sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Que semana desagradável! - Registro semanal 30out




Que desastre, perdi 5,12% em uma única semana. Resultado que trouxe a valorização sobre o capital investido de volta ao negativo. Apenas -0,50%, mas vermelha de novo. Logo agora que eu já estava acostumando a valores positivos, he he he. Vale para lembrar que renda variável é... variável! Não tem dinheiro ganho até que se realize a venda!

Outubro em leve queda - Registro mensal

Ops, os últimos dias me deixaram no vermelho em outubro. Coisa pequena, apenas 0,19% abaixo, mas desagradável mesmo assim.

Continuo pensando se é hora de tirar meu time de campo por uns tempos. Apesar da queda, todas as posições estão positivas e a FESA4 com ótimos ganhos ainda. A questão é se essa loucura toda aí vai acabar em alta ou se vai detonar uma queda geral mais prolongada.

O relatório de análise técnica da Ativa indica o suporte nos 58k como destino mais provável dessa queda, mas sem grandes apostas nisso. Eles sempre são inespecíficos o bastante para não se comprometer com lado algum. Vários outros analistas colocam  70k como objetivo para até o final deste ano, apostando em alta. Arnaldo nos comentários de um post recente também me pareceu apostar em um pouco mais de alta.

Eu não sei. E meu temor não está em cair até 58k, se bater aí e voltar tá mais que ótimo. Meu temor é o famoso "W", a possibilidade de cair de verdade, muito mesmo, anulando os ganhos que tivemos até agora. Não sei se tem fundamentos por aí para isso, mas tampouco vi grandes motivos para essa volatilidade toda dos últimos 3 ou 4 pregões. Não sei se temos fundamentos no mundo todo para toda essa alta que já houve...

Bom, cenário atual marcado por otimismo um tanto exagerado, investidores ariscos, decisões emocionais e no ambiente econômico mundial, grandes incertezas. O desafio de quem investe em valor é manter a cabeça fria e ver bem mais à frente que uns dias apenas. O pregão da semana que vem é irrelevante, o importante é  que virá nos meses à frente.




quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ih, tempos loucos de novo!

Ano passado, no auge da crise, teve dias de cair mais de 10%, acionar circuit break e tudo mais, para no dia seguinte subir uns 7%. Depois caía de novo, numa maluquice total. Era amplitude extremada combinada com comportamento aleatório.

Hoje o que se viu foi o mercado subir feito uma flecha. Vale a mais de 8% acima! Petrobras a mais de 5% acima! Que é isso, pelamordedeus? Acharam que a queda de ontem foi exagerada e quiseram compensar tudo de uma vez só?

Só sei dizer que esses movimentos muito amplos não me parecem boa coisa, seja para cima ou para baixo. Ao meu ver são reflexo de decisões em manada, emocionais, de pouca lógica. E tempos de decisões pouco lógicas não são tempos confiáveis. Posso estar virando paranóico, querendo ver baixa e crise em tudo, mas essas coisas todas não estão me cheirando muito bem.

Pensando em voz alta

Se eu vender tudo agora aproveitando que abriu em forte alta, e o mercado continuar a subir, o que eu vou fazer? Entro de novo mais acima ou vou ficar só me recriminando por ter saído antes da hora?

Se eu não vender nada agora e continuar caindo, vou ficar me recriminando por não ter feito nada quando poderia? Vou ficar lembrando que cheguei a estar "com o dedo no gatilho" e amarelei na hora decisiva?

Se eu vender só uma parte (digamos metade) vou ficar me recriminando se qualquer das duas opções acontecerem (subir ou descer) por não ter entrado de cabeça em nenhuma delas?

Para complicar, se resolver mesmo vender tudo, passo do limite de isenção mensal de 20k em vendas do IR. Devo ter toneladas de créditos de IR por prejuízos em operações anteriores, mas só o fato de ter que calcular essas coisas todas me dá certo temor e preguiça. IR é um saco, nunca me sinto totalmente seguro com os cálculos feitos.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Gosto de blogs críticos, especialmente os pessimistas

Desde que comecei a escrever este blog, já saíram do ar dois outros excelentes blogs que eu acompanhava - o "Giuoco Piano", que fazia sensacionais análises e backtestes da Bovespa, e o "Cinco pesos de dois quilos", que apresentava análises ferinas da conjuntura geral, em especial da crise americana.

