sexta-feira, 31 de julho de 2009

Posição de fim de mês

Final do mês, boa hora para contabilizar resultados.

VALE5 (35,92) - 300 x 32,41 = 9.723,00 (-9,77%)
PETR4 (32,46) - 300 X 31,46 = 9.438,00 (-3,08%)
FESA4 (7,88) - 1000 X 9,75 = 9.750,00 (+23,73%)
SAPR4 (2,25) - 100 X 2,05 = 205,00 (-8,88%)
Disponível = 68,48
Total (38.000,00) = 29.184,48 (-23,20%)

Depois de muuuuiiito tempo, passei dos 29 mil. Lentamente retornando ao capital investido. Vai demorar muito ainda, mas agrada ver essa retomada depois de um ano terrível como 2008.

Mas que delícia essa jogada com FESA4

Estou gostando muito dessa minha jogada com a Ferbasa. E não é apenas por estar ganhando uma boa graninha com ela, mas muito mais pela forma como ela foi escolhida. Foi uma compra estudada, resultado da aplicação da Magic Formula, sendo que esta foi aperfeiçoada com uma porção de critérios pessoais.

Em termos de rendimento, até a minha jogada com Aracruz teve rendimento semelhante, senão maior. Mas não foi uma compra tão técnica, foi bem mais uma aposta. Poderia até ter rendido muito mais, coisa de 100%, se eu tivesse mais calma e competência.

Nessa jogada com FESA4, vou segurar até sei lá quando. Quem sabe esse papel volta um dia desses aos 20 pila, onde já esteve? Se bem que olhando gráficos de 5 anos, esses 20 tem uma cara total de bolha especulativa. Mas nada é impossível nessas coisas. Não é obra do acaso, mas pode acontecer. Um dos principais produtos da Ferbasa, o ferro-cromo, pode se valorizar no mercado, caso a recuperação continue melhor do que esperado, fazendo o cenário para a empresa ser ainda melhor.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Posição agora, meio de pregão.

Estou de férias, vadiando na internet. Vou marcar a posição, embora ainda estejamos no meio do pregão de hoje. Talvez eu atualize ao final, talvez só amanhã no final do mês.

VALE5 (35,92) - 300 x 32,47 = 9.741,00 (-9,60%)
PETR4 (32,46) - 300 X 31,62 = 9.486,00 (-2,58%)
FESA4 (7,88) - 1000 X 9,18 = 9.180,00 (+16,49%)
SAPR4 (2,25) - 100 X 2,04 = 204,00 (-9,33%)
Disponível = 68,48
Total (38.000,00) = 28.679,00 (-24,52%)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Considerações a outros novatos

Eu não faço idéia de quantas pessoas acessam e lêem esse meu blog, menos ainda de quantas delas são novatas nessa coisa toda de investir em ações. Mas hoje estava me lembrando de algumas dúvidas que tinha bem lá no começo, e de certa forma percebi que alguns assuntos que me preocupavam não me assustam tanto quanto antes.

Uma das primeiras dúvidas que tive, quando resolvi sair dos fundos de investimentos e comprar ações diretamente, era justamente como escolher qual ação comprar. Me parecia uma escolha um tanto aleatória, ou melhor, me parecia que eu não tinha condição nenhuma de fazer essa escolha com bases razoáveis.

E isso era verdade naquele momento, pois eu realmente não fazia idéia de como escolher bem um papel. Por que uma empresa e não outra, por que três delas e não uma ou dez. Minhas escolhas, por muitos meses, foram baseadas em pouco mais do que o nome da empresa. Se era uma empresa conhecida, grande, famosa, OK. Não cheguei a ter perdas por conta dessa forma estúpida de escolha, mas hoje não faria mais assim.

Ha muitas formas boas de escolher qual papel comprar. Uma boa pesquisa no site www.fundamentus.com.br já provê várias alternativas. Uma escolha seria comprar papéis de empresas muito rentáveis, por exemplo. Então faça um ranking decrescente por ROE, é simples.

Outra forma seria escolher pelas empresas mais subvalorizadas no momento. Esse é efetivamente um critério que eu gosto e uso. Faça um ranking crescente de P/VP, então, mas exclua os valores negativos. Vai descobrir as empresas que estão sendo vendidas por menos que seu patrimônio. Só não esqueça de tentar saber por que estão tão subvalorizadas, pois nunca é por acaso. Se o motivo for circunstancial, e você acreditar que a empresa tem plenas condições de superar em um prazo razoável, entre de cabeça.

Pode escolher as que mais pagam dividendos, é outro critério. Faça um ranking decrescente de DY. Isso já garante uma carteira bem remunerada de proventos, o que é sempre uma característica desejável.

