sábado, 30 de maio de 2009

Gráfico das pechinchas - as melhores da Magic Formula

FESA4 - FERBASA - Siderurgia e Metalurgia

EZTC3 - EZTEC - Construção e Engenharia

TUPY3 - TUPY - Material de transporte

Que configuração interessante tem o gráfico da FESA4. Parece um sino. Será que foi uma mega bolha especulativa com o papel? Com a crise de 2008 desceu aos valores de 2007, mas desde abril vem lentamente subindo. Nada muito espetacular, o que por mais paradoxal que possa parecer, me agrada. As ações que já subiram muito, que tem clara configuração de alta, me dão medo de que já tenham ido longe demais.

Não sei ainda qual destas será minha nova aposta. Vou dar uma olhada melhor nos fatos e notícias das que mais me agradaram, bem como nos dados da planilha que tirei do Fundamentus. Não quero entrar em fria, já que o lance é recuperar a grana perdida com um pouco mais de rapidez.

Gráficos das pechinchas - parte 2

CLSC6 - CELESC - Energia Elétrica

SAPR4 - SANEPAR - Água e Saneamento

BEMA3 - BEMATECH - Computadores e Equipamentos

Destas três, SAPR4 é a que apresenta a melhor configuração de alta, na minha opinião. Tem espaço livre para subir até 2,50. Já os gráficos das outras duas não me agradaram muito. Na verdade, comparando com estas gostei mais até dos gráficos das ações que mostrei na parte 3, que na lista da Magic Formula ficam pior colocadas.

Gráficos das pechinchas - parte 3

PTNT4 - PETTENATI - Tecidos e Vestuário

PFRM3 - PROFARMA - Comércio e Distribuição de Medicamentos

ROMI3 - ROMI - Máquinas e Equipamentos

Parecem cópias um do outro, não é mesmo? A primeira é a Pettenati, uma empresa de tecidos e vestuário. A segunda é a Profarma, de comércio e distribuição de medicamentos, e a terceira e última da lista é a Romi, de máquinas e equipamentos. Nada a ver uma com a outra, além da configuração do gráfico.

ROMI3 rompeu resistência há menos tempo que PRFM3, o que para mim faz ela parecer mais atrativa. A PTNT4 ainda opera abaixo da resistência, e o gráfico tem uma configuração que não me agrada, com uma queda mais lenta, que já vinha de antes da crise de maio/junho do ano passado.

Busca avançada de pechinchas

Estou pesquisando papéis que me pareçam interessantes para uma nova entrada. A base de dados para encontrar as ofertas é o site www.fundamentus.com.br.

Comecei pela Busca avançada por empresa. Critérios para a pesquisa:

- Preço/Valor patrimonial entre 0.00 e 1.00 - quero empresas que estão sendo vendidas abaixo do seu valor patrimonial. É o que me parece pechincha, em primeiro lugar. Claro que deve haver vários bons negócios acima desse limite, mas resolvi começar por aí.

- Preço/Lucro entre 0.01 e 10.00 - quero empresas com payback abaixo de 10 anos. Mas também não podem estar no prejuízo, por isso eliminei os valores negativos.

- EV/EBIT e ROIC maiores que 0.01 - Novamente, não quero empresas com retorno negativo. A idéia não é apostar em micos ou empresas com problemas no momento (em prejuízo), mas empresas que não estejam particularmente valorizadas no momento. Saber o porquê da desvalorização é uma etapa posterior.

Cliquei em pesquisar, e copiei a planilha gerada para o Excel, para poder trabalhar melhor os dados. Aí apliquei uma série de critérios mais:

- Manter apenas uma ação por empresa - na lista aparece muitas vezes mais de uma ação para uma mesma empresa. Deletei os repetidos, deixando só o de maior volume negociado.

- Manter somente ações negociadas diariamente - não quero papel que leve dias para negociar. Esse dado só dá para ver nos gráficos, a lista do Fundamentus não mostra precisamente.

- Aplicar cálculo da Magic Formula - classificar a lista de forma crescente por EV/EBIT, e numerar. Depois classificar de forma decrescente pelo ROIC, e também numerar. Somar as duas colunas numeradas, e classificar essa nova coluna. Quanto menor o número, melhor o papel, segundo as idéias de Joel Greenblatt.

- Evitar repetição de mesmo setor - Já que a idéia é encontrar um papel apenas, não é preciso ver várias empresas de um mesmo setor. Na lista até aqui há umas 4 empresas de energia elétrica, outras tantas de construção, e por aí afora. Fica apenas a de melhor índice Magic Formula.

