quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Agora é queda de novo

Tudo caindo, com exceção da Petrobras, que se sustenta acima dos 26, não sei porque. Vale tá quase no mesmo preço da Petro, o que pode ser uma oportunidade para comprar Vale, ou para vender Petro, dependendo do que cada um prefere (eu prefiro fazer nada no momento, só para constar).

Estou com uma impressão esquisita, e vou escrever só para ver depois o que deu, se acertei ou foi só besteira. Estou achando que vamos entrar (já entramos, na verdade) em mais um canal de baixa forte, que vai atravessar abaixo dos 30 mil pontos. Uma retomada do movimento de baixa, após um respiro de alguns meses.

Motivos para isso? Dow Jones fazendo novas mínimas de 12 anos, recuperação econômica que não virá tão cedo, e aparente falta de boas notícias no horizonte próximo. Vamos pensar, a posse do Obama já aconteceu, o pacote economico dele já está aí, muito pouca coisa nova parece haver pela frente, além do lento enfrentar dos problemas de todo dia. Desemprego que só aumenta, fábricas fechando, bancos quebrando e tal e coisa. Nada que justifique uma alta.

Aliás, ainda estou por saber os sustentáculos da alta que nos levou dos 30 aos 40 mil pontos, aqui no Brasil. Seria uma inércia do movimentão de alta de 5 anos? Vontade das pessoas de acreditar que as coisas recuperariam logo? Se há algo mais que isso, eu não vi.

Está na cara que estou pessimista hoje. É verdade. Mas venho pensando nessas coisas já faz uns dias. Minha dúvida é se deveria tomar alguma atitude, como vender minhas posições para comprar mais abaixo. Como de outras vezes, agora acho que já é tarde para isso, os preços já caíram um bom tanto. O problema é que antes desse bom tanto nunca parece que seja a hora, tampouco. E pode bem cair muito mais, mas muito mais mesmo, tanto que faça parecer esse de agora o melhor ponto de todos.

Sei lá. Tem horas que essa coisa toda cansa. Muitas vezes tenho me pego pensando se não era mais jogo investir tudo em tesouro direto e parar de pensar nisso tudo. Há um investimento emocional aí que dificilmente é contabilizado, mas que deveria ser inclusive melhor remunerado. Só que em tempos de prejuízo, a gente deixa de calcular até custo de oportunidade, para não doer, quanto mais custos emocionais.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Só acompanhando...

Faz tempo que não faço uma compra ou venda. Estou com a mesma carteira de ações desde o ano passado, desde antes de sair de férias. Engatei essas 4 empresas e não larguei mais.

Nesse tempo, Petrobras e Vale fizeram uma lenta trajetória acima. Romperam algumas resistências pelo caminho, e recuperaram uma partezinha de seus valores históricos.

Gerdau teve momentos entusiasmados, mas não sustentou o mesmo avanço. E nessa eu entrei já atrasado, perto da resistência que ela respeita até hoje.

Na Aracruz, as mais fortes emoções. Comprei barato, vi subir mais de 50% sem realizar, vi cair lentamente para ponto mais baixo do que quando comprei, sem fazer nada também. Por que não realizei quando pude? É que meus objetivos nessa são ambiciosos. Ainda acho que mais para frente esse papel vai subir muito além dos 3 reais em que já esteve. Quem sabe daqui uns anos vai até os 8 reais, ou até os 12 em que já esteve? Pode ser só sonho bobo hoje, mas na verdade também pode acontecer. Ninguém sabe. Ninguém previu o tamanho do buraco que caímos em maio, ao que eu saiba.

O que eu gostaria mesmo, era de não ter vendido as USIM5 que comprei lá em baixo, nos 21 reais. Vendi por stop, achando que estava me protegendo, e me dei mal. Misturar conceitos fundamentalistas com técnicos dá uma salada indigesta, com gosto de prejuízo. Se comprou por valor, segura na estratégia estabelecida, que obrigatoriamente tem que ser de longo prazo. Se comprou por critérios técnicos, aí se prepara para entradas e saídas, ganhando uma fração dos canais de negociação, isso quando ganha.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Degrau por degrau acima

Vale e Petrobras superaram as resisitências anteriores, testaram os novos suportes e se mantiveram acima. Mais um degrau conquistado na lenta recuperação.

Se for ver, já andamos bastante desde o fundão de 27 de outubro, ou de 21 de novembro. Petr4 chegou a abaixo de 18, agora está acima de 26, dá mais de 45% de valorização para o sortudo que comprou no fundo. Vale deve fazer números semelhantes.

No meu caso, já estive com saldo a 20 mil reais, ou perto disso, e agora estou acima dos 24 mil. Recuperei uma partezinha da perda aí nesses meses. Falta muito ainda, mas já me agrada ver os valores voltando, ainda que aos poucos.

Bom, nem tudo são flores, Gerdau tá na mesma faixa, oscilando, e Aracruz tá em queda. A compra dela pela VCP não fez bem aos preços, definitivamente.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Acertei tudo. Até aqui!