E dá para combinar vários fatores na pesquisa, pontuando os critérios que mais interessam. Em essência isso é o que propõe a Magic Formula. Mas cada um pode ajustar sua pequisa para os fatores que interessam, de modo a produzir uma lista interessante de papéis a comprar.

Uma segunda dúvida era qual a melhor hora de comprar. Qualquer hora serve? Uma olhada ainda que de relance em um gráfico mostra claramente que não. E poucas sensações são tão ruins nessa coisa toda que a de ter comprado um papel no topo. É aí que entra a principal qualidade que vejo hoje em um bom investidor, a paciência.

Investir por vezes me parece muito com pescar, no sentido das qualidades requeridas daqueles que se envolvem nisso. Precisa ter paciência, saber analisar o ambiente, escolher o que fazer e esperar a hora certa. Talvez eu fosse um melhor investidor se tivesse aprendido a pescar, coisa que nunca consegui fazer direito.

Voltando a questão da hora de comprar, como diz o dono das Casas Bahia, não há boa venda se você não fez uma boa compra. As chances de um bom investimento se definem na entrada, não tanto na saída. Uma saída errada pode arruinar os ganhos de uma boa jogada, mas uma má entrada pode fazer com que não haja chance de ganho algum!

E qual o momento de entrar? a resposta é fácil de dizer, e bem difícil de fazer. A entrada ideal, dos sonhos dos investidores, é nos grandes fundos, no desespero de todos os outros. Mas a grande dificuldade é saber quando já caiu o suficiente, e quando ainda vai cair mais. Tem aqueles que esperam o MACD cruzar para cima, há os que confiam em fundos duplos, há os que levam em consideração o IFR ou o estocástico. Ferramentas e indicadores há vários, nenhum é absoluto.

Na espera do melhor momento, várias vezes pensei que quedas de 10% eram significativas, só para descobrir mais à frente que dava para cair bem mais. Muitas outras vezes comprei na primeira queda, achando que era a hora, mas se esperasse um pouco mais teria ainda melhor momento à frente. Essa lição eu nem posso dizer que já aprendi, mas deveria - sempre há outra boa chance mais à frente. Mas nem sempre naquela ação que se estava olhando antes. De qualquer modo, a sensação de "perdi o bonde" é uma grande bobagem. O mercado é como uma grande estação de trem, todo dia sai algum.

Quando escrevo essas coisas todas fica até parecendo (ao reler) que eu já sei muito, ou que não cometo mais esses erros bobos... ah, que bom seria se isso fosse verdade. Não é. Embora não compre mais só por achar que a empresa é importante, ainda faço entradas estúpidas. Mas o meu maior erro, mais frequente e danoso à conta, está nas saídas, e não nas entradas.

Assim como quando entrar, quando sair é uma dúvida capital. Mesmo que se tenha feito uma ótima entrada, dá para jogar tudo fora com uma saída desastrada, como já falei. Eu fiz isso pelo menos 3 vezes nesse ano, só ao que lembro. Joguei fora USIM5 comprada a 22 reais, GOAU4 comprada a 18, ARCZ6 comprada a 1,60... E por quê? Não foi pressa, nem para garantir ganhos. Foi medo. Medo de perder o que tinha. Faltou a serenidade para "segurar a onda". Esperar mais.

Sair é uma decisão tão difícil que todas as corretoras, em seus departamentos de análise, indicam bons momentos de entrada. Mas não encontrei uma só que indique quando sair.

Paciência continua fundamental, bem mais que agilidade. Aliás, agilidade raramente ajuda em alguma coisa... o movimento das cotações é bem rápido, mas a menos que se esteja operando em day-trade, rapidez não ajuda em quase nada. Dá para pensar. Geralmente, dá até para deixar para o outro dia.

Mas apenas esperar para sair não é solução. Nem sempre o outro dia será melhor que hoje. Não gosto daquela frase "espera que um dia volta". Já teve horas que precisei sair em prejuízo para não perder ainda mais. Fiz isso ano passado, e não me arrependo. Mas também teve horas que saí pensando que me protegia, e só o que consegui foi perder ótimas jogadas (as acima mencionadas USIM5, ARCZ6...). Não tenho uma fórmula ou regra definida.

A hora de sair então, ainda é uma pergunta sem boa resposta. Fico devendo essa.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Que limpada de stops na FESA4!

Só de olhar o gráfico da FESA4 intraday hoje dá para ver que muita gente deve ter se ferrado com seus stops hoje. O papel deu uma baita caída para abaixo de 8,70, e depois recuperou quase tudo, voltando para perto dos 9 reais.

