. Primeira vez que compro aos pedaços, até agora sempre tinha comprado lotes inteiros. Uma hora qualquer compro mais 5 só para fechar o lote.

Pensei também em comprar VCPA4, que no gráfico tava em bom ponto, perto das suas médias de 22 dias. Mas sei lá qual é o pontencial dessa ação, e já estou encarteirado nela, com um lotezinho. Por isso preferi uma aposta mais certa, a bluechip número 2 do Brasil, dona Vale.

Agora vamos ver onde isso dá. Será que cai mais na 2a feira? Sei lá. Mas tô de volta à estratégia inicial desses últimos lances. Se cair, dou um jeito de comprar mais. Vale e Petro é praticamente garantido, só uma hecatombe derruba a enorme trajetória de alta dessas duas.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

AAARRGGHH! Stopado inutilmente!

Putz, mais uma vez tive problemas com stop. Agora na MMXM3. Numa flutuação muito atípica para esse papel, caiu a 53,20, acionou o stop, vendeu, e... subiu de volta. Eta raiva que isso dá...

O stop estava na média móvel de 22 dias. Me parecia um bom ponto para isso, mas agora não parece mais. Tanto que retirei os stops de todos os outros papéis, vou reconfigurar hoje à noite, com mais tempo e estudo dos gráficos.

Pelo menos dessa vez saí no lucro. Um lucro ridículo de pequeno frente ao que poderia obter no papel, mas lucro. Vou ver agora se entro de novo nesse ou se busco outro barquinho.

Falando nisso,talvez a melhor opção no momento seja ficar líquido. Tá tudo caindo, só Petrobras que sobe. Hoje até Gerdau caiu. Vai ver tá começando a correção, então é melhor esperar os papéis monitorados darem sinais claros de compra.

Psicologia do investidor

Acho que já abordei aqui que a chave mesmo do sucesso nesse mercado de renda varáivel é o controle das emoções. É decisivo. Quem consegue manter a linha, a razão, a estratégia definida mesmo no calor da bagunça é um gênio.

Porque é difícil. Com o mercado aberto, as cotações subindo e descendo ao sabor das ordens dadas, é complicado se manter frio e calculista. É muita mensagem ao mesmo tempo, muitas possibilidades, muitos caminhos possíveis.

Vou dar um apanhado das minhas posições, e das minhas muitas dúvidas a respeito.

PETR3 - Delícia, quase 16% de valorização no momento. Incrível, fantástico! e continua subindo, nenhum indicador aponta venda. Vou mantendo. Dúvidas? Claro! Deve vir uma realização aí, e aí o preço vai cair. Vendo logo que a maré virar? Ou mantenho na carteira pensando no longo prazo? Entrei pensando no LP, mas dá uma vontade danada de realizar um lucro fabuloso. Outra dúvida é até onde mais pode subir esse papel depois dessa valorização toda. Porque pode ficar andando de lado o resto do ano, nunca se sabe. Estava andando de lado desde dezembro até abril, por exemplo.

VALE5 - Em lucro, mas oscilante. Subiu bem dia desses, beliscou os 60, mas caiu. Não fiz nada a respeito. Gráfico ainda lindão, reta empinada acima. Nessa não tenho muitas dúvidas. Vou ficar em dúvida quando ela chegar acima dos 60 de novo, o que representa mais de 10% de valorização, meu target usual.

MMXM3 - No lucro. Assim como a VALE5, subiu bem, foi a 57, mas caiu depois. no gráfico para LP continua muito bem. Dúvidas? Penso algumas vezes em vender, já que não sei muito dos fundamentos da empresa. Como comprei a 52,37, chegando nos 57 é quase 10%. Dá vontade de realizar e garantir o lucro da jogada. Só que a tendência de LP dela se mantém intocada nos gráficos, e por isso vou ficando.

WEGE3 - Me dei mal até agora. Tá no prejuba, pequeno. Subiu quase a 22, mais caiu logo. E continua caindo, para piorar. E eu assistindo. Deu vontade de vender com preju e comprar algo mais promissor. Mas sabe o que eu achava promissor quando pensei nisso? BBDC4, que desde ontem tá em queda. Essa eu comprei por indicação fundamentalista da corretora, o que por vezes me parece um erro, já que eu não sou dos mais fundamentalistas. Por mais que fale em LP, fico sempre tentado a fazer jogadas mais rápidas. Me incomodam as quedas do meio do caminho.

