quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Tempos fora

Passei uma semana aí sem postar nada. Por um simples motivo, não havia nada a dizer. Estou com as mesmas posições da última postagem, e nenhum fator signifativo se alterou. Os preços oscilaram um pouco, como é natural, mas se mantiveram acima das faixas identificadas anteriormente como suporte.

Vou dizer uma coisa - acho que estou parando com as jogadas especulativas. Fiquei aí essas últimas semanas me divertindo com entradas e saídas, e o resultado foi pífio. Não ganhei nem perto do que a bovespa valorizou no período, aliás, longe disso.

Essa constatação me leva a pensar sobre essas estratégias, e mais uma vez, a validade dos stops próximos. Em duas das entradas que saí stopado, USIM5 e GOAU4, se tivesse ficado com os papéis estaria em boas condições agora. Muito boas até, se fosse com a USIM5. O medo de perder impede que se ganhe.

Estou chegando, mais uma vez, à constatação que para ganhar dinheiro de verdade, só comprando em pontos significativos, e encarteirando por longos períodos. Nessa estratégia, o crucial é acertar o tempo de compra. Não precisa ser no mais absoluto dos fundos, mas também não se deve ficar esperando mil confirmações de retomada. Um tanto de aposta e risco sempre existe.

Coerente com esse pensamento, creio que cheguei a uma carteira que me agrada manter por um bom tempo. PETR4, VALE5, GGBR4 e ARCZ6. Todas me parecem ter bom potencial de crescimento, no longo prazo. Vou mantê-las em carteira e ver no que dá.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Duas novas posições

Sabe qual é, eu acho que já configurou fundo nessa queda toda. Foi dia 27 de outubro passado. Fez até fundo duplo, com 21 de novembro. Daqui para frente ou sobe, ou fica lateral, mas mais abaixo que já esteve, só com fatos novos. Uma boa porção deles.

Nesses três últimos dias várias ações configuraram pivot de alta. GGBR4, GOAU4, USIM5 entre elas. Bateram fundo, subiram, caíram um pouco de novo (sem chegar ao mesmo nível de antes) e agora superaram o topo anterior. Configuração clássica de pivot de alta.

Considerando então que alguns dos meus papéis preferidos mostram essa figurinha altista, e superaram resistências até certo ponto significativas, resolvi fazer outras apostas. Comprei novamente GGBR4 e ARCZ6.

GGBR4. Comprei a 16,35. Não é o melhor preço imaginável, já que subiu bem nesses dias. Mas vamos lá, se não tivesse subido, não tinha vencido as resistências, não é mesmo? Comprei só depois de romper as resistências, que espero que virem suporte. Pretendo até colocar stop abaixo delas, estratégia clássica de Alexander Elder.

ARCZ6. Comprei a 1,91. Essa é aposta mesmo. Olhando o gráfico eu achei que fez fundo, e está andando de lado já há vários dias. Não vi um pívot de alta tão configurado como nas outras, mas resolvi apostar que daí para mais baixo não vai. As jogadas esquisitas com derivativos e seus prejuízos já foram precificados, agora é andar para frente. De qualquer modo, stop próximo do menor dos fundos.

E é isso por hoje. Acho que vou atravessar o Natal e as festas de fim de ano com essa carteira atual, que tem:

- PETR4, 300 ações, preço médio de 29,42 (-26,17%)
- VALE5, 300 ações, preço médio de 35,92 (-30,40%)
- GGBR4, 300 ações, preço médio de 16,41
- ARCZ6, 1200 ações, preço médio de 1,92

Total da carteira: 21.424,00

Resultado desde que comecei a operar: -38,78%
(bem ruim, mas menor que a queda total da bolsa, que está hoje em -47,40%)

sábado, 6 de dezembro de 2008

Essa dica vale a pena

Essa é para iniciantes e outros panacas como eu, que ainda precisam aprender muita coisa para apenas parar de perder dinheiro na bolsa.

Um leitor anônimo, comentando uma postagem lá de 30 de janeiro, passou a dica de mais um blog precioso, o de Dalton Vieira (http://www.daltonvieira.com/ - já está na lista de links ao lado).

O blog oferece ouro para iniciantes: análises técnicas em vídeos! Dá para entender com clareza a aplicação de todos os conceitos, e ver o uso das principais ferramentas, como histograma MACD, OBV, IFR. É fantástico, duzentas vezes melhor que ler livros a respeito. Ih, exagerei nessa. Digamos que não substitui os livros, mas os complementa perfeitamente.

Como já falei montes de vezes, não sou dos 10 mais fanáticos por AT. Não confio em suas previsões, simplesmente. Entretanto, acho extremamente útil para entender o passado. A AT é um sistema preciso de registro do comportamento humano no mercado, e embora não fale nada do futuro, ajuda tremendamente a compreender como as coisas estão acontecendo. E essa compreensão pode ser fundamental na hora da tomada de decisão - comprar agora ou depois, o que comprar, etc.

Dois metacomentários:

- O que a internet oferece de maior valor hoje para o aprendizado são os blogs. Não tem tamanho o que é possível encontrar na blogosfera. Blogs hoje são muito melhor que os sites de notícias, por exemplo, e na minha opinião, superam até os fóruns especializados. Hoje eu prefiro muito mais ler o Clube de Viena, o Trading in Blog e o Giuoco Piano a ler as notícias ou até os comentaristas do Investshop e Portal Exame.

- Acho engraçado quando surge um comentário em uma postagem já bem antiga. Essa é a segunda vez que acontece de alguém comentar uma postagem lá do início do blog. Como esses leitores acham essas postagens?

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Já era minha jogada com GOAU4

Nem sempre dá certo, não é mesmo? A aposta na GOAU4 não resistiu um dia inteiro. Bateu stop pouco depois da abertura do mercado. Saí a 18,38.

Mas sem ressentimentos. Configurei o stop assim curtinho mesmo, de propósito. Não era para encarar flutuações negativas, era para aproveitar um possível movimento de alta, que não veio. Está tudo em baixa hoje.

Resultado da jogada - prejubinha de 135 reais na conta.

Falando em lucro e prejuízo, em novembro terminei com lucrinho de 303 reais nas operações fechadas naquele mês. Todas com esse dinheiro que chamei de "capital especulativo".

Segue o barco então. Vou ficar olhando a queda pra ver até onde vai, e depois escolho uma nova aposta.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Agora é na GOAU4

Nova jogadinha na parada. Comprei 400 GOAU4 agora à tarde, a 18,60. Quando entrei no HB, o papel estava oscilando entre 18,77 e 18,90. Olhando o gráfico intraday, achei que 18,60 era um valor mais apropriado, próximo do que parecia o suporte, em 18,45. Deixei ordem de compra configurada, com valor específico.

Agora, ao chegar em casa e abrir novamente o HB, vi a ordem executada. Sou temporariamente sócio da metalúrgica Gerdau, com minhas 400 unidadezinhas dela. E para minha alegria, já estou no lucro, pois ela subiu para 18,97.

Assim como na jogada com Usiminas, esse é meu capital especulativo, para jogadas curtas. Estou apostando na possibilidade de uma altinha qualquer nos próximos dias, caso não apareçam notícias impactantes. Dentro da flutuação normal destes dias. Vou acompanhando de perto, e ao menor sinal de queda, tô fora. Stop inclusive já está configurado.