É por essas e outras que eu acabei preferindo trabalhar sem stops. Se a aposta é verdadeiramente de longo prazo, não há necessidade de ficar caindo fora por oscilações do dia-a-dia.

sábado, 25 de julho de 2009

Posição da carteira em 24/07/09

Vamos ver como andam as coisas na minha carteira:

VALE5 (35,92) - 300 x 32,13 = 9.639,00 (-10,55%)
PETR4 (32,46) - 300 X 32,42 = 9.726,00 (-0,12%)
FESA4 (7,88) - 1000 X 9,01 = 9.010,00 (+14,34%)
SAPR4 (2,25) - 100 X 2,08 = 208,00 (-7,55%)
Disponível = 68,48
Total (38.000,00) = 28.651,00 (-24,60%)

Se for ver, mesmo se todas as posições estivessem no lucro, o total continuaria no prejuízo. O motivo é que o total reflete perdas do ano passado, bem como todos os erros cometidos nesse tempo. Os 38 mil entre parênteses foram o montante direcionado para renda variável, e que vem sendo movimentado em diversas entradas e saídas. Tenho a esperança de um dia aí recuperar todo esse montante e um tanto mais, por isso continuo fazendo contas com ele.

Outra explicação - os valores entre parêntese depois de cada papel mostram o preço médio de compra, já considerando os custos de transação. E aquele valor "disponível" que aparece antes do total são os trocados que restaram na conta na corretora após todas as compras.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Adoro rallies de alta!

E quem nao gostaria, estando comprado? É uma delícia ver as citações subindo, cada centavo a mais tilintando num bolso imaginário.

Hoje PETR4 voltou ao preço de compra, trazendo alívio. FESA4 está mantendo sua trajetória de alta consistente, e VALE5 recuperando alguma coisa. SAPR4 é que está meio marcando passo, mas essa pouco importa.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

De volta às altas, que beleza

Dias de boas altas, dólar em baixa, parece que o tal OCO já se esgotou no seu potencial baixista. Até que caiu bem, se for ver. Quem quis pôde comprar Petro abaixo dos 30, Vale perto dos 28, entre outras pechinchas.

Eu estou com meu capital de risco todo investido. Agora é só ficar olhando, olhando, olhando, por uns bons tempos. Se tem uma coisa que eu já deveria ter aprendido nessa minha trajetória como investidor é que os ganhos são proporcionais à paciência.

Posição da carteira hoje, 21 de julho:

VALE5 - 300 x 31,12 = 9.336,00
PETR4 - 300 x 31,89 = 9.567,00
FESA4 - 1000 x 8,36 = 8.360,00
SAPR4 - 100 x 2,08 = 208,00
Disponível = 68,48
Total = 27.485,48

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Que bela alta!

Uma subida de 5% não é de se jogar fora! Mas li um relatório de uma corretora que apontava um repique para esses dias, para depois cair mais. Será isso?

Por outro lado, ouvi na rádio uma notícia a respeito de dois analistas de mercado importantes dos EUA que afirmam que a recessão acabou, que já há indicadores apontando retomada. Boa notícia, sem dúvidas. Leva a crer que dando o devido tempo, recuperaremos as posições do ano passado, e até mais.

Considerando estas coisas todas, acho que estou bem posicionado para o futuro. Gosto da composição atual da minha carteira. Claro que estaria ainda mais feliz se tivesse mantido as USIM5 compradas lá na crise, e que um stop mal configurado levou. Ou outras que também se foram em erros bobos. Mas o tempo não volta atrás, então o jeito é olhar para frente e pensar "como estarei me sentindo quando o IBOV passar dos 73 mil pontos de novo?"

Parece loucura pensar nisso hoje, quando se sabe que esse ponto não vem nem até o final do ano, quem sabe virá só no final do próximo. Mas um dia vai chegar, e quando chegar vai ser bem legal ver os ganhos. Se bem que nem é bom mirar nos 73 apenas. Se chegar aí, deve ir bem mais adiante!

Posição da carteira hoje:

VALE5 - 300 x 30,26 = 9.078,00
PETR4 - 300 x 30,75 = 9.225,00
FESA4 - 1000 x 8,08 = 8.080,00
SAPR4 - 100 x 2,11 = 211,00
Disponível = 68,48
Total = 26.662,48

terça-feira, 14 de julho de 2009

Tô de férias

Não quer dizer que não vá escrever nada aqui até a volta ao trabalho, até porque é mais frequente eu atualizar em casa que no trabalho. Mas é capaz das postagens se espaçarem um pouco, pois vou dar uma escapada para o RS dia desses.