VCPA4. Mais uma jogada "de gênio". Acreditei num rompimento de LTB. Me dei mal, claro. Até subiu um pouquinho dias atrás, passou o preço de compra, mas de quatro dias para cá só cai. Voltou ao padrão dela, operando dentro de um triângulo que não permite inferir para onde vai. Dúvidas? É outra que deu vontade de vender para comprar BBDC4. Até porque a alternativa na minha lista no dia que comprei era essa. Talvez tivesse sido melhor, mas não seria grande diferença. Dúvidas além dessa? Mantenho essa ação na carteira, mesmo em queda, até quando? Tem stop nos 50,50, mas será que vale pensar em MP ou LP com essa? Eu gosto da empresa, os Votorantim são muito bons, mas... quem faz o preço das ações não são eles, é o mercado.

No final das contas, a maior parte das dúvidas se refere a agir ou não agir no calor do momento. Aguentar as quedinhas do caminho ou realizar sempre que possível? Fazer jogadas rápidas ou continuar pensando no LP?

A verdade é que eu tenho dificuldade de operar no verdadeiro LP, de encarteirar e esquecer. Fico olhando os gráficos todos os dias, e os movimentos, especialmente as quedas, me dão muita vontade de agir. Me sinto mal quando o papel cai, me dá a impressão de não ter feito uma boa escolha, ou de não estar gerenciando a carteira direito.

Só que eu sei que quem ganha dinheiro mesmo são os que operam no LP. São os que suportam o movimento sem se abalarem. São os que não enriquecem a corretora e o governo com taxas e impostos. Por saber isso tudo fico numa dissonância cognitiva danada, sem saber para onde ir e o que fazer.

Talvez a decisão sobre que estratégias tomar no mercado deva levar mais em consideração características psicológicas do investidor. Talvez meu tipo seja mais para o swing trade que para o buy and hold. E talvez isso não seja um erro, mas adequação dos pontos fortes às oportunidades. Bom, essa é outra dúvida.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mais uma na carteira - VCPA4

Hoje resolvi comprar mais uma ação, aproveitando uns trocos que tinha parado na conta da corretora. Com a bolsa batendo seguidos recordes, para quê deixar dinheiro parado?

Das ações que estou acompanhando, duas me interessavam mais - BBDC4 e VCPA4. São, como todas as que compro, papéis de empresas tremendamente sólidas e tradicionais, lucrativas e sem problemas de administração. Boa liquidez também.

BBDC deu compra ontem, mas eu vacilei e perdi a hora. Hoje já subiu mais do que eu gostaria, então deixei de lado.

VCPA4 caiu forte hoje. Fiquei esperando parar de cair no intraday, perto de um dos suportes. Não era o suporte mais forte, mas um do meio do caminho. Bateu perto dele, retornou, eu resolvi entrar. Pode ser que caia mais ao longo do dia, nunca se sabe, mas eu achei que era hora de entrar e entrei. Essas coisas nunca dá para ter certeza mesmo.

O analista gráfico da corretora dá o papel como em alta. Não está numa subida tão forte e clara como outros, na verdade me parece congestionado, mas acredito que pode subir bem, na esteira da Bovespa.

Analisando um pouco mais, me pareceu que há 2 dias o papel rompeu uma LTB significativamente. Também respeita uma LTA bem clara, ou seja, faz um triângulo bem nítido no gráfico diário. Acredito que rompa o triângulo para cima, com uma boa alta. Essa é a aposta.

Bom, stop-loss configurado em 50,60, suporte importante. Estratégia de MP pelo menos. Não é para ser uma jogadinha rápida.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Balanço semanal dos investimentos

Como prometido, vamos ao balanço atual das minhas posições:

PETR3
Comprada a 54,51 (já contabilizados taxas e emolumentos)
Cotação de fechamento 13/05/08: 55,80
Rentabilidade no período: 2,36%

VALE5
Comprada a 55,38
Cotação de fechamento 13/05/08: 55,45
Rentabilidade no período: 0,12%

MMXM3
Comprada a 52,37
Cotação de fechamento 13/05/08: 55,25
Rentabilidade no período: 5,50%

WEGE3
Comprada a 20,28
Cotação de fechamento 13/05/08: 20,70
Rentabilidade no período: 2,07%

RENTABILIDADE DA CARTEIRA: 2,50%

Análise:

Para apenas uma semana, ótima rentabilidade. Ultrapassa o que ganho em 3 ou 4 meses de renda fixa... Mas o jogo não acabou, e nenhuma das posições foi encerrada. Não considero que as tendências que me fizeram entrar nestes papéis estão encerradas, então mantenho todos eles na carteira.