São perdas muito sentidas, e que ainda não consegui suprir adequadamente. Só me restou no estilo o "Trading in blog". Mas um é pouco nessas questões, corre-se o risco de se impressionar demais com uma opinião apenas. É preciso mais, é preciso diversificar as fontes.

Os demais blogs que tenho na lista de favoritos seguem mais a linha da análise técnica pura. São interessantes e me agradam em muitos momentos, mas sinto falta de boas opiniões independentes. Não quero análises frias, totalmente racionais, isentas. Quero posicionamentos sem nenhuma isenção, absolutamente pessoais, carregados dos pensamentos e sentimentos de alguém. Idéias com dono, por assim dizer. Idéias com as quais eu posso não concordar em nada, mas que acho fundamental conhecê-las para ter outras visões do mundo em volta.

Quem aí conhecer blogs desses para indicar, be my guest!

Começou a liquidação?

Que nada, 10% é desconto de praxe em qualquer negociação. Liquidação mesmo é para lá dos 30% de desconto. Então, nada de entusiasmos de sair comprando agora só porque caiu. Não caiu tanto assim. Dá para cair bem mais.

Mas olhando por outro lado, cai 3% em um dia, no outro engata 4,5% a mais para baixo... onde vamos chegar? Qual é a deste movimento tão intenso de queda? Li em sites e jornais que era movimento de realização. Mas vou dizer, já nem sei porque leio essas coisas, as explicações são piores que horóscopo. Aliás, se dissessem que caiu porque a Lua está em Leão, enquanto Saturno passeia pela casa de Aquário, daria no mesmo. É informação inútil.

Deve haver uma explicação melhor que essa por aí. Uma que só se vai saber bem depois. Como foi no ano passado. Para quem lembra, passamos meses e meses caindo (desde maio), e a imprensa especializada só dizendo que  era realização. Só quando foi se aproximando setembro e as quebras todas dos bancos é que as explicações foram mudando para o que realmente era - a agora famosa crise americana.

Eu ainda não decidi o que fazer com minhas posições. Desfazer e comprar de novo mais abaixo? Esperar mais? Permanecer comprado seja lá o que vier? Não sei ainda, mas ando pensando nisso. Só não posso passar tanto tempo pensando que anule as vantagens da primeira alternativa.

Uma coisa tenho como certa - vou comprar mais quando a queda chegar a um fundo interessante. Quero equiparar os investimentos em renda fixa e em variável, 50/50 em cada. Não estava nada confortável com a idéia de comprar mais nessa alta toda, então uma boa baixa é muito bem vinda para dar entradas realmente interessantes.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Qual o limite a dar para as perdas?

Fazia tempo que não via todos os meus papéis em queda ao mesmo tempo. Hoje tudo está caindo, uns mais outros menos, mas todos em grande estilo, a mais de 2% (e a Vale a mais de 4%!). Segundo vejo no gadget aí do lado, perda de quase 1200 reais em um único dia. Que horror, hein?

Mas nada de desespero. Estávamos com todos os indicadores muito esticados mesmo, tudo já tinha subido muito. Realizar um bom tanto me parece perfeitamente normal. Dá até uns pontos de entrada para quem queira arriscar mais uns trocados, o que ainda não é meu caso.

Fico aqui pensando qual deveria ser o meu limite de perda. Sei que é um absurdo que eu ainda não o tenha bem definido, mas a verdade é que não tenho mesmo. E não seria bem um stop-loss automático, mas muito mais uma conjunção de fatores que se aparecerem, me fariam desmontar as posições e aguardar novo momento de entrada. Quanto precisa cair? Qual a conjuntura externa? Quais os outros indicadores, além dos do mercado de renda variável, que deveria considerar? São coisas a pensar muito seriamente.

sábado, 24 de outubro de 2009

Registro semanal 23out

Fiquei toda a semana sem postar nada por aqui. Tempos mais apertados no trabalho, somado à falta de notícias ou novidades realmente impactantes.