A lista que restou depois de todos os critérios aplicados é esta, já na ordem Magic Formula:

FESA4 - FERBASA PN - Siderurgia e Metalurgia
EZTC3 - EZTEC ON NM - Construção e Engenharia
TUPY3 - TUPY ON - Material de Transporte
CLSC6 - CELESC PNB N2 - Energia Elétrica
SAPR4 - SANEPAR PN - Água e Saneamento
BEMA3 - BEMATECH ON NM - Computadores e Equipamentos
PTNT4 - PETTENATI PN - Tecidos, Vestuário e Calçados
PFRM3 - PROFARMA ON NM - Comércio e Distribuição
ROMI3 - ROMI ON - Máquinas e Equipamentos

E agora, em qual dessas barcas entrar? Vou dar uma melhor olhada nos gráficos para ver como andam nos últimos meses e anos. A idéia é apostar todos os trocados disponíveis em um papel só, que pareça ter bom potencial para um prazo não muito longo (meses).

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Tudo em alta nestes dias

Nestas últimas semanas tenho apenas acompanhado a alta contínua do mercado. Otimismo por todos os lados. Aquela queda que eu pensei que viria, nem sinal dela. Tudo aponta para o alto.

Fico aqui pensando se deveria entrar em alguma posição agora, e se fosse, em qual seria. No final de semana até coletei uma porção de dados no Fundamentus.com.br para tentar escolher um papel promissor. Não cheguei a conclusão alguma. Até identifiquei papéis possíveis, mas eram empresas das quais não conhecia absolutamente nada, não fiquei muito entusiasmado.

Vou seguir de olho, embora já esteja sentindo uma pontinha de arrependimento de ficar só assistindo a festa, sem participar para valer. No momento só tenho VALE5 em carteira, ainda em prejuízo, mas próxima do preço de compra. Precisaria ter outras posições montadas para poder pensar em recuperar uma parte das perdas do ano passado.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Posição 22 de maio

Posição da carteira no fechamento da semana:

VALE5 - 300 x 32,42 = 9.726,00
Disponível - 17.803,00
Total - 27.529,00

Estou um tanto sem assunto hoje. Nada de novo no front. Estou precisando estudar um pouco mais o mercado para encontrar oportunidades de negócio. Talvez haja por aí papéis em boa situação para entrada, é questão de garimpar.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Nova análise do IBOV


Que queda, nada. Ao que parece estamos no limiar de um acontecimento interessante, que nem sempre se vê, que é romper o canal de alta para cima, e formar um novo canal, mais alto ainda. Muito interessante.

Percebe-se pela linha azul, que a queda de uns dias atrás encontrou suporte justamente na linha de canal marcada por topos anteriores. Teoricamente, o novo canal de alta poderia ter essa linha como base.

Também se percebe que a linha lilás, LTA secundária, também atuou como suporte nesta queda recente. Essa LTA é fortemente inclinada acima, num ângulo que não é possível acreditar que seja mantido por longos períodos, mas que já se sustenta desde março!

Agora, confesso que tenho muito medo de entrar nessa festa no ponto que está. Talvez esteja aí a diferença entre os patos novos feito eu, e os caras que realmente entendem disso. Eu ainda não consigo perder a impressão de que já subiu muito, e de que a festa pode estar no fim. Mas olhando o gráfico parece perfeitamente possível que a alta não esteja nem no meio, e que a parte verdadeiramente boa ainda esteja por vir.

Vou dizer, nessas horas eu fico verdadeiramente paralisado, sem saber para onde ir.

sábado, 16 de maio de 2009

Começou aquela queda que eu previa?


Taí o gráfico. Apesar de ter rompido a linha superior do canal, voltamos para dentro dele. Até onde desceremos? O ponto ideal para uma boa compra é por volta de 41/42 mil pontos, próximo da linha inferior, mas nada indica que vá cair tanto. Se chegar ao meio do canal já vai dar boas oportunidades.

Sobre previsões, minhas ou não - tem como errar ao prever queda, sem colocar prazo? É absolutamente certo que em algum momento vai cair, não tem mercado que só suba. Vale o mesmo para altas.

posição da carteira 15/05/09

Faltou na postagem anterior registrar a posição da carteira no fechamento da semana.

VALE5 - 300 x 31,23 = 9.369,00
Disponível - 17.803,00
Total - 27.172,00

Apenas para constar, na operação com GGBR4, o ganho foi de risíveis 26 reais, ou 0,5%. Até emprestar dinheiro para o porteiro do prédio renderia mais, he he he. Consola apenas não ter perdido dinheiro, coisa que já fiz muito nessa minha pequena trajetória como investidor.