Comentando cada papel:

PETR3 - fiquei com impressão de ter comprado caro demais. Entrei no rompimento do TH, ponto indicado pelo analista gráfico da corretora. Logo depois da compra, caiu por alguns dias. Recuperou e passou o ponto de compra nesta semana. Acredito que ainda valorize muito, considerando os ótimos números divulgados hoje em seu balanço trimestral. Essa é uma ação para se guardar na carteira por muito tempo.

VALE5 - Errei nessa. Acreditei que ultrapassaria o TH na onda do investiment grade. Não passou, e eu fiquei comprado a um nível acima do desejável. Somente hoje o valor chegou de volta ao meu preço de compra. Vai subir? No MP e LP acredito que sim, por isso mantenho em carteira.

MMXM3 - Essa eu esperei a melhor hora de comprar, e me dei bem. Vinha acompanhando há algum tempo já, podem procurar que deve ter algo sobre ela no blog, em abril. Esperei um retorno a MME22, e logo que vi uma retomada da alta, entrei. Me dei bem logo de cara, no primeiro dia subiu e continou acima do preço de compra o tempo todo. Hoje é que deu uma caidinha, mas nada que assuste. Ontem bateu nos 57 reais, hoje fechou perto de 55. Mas se olhar o gráfico semanal, ou o mensal, parece uma reta empinada na diagonal. Eu confio que esse movimento deve se manter.

WEGE3 - Entrei um tanto na pilha da indicação da corretora. A tendência principal é de queda. Tendência secundária de alta. Papel ainda não rompeu LTB, nem sei se o fará... tenho cá minhas dúvidas sobre manter esse papel em carteira por muito tempo, como recomenda a ATIVA, ou se devo vender perto da resistência, como venho fazendo.

Comentando análise que eu mesmo fiz

No dia 28 de abril, comentei um papel aqui no blog (entre outros):

ALLL11 - (20,27) Papel em uma enorme tendência primária de baixa.Tedência secundária de alta, curta, e já próxima da LTB principal. Canal muito estreito, e poucas possibilidades de ganho, a menos que rompa a LTB com bom volume.

Hoje voltei a olhar o gráfico deste papel. Surpresa!!! Nesse ínterim desde a minha análise, a ação rompeu a LTB sem dó nem piedade, e fechou hoje praticamente a 24 reais. Quase 20% a mais do que quando fiz a primeira análise. E eu não percebi nada disso vindo.

A única coisa que presta na minha análise anterior é a ressalva sobre romper a LTB com bom volume. Rompeu, e com ótimo volume. Efeito do investment grade, ao que parece. Agora o papel se sustenta entre 22 e 24 reais, e segue em tendência de alta. Sei lá onde vai parar.

Perdi esse bondinho aí, mas será que era possível prever?

Uma semana de operação

Meu último investimento completa uma semana hoje. Como desta vez as compras foram baseadas em gráficos semanais, vou fazer um acompanhamento semanal também. Hoje, depois do fechamento, faço um balanço de como andam minhas ações.

Mas dá para adiantar que, pelo andamento das cotações, estou bem na foto... só a VALE5 não está positiva até o momento.

E hoje, considerando o belo lucro anunciado ontem pela Petrobras, espero mais uma valorização na PETR3, melhorando ainda mais os resultados.

Em suma, em mercado de alta, até uma anta como eu ganha dinheiro. É só não fazer grandes bobagens. Se o nêgo se dispõe a ficar investido, suportando algumas flutuações no caminho, no final das contas sai bem positivo. A coisa vai complicar mesmo é quando essa festa bullish acabar. E ela vai acabar um dia, isso é mais que certo. Até lá espero ter evoluído bem como operador e investidor.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Como configurar stops

Já fiz uma porção de besteiras com stops nessa minha curta carreira de operador. Perdi dinheiro, especialmente em março, com stops mal definidos. Tomei uns violinos (o papel caiu, acionou o stop e subiu em sequência) em NATU3, PETR4 e CSNA3, que me fizeram sair de posições que nada tinham de perdedoras.

Cheguei por momentos a pensar em operar sem stops definidos. Uma vez que escolhi papéis com clara tendência de alta (pré-requisito), posso deixar flutuar sem configurar stops, pois com o tempo o papel retoma o valor. Essa é uma das idéias.

Mas não concordo com isso assim fácil. Acho importante ter stops configurados, para proteção. Se perdi com stops mal configurados, muito mais arrisquei perder por não ter stops, na época em que investia em fundos de ações.

Estratégias para definir stops

- Abaixo do suporte mais próximo. Vale para operações bem curtas, talvez até day-trade. Em operações mais longas, é alto o risco de dar violino. A ação fica com pouco espaço para flutuar.