Mas vamos nós. Semaninha parada essa, valorização de apenas 0,13 na carteira, quase nada. Teve o início da taxação do capital estrangeiro, que movimentou a Bovespa para baixo na quarta-feira, mas já na 5a deu uma recuperada em alguns papéis. Aliás, nessa 5a o IBOV passou quase o dia todo em alta forte, mas fechou quase no empate. Não cheguei a ler quais os motivos, mas fiquei curioso.

Uma outra questão interessante. Conversando com um colega de mestrado que trabalha no mercado financeiro, ouvi considerações intrigantes sobre o estado atual das coisas. Ele demonstrou preocupação com alguns sinais incoerentes do mercado atual. Mercados que normalmente apresentam relação inversamente proporcional estão subindo juntos, o que é estranho. Chama especialmente a atenção a alta persistente do ouro junto com a da Bolsa. Um mercado marcadamente defensivo subindo junto com um extremamente agressivo. Não é o que se espera, e pode indicar que alguma coisa está vindo. Depois que chegar vai ser óbvio o que é, mas no momento ainda não se sabe. Só se tem a impressão que coisa boa não é.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Registro semanal 16out



Taí, mais uns trocadinhos na conta virtual. Valorização de 1,53% na semana. Só a FESA4 perdeu um farelinho, descansando depois de uma baita subida. A semana foi marcada por uma bela subida da VALE5, que ao que parece levou a PETR4 no reboque.

Estou apenas surfando a alta. Não sei até onde ela vai, mas não vou vender nada até que ela acabe. Nada de medo de ganhar.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Preciso largar essa fixação por PETR4

Fui dar uma olhada no gráfico da GGBR4 agora, que tristeza. Larguei o papel justamente antes dele disparar. Vendi lá abaixo de 20 por conta de bobeira com stop. Mas poderia ter comprado de novo, e não comprei. Preferi a PETR4, que apesar de ter valorizado, não chega nem aos pés dos percentuais da Gerdau no mesmo período.

É a segunda vez que eu perco um belo bonde na Gerdau. A outra foi lá no ano passado, antes da crise. E não é a primeira vez que eu embarco em Petrobras e fico marcando passo. Seria muito interessante se eu parasse de comprar Petrobras por default, e utilizasse melhor critério nas próximas escolhas.

O pior da história é que eu fico com temor daquele lance da fila do supermercado - é só sair da fila lenta que ela começa a andar mais rápido que todas as outras. Só o que falta é eu vender as PETR4 e logo depois elas dispararem.

Vale em disparada!

Mas o que é isso, mais de 4% em um único pregão! Depois de meses se arrastando a Vale entra em um rally de alta incrível e em poucos dias supera os 40 reais! Que beleza, hein?

Não sei se ainda é por conta das tentativas de Eike Batista de comprar o controle da empresa, mas se for, porque diabos o mercado se anima todo com essa possibilidade? Em que critérios Eike será tão melhor que Agnelli?

De qualquer modo, Vale estava um tanto atrasada nesse mega-movimento de recuperação da Bovespa. Se pensarmos que o TH dela é lá nos 58, ainda falta um bom tanto para chegar lá. Muitas outras já chegaram nos seus patamares anteriores à crise.

Um outro assunto: começa a me incomodar as manchetes de "recorde na Bovespa no ano". Não que eu não goste de recordes de valorização, claro que gosto. Mas tem notícia mais óbvia que essa? Em um movimento de alta, toda cotação acima será um recorde. Fica dando a impressão de exagero, que já subiu demais, que não dá para ir além.

domingo, 11 de outubro de 2009

V ou W?

Vejo já muita gente falando em bolha, entusiasmo exagerado, ou lembrando velhos tempos, exuberância irracional. Será que já subimos muito? Até onde vai esse movimentão de recuperação?

Alguns analistas falam em possibilidade de dar um W no gráfico, ou seja, uma bela subida como essa atual ser seguida de outra mega queda. Dizem que em 1929 foi assim, caiu, subiu um bom bocado, caiu de novo, e aí subiu mais lentamente. Se olhar a Bovespa histórica no Poster Enfoque dá para ver que em 86 houve uma mega-queda, seguida por uma recuperação fantástica em 90. Mas aí cai de novo ainda mais fundo até o final de 91, para só então entrar em um movimento consistente e de longo prazo de retomada que vai até 97. E outra sequência semelhante em W há entre 1997, 2000 e 2002. Cai, sobe, cai, e aí sobe com força.