So far, so good. Tô bem de previsões. Bovespa a 40800, testa a resistência dos 40 mil. Vamos ver se segura aí ou engata uma queda mais adiante.

O mesmo vale para as duas locomotivas do índice, Petrobras e Vale. Se comportaram até aqui exatamente como eu falei que aconteceria no post anterior. Aracruz desceu mais que eu esperava, mas ainda tá batendo em fundo anterior.

A questão é... para onde vai agora? Na teoria, as resistências anteriores deveriam virar suporte. Vamos ver se acontece.

Outra coisinha - de que adianta acertar tudo se isso não me rendeu um centavinho?

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cai cai, balão

Subiu bem, sem maiores embasamentos, agora vai testar os novos suportes.

Petrobrás chegou a 28, agora deve testar os 26 para ver se tá firme. Vale chegou aos 32, precisa testar os 30. Gerdau não chegou a romper resistência, então está na mesma faixa de antes, oscilando.

A Aracruz engatou tendência de queda... vai testar suporte antigo também. Já caiu abaixo de 1,90, vamos ver onde segura.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

PETR4 e VALE5 romperam resistência

Taí, as duas estão se mantendo acima das resistências anteriores. Vale tá bem entusiasmadinha, já batendo 32 reais, e Petrobras passou a barreira dos 26. Gerdau não rompeu nada, mas já tá subindo de volta aos 17.

Só Aracruz tá parada no suportão. Mas ela é de pouco movimento mesmo, mesmo quando sobe é devagarzinho.

Agora vamos relativizar a festa. Sem contar custo de oportunidade (para não virar covardia), ainda me falta recuperar precisos 10 mil reais. Tenho 25 pila em custódia a valor de hoje, contra 35 mil investidos. Tem muuuiiitaaa escada acima para recuperar tudo que se foi na queda. Vai demorar.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Para o mesmo lugar, na verdade

Para o alto e avante? Nada disso. Nem fechou o dia com aquele entusiasmo todo, e tampouco hoje está avançando muito.

VALE5 parece estar se sustentando acima dos 30, foi a única que rompeu a resistência e ficou. PETR4 fez um "arrasta stop de compra", violinando uma porção de afoitos. Passou dos 26, deve ter disparado uma porção de ordens automáticas, e caiu de volta para os 25,x.

GGBR4 subiu razoavelmente, para a faixa dos 16. Nada que já não tivesse feito antes, então nem vale se entusiasmar.

ARCZ6 tá paradinha nos 1,9x, caiu um pouquinho mais, mas sem muita força.

Novidades, então? Nenhuma. Continuamos nas mesmas faixas de antes.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Para o alto e avante!

Respondendo ao post anterior, para onde vamos, hoje é para cima. Petrobras (26,48 +3,44%) e Vale (31,08 +7,21%) romperam resistências importantes, embora ainda falte fechar acima delas, o que é sempre um detalhe importante. Gerdau está subindo bem (16,65 +6,80%), e só a Aracruz ficou parada ali perto do suporte (1,96 +1,03%).

Isso agora, 14:23 da tarde. Vamos ver até o final do dia.

Detalhe: não faço idéia do porquê dessa alta tão expressiva. Mas também não saí à busca das causas, nem notícias olhei até agora.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Pequena análise e dúvida

PETR4 e VALE5 estão batendo na resistência, perto dos 26 e 30 reais, respectivamente. Ao mesmo tempo, GGBR4 e ARCZ6 estão batendo nos seus suportes. Para onde vamos?

Desmotivado

De uns tempos para cá sinto que perdi o gás para tudo ligado a investimento. Não estou mais estudando como estava, nem acompanho mais o mercado e suas flutuações com a mesma atenção. Estou displicente.

Não sei dizer qual o motivo, e nem se tem um só. Escrevo sobre isso porque é parte da proposta desse espaço registrar minhas alterações emocionais ligadas ao tema, e essa é uma delas. Na real, nem muita vontade de analisar essa questão mais a fundo eu tenho.

Estou com a mesma carteira de ações de antes. ARCZ6 voltou ao preço de compra, de modo que mais uma vez eu assisti o papel ir a 3 reais, superando 50% de valorização, e não realizei. No momento ainda não me arrependo disso, mas vamos ver como fica mais pra frente, especialmente se continuar caindo.

GGBR4 está oscilando na faixa que identifiquei. Nada de novo. PETR4 parece bem, considerando que teve fundo em 17 reais. O mesmo serve para VALE5. A Bovespa flutua entre 37 e 40 mil pontos, não vejo muita mudança aí.

Fico pensando no que poderia alterar este cenário, especialmente para baixo. Notícias ruins tem saído todo dia, mas parece que já estavam precificadas. Será que atingimos mesmo o fundo em 27 de outubro passado, ou essa é apenas uma calmaria temporária?