- Abaixo do suporte mais relevante. Bom para MP, especialmente. O ruim é que muitas vezes o suporte está muito longe do preço pago. Isso acontece quando se compra no meio de uma trajetória de alta forte. Aí o stop, tão longe, não proteje muita coisa.

- Abaixo do suporte do gráfico semanal. Mesmos problemas do item anterior. Em geral fica muito longe do preço pago. Mas nesse caso tem a vantagem de ser um suporte mais relevante.

- Abaixo da linha de tendência de alta (LTA). É uma estratégia interessante, já que é possível atualizar o stop de tempos em tempos. Acompanha a evolução dos preços. O ruim é que linhas de tendência são figuras inventadas, na verdade. Cada um as traça como deseja, ou seja, não são fortes psicologicamente no mercado. Suportes são mais visíveis a todos.

- Alinhadas com Médias Móveis. É a estratégia que resolvi usar agora. Tem a vantagem de seguir a subida dos preços, como as LTAs. Só que são mais visíveis, ao meu ver. As ferramentas de gráficos dos HBs as traçam quase automaticamente. Em geral, os preços estão em uma faixa interessante quando se mantém acima da MME de 22dd, e entram em queda pronunciada quando cruzam essa média para baixo. Então, ter um stop na linha da MME22 me parece sensato. Acompanha os preços (desde que eu o realinhe, claro, não é um stop-móvel) e protege de perdas mais significativas.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Novas posições

Hoje entrei de novo na Bolsa. Analisando as ações ontem, resolvi montar quatro nvvas posições, que vou explicar mais adiante.

A idéia de montar posições neste momento veio por conta do bom momento da Bovespa, com o rompimento de topo histórico. Esperei uns dias por uma queda, mas ela não veio, pelo contrário, só subiu até ontem.

Seguindo a estratégia que pensei e abordei aqui tempos atrás, resolvi comprar ações para longo prazo, e outras como aposta. As de longo prazo foram PETR3 e VALE5. Essas duas foram compradas com base em gráficos semanais, e muito por conta de rompimento de resistências (topos históricos).

PETR3 rompeu topo histórico recentemente. As tendências de longo prazo são de alta, médias móveis em alta, MACD cruzando a linha de sinal no semanal. Comprei um tanto caro, a 54,34, mas dentro do que eu tinha definido. Infelizmente no restante do pregão o papel caiu, fechando a 53,62. Mas a estratégia neste papel é de longo prazo mesmo, então, nada de saídas. Se cair, devo dar um jeito de comprar ainda mais. Configurei stop em 50 reais, mas é capaz até de eu retirar esse stop. Vou pensar nisso.

VALE5 estava bem próximo ao rompimento do topo histórico. Entrei acreditando que isso vai acontecer em breve. Papel rompeu todas as linhas de canal de baixa, e topos mais recentes. Canal de alta recente, MACD já cruzado no semanal. Assim como a PETR3, pelo jeito comprei pertinho da máxima do dia, a 55,21. Caiu ao longo do pregão para 53,98. Também como na PETR3, a estratégia é de longo prazo, comprar e manter. Se cair, devo comprar mais, sem vender as que tenho.

MMXM3 comprei por conta da tendência de alta no gráfico semanal. Fiquei esperando uma boa baixa, e um pouco mais, esperei acabar a baixa e recomeçar uma alta. MACD já cruzado para alta há dias. Espero que a tendência de alta permaneça após esse retorno para perto das médias. Essa é uma aposta. A empresa é mineradora, setor em forte alta nesse ano. E é uma empresa de crescimento rápido, o que também ajuda. Vamos ver no que dá. Bom, comprei essa como aposta, mas não para jogo rápido. Quero acompanhar a tendência no tempo, enquanto ela se mantiver ativa.

WEGE3 comprei por indicação da corretora. Fundamentos muito bons, a contar pelo relatório da corretora. No gráfico vem em tendência de baixa já há algum tempo, o que não é muito bom. Reverteu dos 17,20 há poucos dias. Comprei a 20,20 e novamente dei azar, pois caiu e acabou fechando a 19,95 no final do pregão. Vamos ver para onde isso vai, se os analistas fundamentalistas da corretora acertam nessa. Pelo relatório deles, não é jogada rápida. Essa eu ainda não sei como vou tratar. Talvez eu venda perto da LTB, que passa nos 22 reais. Já seria uma boa valorização.

domingo, 4 de maio de 2008

Comprar no rompimento?