Claro que a história não se repete igual, e se for ver, a queda de 2008 nem foi tão forte quanto as outras duas citadas nessa mensagem. Mas que pode acontecer algo assim, pode. Eu só não sei sobre que base se daria isso. Crise americana? Bolha dos cartões de créditos dos americanos? Não vejo nuvens negras no horizonte. Seria tudo isso apenas medo de perder o que já se recuperou?

sábado, 10 de outubro de 2009

Registro semanal 09out



Taí, primeira vez que essa tabelinha tem um número positivo na última célula. Estou com 3,34% de valorização na carteira, que não é quase nada, já que a grana foi investida lá no início de 2008. Mas é positivo, pelo menos.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Recuperação total das perdas de 2008!

Descobri hoje que o meu capital investido não era de 38 mil, mas sim de apenas 35 mil. Isso me coloca de volta em um ponto para lá de delicioso, que é... NO LUCRO!!!! Ahhhhh!!! Esperei tanto tempo por isso!!

A má notícia é que é uma vergonha que eu não tenha registros apropriados de quanto investi. Precisei entrar em contato com a corretora e pedir um extrato super detalhado de depósitos e retiradas. Inaceitável. Vou dar jeito nisso agora mesmo.

Dia desses vasculhando nesse blog encontrei uma postagem em que falava que o total investido era de 35 mil, e fiquei encanado com isso, na dúvida se estaria certo agora contando por 38 mil, ou antes, contando por 35. Descobri agora que era antes mesmo.

Na verdade a confusão entre 38 ou 35 mil se deu porque em determinado momento do ano passado eu depositei 3800 na corretora, mas dias depois me arrependi e tirei. Só que esqueci dos detalhes dessa operação, não tinha nem fiapo de memória dessa retirada.

Fica aí a lição de manter registros mais acurados, e mais importante, a alegria de ver a carteira de volta aos números positivos! Recuperação total!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Comentário solto

Que alta a VALE5 tá mostrando, hein? Uma bela empinada, depois de tanto tempo patinando. Outra que resolveu se mexer um pouco foi a SAPR4, o que deixou todas as minhas posições em lucro. Esse é um panorama que me agrada muito psicologicamente.

sábado, 3 de outubro de 2009

Registro mensal set09

Criei uma nova planilhinha para dar uma idéia do desempenho mensal das minhas aplicações em ações:



Com esse quadro dá para ver a evolução mês a mês da minha carteira. É um registro que até então eu não tinha consolidado, e que me surpreendeu.

Primeiro, perceber que obtive 52% de valorização neste ano foi algo bem legal, até mesmo entusiasmante! Se bem que acho que a Bovespa ganhou mais que isso, não estou muito certo, não pesquisei... mas tá valendo, melhor ver o lado bom da coisa, esse ganho todo não é pouca coisa.

Também foi legal ver a valorização da carteira nos 3 últimos meses. Quem rally impressionante, hein? Vai crescendo, sete, oito, nove por cento ao mês! Sensacional! Por outro lado começa a dar até medo da queda que uma hora dessas deve vir. Não é possível continuar numa trajetória dessas. Bom, a questão é o quanto cai, mas isso não dá para saber antes. Espero que seja só realização. Não vejo motivos para mais que isso.

Outro dado que me impressionou foi a valorização de abril, quando obtive incríveis 22% em um único mês! É em grande parte resultado das apostas em ARCZ6 daquela época, que renderam quase 20%. Apesar de não ter ganho o que esperava ganhar na aposta, guardei uns bons trocos vendendo minhas Aracruz com uma boa alta. No geral valeu a pena mesmo com o erro cometido.

Agora vamos para a planilha de sempre de registro:


Estou cada vez mais perto dos 38 mil iniciais. Depois que os atingir é que estarei contabilizando valorização de verdade. Aí vai começar outra contagem, até recuperar o custo de oportunidade. O benchmarking é o CDB do período.