Tô só acompanhando o mercado, de olho, totalmente comprado. Não tive a paciência (e nem a clarividência) de esperar a queda toda, e agora meu caminho é apenas esperar uma retomada, que deve vir mais à frente. O mercado subiu muito em pouco tempo, agora está no "descanso". Hora boa para quem ainda tem o que comprar.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Posição em 09 de julho

Aproveitando que é feriado em SP e não tem pregão:

VALE5 - 300 x 27,58 = 8.274,00
PETR4 - 300 x 28,75 = 8.625,00
FESA4 - 1000 x 8,13 = 8.130,00
SAPR4 - 100 x 2,06 = 206,00
Disponível em conta = 68,48
Total = 25.303,48

Já teve mais 27 mil em um passado bem recente... triste, huh? Mas uma hora dessas recupera.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Dane-se, não vou vender nada

Petrobras e IBOV caindo, como a confirmar o OCO previsto pela corretora. Pensei, pensei e pensei, e decidi não vender. Os motivos:

Ainda que o IBOV depenque aos 45 mil pontos, considerando que está em 49,5, é uma queda de apenas 10%, não mais. Poderia vender agora, mas valeria a pena o jogo todo por 10%? Valeria mesmo se caísse de verdade, lá para perto dos 40 mil pontos.

Pois, se o canal de queda é de 10%, dificilmente eu conseguiria todo esse porcentual na operação. Primeiro porque pode não cair tanto, e segundo porque eu vou ter que esperar recomeçar a subida para recomprar. E aí, uma parte dos 10 já foram para o ralo.

Apenas confirmando a análise acima, o OCO da PETR4 tem objetivo lá nos 28,x. Outra vez, 10% ou menos. Margem estreita para uma operação que valha a pena.

Então, considerando o exposto, vamos atravessar o vale que vier comprados nos níveis atuais. Vão parecer altos em algum momento aí à frente, mas seja o for, até o final do ano deve melhorar.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Duas sobem, duas descem

Minhas apostas em small caps estão dando certo, pelo menos por enquanto, ou no momento. Já as bluechips estão caindo que é uma beleza...

O mal da história é que a alta das smalls não compensa em grana a queda das blue. Nem de longe. Até porque uma das posições em small, a SAPR4, é brincadeirinha, volume financeiro risível, coisa de 200 pila.

Então vamos vendo no que vai dar essa queda aí da VALE5 e PETR4. Onde será o fundo desse movimento? Estou acompanhando os gráficos do IBOV e da PETR4 diariamente, e pensando no que fazer, dependendo das circunstâncias. No momento estou inclinado a não fazer nada, mas tudo pode mudar, conforme as coisas vão acontecendo.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Vender ou segurar?

Parece que começou a tal da baixa do segundo ombro do OCO. Tudo em queda, Petrobras já abaixo do meu preço de compra. Vendo?

Creio que é uma questão de horizonte. Para uma jogada de curto prazo, o lance é cair fora o quanto antes, porque o barco parece que vai enfrentar ondas fortes. Mas e em um prazo mais longo? Quais as perspectivas para daqui a meses? Até o final do ano?

Se pensarmos no quanto a Bovespa subiu neste ano, não é despropositado pensar que vai oscilar um bom tanto e fechar o ano não muito longe dos 55 mil pontos. Já seria um ganho espetacular para um ano, coisa de mais de 60% em dólar. Mas tem corretora apostando em números mais altos, na esteira da recuperação econômica. A verdade é que ninguém sabe, e a qualquer momento tem dados apontando num sentido e em outro, totalmente inverso.

Vou manter as FESA4 e SAPR4 em carteira, porque me parecem ter um BETA baixo, ou seja, não acompanham tão diretamente as altas e baixas do Bovespa. Já PETR4 é o Bovespa, praticamente. Mas tenho dúvidas se vale a pena vender. A idéia seria recomprar mais abaixo, ou seja, reposicionar em níveis mais interessantes. Mas e se não cair tanto assim? É uma bela dúvida que tenho.

VALE5 não pretendo vender. Estou em prejuízo com essa posição há décadas, não faz sentido mexer nela agora. Deixa quieto. Aliás, por vezes penso que só consigo ter paciência quando estou no prejuízo, perdendo para valer. Quando estou no lucro, ou perto dos valores de compra, fico instável e demasiado receoso. Acabo tomando decisões muito de momento, que tempos depois me soam como grandes erros.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

É para acreditar na corretora?

Já de uns dias para cá os relatórios de análise técnica da Corretora Ativa vem indicando para o IBOV e para a PETR4 a formação de um O-C-O, figurinha carimbada de baixa. Na VALE5, a formação identificada é de diamante, também de baixa.

Segundo o relatório, os objetivos da baixa seriam 49600 pontos no IBOV, R$ 30,60 na PETR4 e R$ 27,50 na VALE5.

Dá para acreditar nessas análises? Será que essa metodologia de análise por figuras tem alguma confiabilidade? Vez por outra isso me parece como reconhecimento de constelações no céu...

Entretanto, se vier uma baixa mesmo, em todos estes papéis, vai me pegar comprado bem perto dos topos, uma situação pra lá de desagradável. Esperei uma baixa por praticamente um mês antes de construir novas posições, e agora tenho dúvidas se não foi pouca espera, se deveria ter tido ainda mais paciência na compra. Será que a verdadeira liquidação do ano tá vindo aí?