Dizem os manuais que se deve comprar no retorno após bater num suporte, ou no rompimento de resistências. Comprar no suporte é fácil, dá uma sensação boa de se ter pago um bom preço por algo que vale mais. Só fica ruim quando o suporte não é respeitado e a gente cai fora por stop-loss, com impressão de que não analisou as coisas direito.

Comprar no rompimento da resistência é bem mais difícil. Porque quando o papel rompe uma resistência importante, ele já vem em alta há dias, normalmente. E aí dá uma enorme sensação de estar chegando atrasado na festa. Dá medo de que o bom da coisa já tenha passado, que não haja força para ir muito além disso.

Talvez o ideal seja esperar um pouco mais, o retorno ao suporte num teste (onde era a resistência antes). Se respeitar o suporte, beleza, hora de entrar.

Trazendo as coisas para o agora, reforça a idéia de que a hora de entrar não é agora, que os preços deram um pulo monumental, mas na próxima correção. Vários papéis tiveram queda na 6a feira, apesar do IBOV ter batido novo recorde. Uma correção, nem que seja por realização de lucros, deve vir à frente. Se eu conseguir, o melhor deve ser esperar por ela.

Where do we go from here?

Ok, investment grade taí. E daí, em que isso vai afetar mesmo? Os otimistas acreditam em IBOV a 73 mil pontos. Eu não sei...

O que sei é que acho que os preços deram um pulo muito irreal na 4a feira. Alguns já recuaram um pouco na 6a feira, mas não muito. Eu já estava achando muitos preços altos demais antes desse IG, agora me parecem uma bolha de sabão flutuando no ar. Irreais, até.

Mas, dizem alguns entendidos da coisa, que em relação ao resto das economias mais sólidas, os preços do mercado brauzca ainda estão apetitosos. Será? Eu ando muito temeroso, achando que já fomos longe demais e que está na hora de uma baita correção. São 5 anos aí só de altas, e altas expressivas! Altas não duram para sempre...

Outro detalhe psicológico - estou me sentindo meio pressionado, internamente, para entrar no jogo agora que rompeu resistência. Como se fosse uma obrigação de estar comprado nessa hora, de ter algo em carteira para aproveitar esse pulo aí. Mas tem um outro lado na questão. Eu não acredito nessa alta, que me parece uma bolha. E os preços já estão altos pacas, difícil fazer um bom negócio nessa hora.

Fico pensando que os bons negócios são feitos no andar contrário da multidão. Então, seguindo a regra, os ganhadores agora estão vendendo seus picos, e não comprando. Comprar agora é o óbvio, é o que todo principiante faria, entusiasmado por notícias de jornal.

Só que ficar de fora gera uma culpa enorme. Como se me sentisse um boboca, um patetão que não está aproveitando uma das maiores ondas de valorização que já houve aí na Bolsa.

Pensei em investir num fundo Bovespa, para acompanhar o índice, sem o custo de escolher as ações. Mas fundos são aquela encrenca na hora de sair... e tem também a impressão de que o melhor da festa já passou... (pode não ter passado, essa é outra história).

Tô pensando em encontrar ações que não tenham disparado no IG, ou que tenham já retornado para perto de suas MM. MMXM3 é uma dessas, BRAP4 outra. Preciso ver outras mais. WEGE3 foi recomendada pela corretora. Tô pensando em seguir a indicação.

Dúvidas, dúvidas. Essa brincadeira de bolsa de valores é um oceano de dúvidas. òtimo exercício para quem tem dificuldade de tomar decisão, como eu.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

É difícil isso.

Investir a sério na bolsa é mais difícil que parece. Acertar na sorte todo mundo consegue de vez em quando, eu mesmo já consegui mais de uma vez. Mas acertar na análise, estudando, é complicado.

Nessa semana a Bovespa rompeu topo histórico, e eu não tinha nenhuma ação na carteira. Nenhuminha sequer, porque estava esperando elas caírem a pontos mais apetitosos, como dá para ler nas mensagens abaixo.

Na verdade, eu não acreditava nesse rompimento. Acreditava era numa boa queda. Me dei mal nessa. Perdi o bonde todo, e agora nem sei mais para que lado ele passa. Olho as cotações e me parecem incrivelmente altas, nada está perto do que eu queria.

Detalhes a comentar - MMXM3 caiu ao invés de subir, e pode ser minha compra. PETR4 e VALE3 não subiram como as outras, e também podem dar compra. BBDC4 subiu pracas, mas pelo analista gráfico da corretora, tá em ponto de entrada, vou dar uma olhada.

Preciso selecionar os papéis das jogadas de maio.