Fora da Gerdau

Passei a semana um tanto alheio a movimentação da bolsa, por questões de trabalho. Hoje, ao conferir como andam as coisas, descobri que tomei um belo violino na GGBR4, na 5a feira. Eu havia configurado um stop-loss em 16.70, com limite em 16.50, para proteção do capital, já que o preço de compra estava em 16.35. O stop foi executado pouco depois da abertura, a 16.55, e depois o mercado voltou a subir, fechando perto dos 17.

Na verdade minha intenção não era sair dessa jogada, que já vinha durando desde o ano passado. Mas tampouco queria assistir uma nova queda para abaixo do meu preço de compra, então por isso configurei o stop.

O grande erro desta jogada foi a compra em mau momento. Comprei num suposto rompimento de resistência que depois não se manteve. Aí fiquei comprado com preço muito alto, e levou meses para recuperar. Uma jogada mal feita, em suma.

Agora estou com apenas a posição em VALE5 ativa. O restante está em capital disponível, e esperando uma boa baixa para entrar de novo. O projeto "casa nova" está parado por um tempo também, então é capaz que eu monte uma nova operação quando aparecer uma boa oportunidade.

Essa boa oportunidade tem que ser uma boa queda em relação aos níveis atuais. Eu continuo achando que subiu demais nesses últimos meses. Já roçamos os 52 mil pontos, o que poderia ser dito como um bom objetivo para o ano todo, que dirá para 5 meses de mercado. Claro que pode ir muito além, sabe-se lá até quanto. Mas também pode cair um bom tanto, e é isso que espero. Mesmo em tendência de alta sempre tem movimentos secundários de baixa, dentro do canal, que trazem boas oportunidades de entrada. Não pretendo entrar fora de uma chance dessas.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Posição da carteira 7 de maio

Hoje a bolsa caiu um bom tanto, e aí os analistas de jornais já vieram com a explicação de sempre - "realização de lucros". Parecem pediatras e as "viroses". Não digo que não seja essa a causa mesmo, mas fico quase sempre com uma sensação de explicação simplória. Aliás, lembro que em maio do ano passado, quando começou a grande queda, por várias semanas os analistas ficaram dizendo que era "realização de lucros". A Bovespa já tinha caído uma porrada e os caras continuavam dizendo a mesma coisa. Foram acordar disso lá perto de setembro.

É por essas e outras que eu nem leio mais as matérias dos jornais a respeito da Bolsa, ou mesmo as notícias nos sites "especializados". Não serve para nada. É tudo bullshit, conta de chegar, explicação que vem depois do fato. Cultura inútil.

Bom, vamos a posição da carteira hoje:

GGBR4 - 300 x 17,84 = 5.352,00
VALE5 - 300 x 32,00 = 9.600,00
Disponível - 12.855,00 (caíram dividendos e JCP na conta!)
Total - 27.807,00

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Disciplina

Que coisa linda é assistir um belo rally de alta como este, quando se está totalmente comprado! Pena que eu não estou totalmente comprado, por conta da saída da ARCZ6. Estou com pouco mais da metade do capital investido, a outra metade está "disponível".

E vai continuar disponível, como já falei. Não tenho coragem de comprar depois dessa festa de irracionalidade toda que estamos vendo nesses dias. Definitivamente não é a hora. Quem comprou antes aproveitou, quem não comprou por favor não entre na pilha que não tem festa que não acabe.

Sobre a ARCZ6, estou pensando em tirar esse grafico aí do lado, porque já está me dando nos nervos! Até onde vai esse papel? Bateu longe qualquer meta que eu tinha me proposto. Só o que me consola é que mesmo que eu não tivesse vendido por proteção a 2 reais, teria saído por stop-gain aos 2,50.

Eu devo dizer que penso muito nessa operação com ARCZ6. Meu lado racional me consola dizendo que fiz a coisa certa, que não tinha como adivinhar que dois dias depois haveria um mega-rally de alta naquele papel. Mas não consigo evitar de sentir uma frustração danada, por ter apostado no papel quando ninguém queria, mas não ter tido a coragem de mantê-lo até a hora devida. No final das contas saí com 20% de valorização, que se for olhar, é índice bom para uma aplicação NO ANO, mas que no contexto fica parecendo uma ninharia.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Eu, profeta?

Vamos ser sinceros, eu na função de profeta sou uma grossa porcaria. Analisei aí que o mercado ia cair, que já estava esticado e tal, e o que aconteceu? A maior alta desde janeiro! Mais de 6% em um único dia!

O lado bom do meu erro é que minhas duas posições restantes subiram muito bem. Na Gerdau, finalmente voltei ao positivo, ultrapassando os 16,30 da compra mal feita. Alta de impressionantes 9,2% só hoje. Vou até aproveitar a chance para colocar um stop de proteção! Chega de carregar papel no prejuízo.

Na Vale, falta ainda um tanto para entrar no positivo (em 35,60), mas a alta de 8,7% é uma delícia até de olhar! Fechou o dia a 33,14, superando o topo anterior, que vinha sendo difícil de vencer!

Agora, no geral ainda falta muito para apenas recuperar as perdas do ano passado e voltar ao valor do início das operações. Na verdade, duvido muito que eu vá chegar até lá, porque estou com planos muito próximos de desinvestir para comprar um imóvel.

Posição da carteira depois desse dia muito alegre:

GGBR4 - 300 x 17,15 = 5.145,00
VALE5 - 300 x 33,14 = 9.942,00
Disponível - 12.597,00
Total - 27.684,00

Ninguém me perguntou até quando esses 12 mil vão continuar disponíveis, mas eu digo - provavelmente não voltam mais para as operações. Devo solicitar a transferência deles para a conta do banco, já pensando no projeto imóvel. Mas mesmo que não fosse retirá-los, continuo pensando que agora não é hora para comprar nada. Quem tiver paciência encontrará melhor momento.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Uma surpresa desagradável

Surfando meio à toa na internet nesse feriado de 1o de maio, descobri que um dos meus blogs favoritos desapareceu, foi deletado por seu autor. O blog giuocopiano.blogspot.com oferecia análises muito bem feitas do comportamento do IBOV. Com interessantes backtests e usando outras ferramentas, realmente se sobressaía ao sair do usual, das ferramentas e gráficos que todo mundo usa.

É uma baita perda, na minha opinião. Se soma à perda do igualmente muito bom "cinco pesos de dois quilos", no qual os autores se juntaram a outros e fizeram um site de análises pago, completamente outra proposta.

Fiquei órfão desses dois. Ainda tem outros interessantes por aí, mas nada parecido com esses que sumiram. Uma pena.

Posição da carteira 30/abril

Percebi dia dessas, ao tentar fazer um estudo de rentabilidade mais acurado, que não registrei minha posição de carteira direito no ano passado. Deveria ter registrado aqui no blog, ao menos uma vez por mês, quais eram os papéis em carteira no momento, qual o seu valor, e qual a rentabilidade obtida, no mês, no ano, e sobre o total investido. Vai me dar um trabalhão agora resgatar esses dados direito.

A carteira estava assim em 02 de abril, que é primeiro registro desses que fiz no blog:

ARCZ6 - 10.458,00
GGBR4 - 4.215,00
VALE5 - 8.574,00
Total - 23.247,00

Vamos ver então como fechou a carteira em 30 de abril:

GGBR4 - 300 x 15,70 = 4.710,00
VALE5 - 300 x 30,48 = 9.144,00
Dinheiro - 12.597,00
Total - 26.451,00

Rentabilidade em abril: 13,78%

Rentabilidade atual sobre total investido: -30,39%

Análises e dados de fim de mês

Vou me atrever a mais uma daquelas análises gráficas do IBOV. Começamos olhando o gráfico, 1 ano, semanal.


1 - Atingimos o topo do canal de alta, zona de alta probabilidade de reversão, como eu já tinha apontado na análise anterior. Mas naquela, ainda havia espacinho para mais um pouco de alta. Agora batemos o topo mesmo, se continuar subindo forte vai romper resistência. Pode acontecer, claro, mas vai ser bem surpreendente. Até porque olhando o gráfico se percebe que o ritmo de subida decresceu ao se aproximar da linha superior do canal.

(Um detalhe interessante a ressaltar - a naálise não é a mesma usando gráfico diário. No diário ainda não tocamos o topo do canal de alta)

2 - Estamos desde 9 de março assistindo semanas exclusivamente positivas. São 8 semanas seguidas de alta. Por que tanto otimismo por aí? Não sei, e quem souber me ajude a entender.

3 - Hoje a linha de base do canal aponta os 41 mil pontos como área de compra ideal. Claro que precisamos de uma queda bem forte para chegar aí, mas a lição é "não pense que comprou bem se não conseguiu esperar esse momento".

4 - Outra lição que eu tiro dessa análise é "qualquer compra agora deve ser considerada de alto risco". Especialmente se não for com prazo bastante longo, que compense uma possível queda logo depois da compra e um bom tempo até recuperar.