sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Férias!

Estou em férias desde o dia 19, em viagem pelo sul do país, lugar onde nasci e para onde volto todos os anos. Cheguei a pensar que durante essas férias teria mais tempo para estudar melhor meus investimentos e tal, mas a verdade é que quanto menos coisas se faz, menos coisas se quer fazer. Estou verdadeiramente aproveitando as férias como elas devem ser aproveitadas, com doses maciças de ócio nem um pouco criativo.

Volto à baila depois do dia 8/janeiro.

Até lá, boas festas a todos os que acompanham esse blog, e meus votos de um 2010 ainda melhor que 2009, se é que 80% de valorização em apenas um ano pode se repetir! Mas na real, bons negócios a todos, e que tenhamos serenidade e competência para tomar as melhores decisões em nossos investimentos!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Novo estudo de pechinchas

Por conta de um pedido do meu amigo e trader Robson, fiz hoje nova aplicação da Magic Formula para identificar pechinchas. Utilizei como filtros desta vez:

- Preço/Valor patrimonial entre 0.00 e 3.00 - Depois de um ano de forte alta, não adianta mais querer encontrar empresas sendo vendidas abaixo do seu valor patrimonial. Mas também não me parece adequado deixar esse indicador livre, pois pode retornar empresas que estariam muito sobrevalorizadas;

- Preço/Lucro entre 1.00 e 10.00 - procurei empresas com payback abaixo de 10 anos, mas que não estejam no prejuízo;

- EV/EBIT e ROIC maiores que 0.01 - Novamente, apliquei esse filtro para evitar empresas com retorno negativo na lista;

- Evitar repetições de ações - Retirei dos resultados as ações repetidas de uma mesma empresa;

- Evitar micos absolutos - Retirei da lista todas as ações com volume médio negociado menor que 1 milhão nos últimos 2 meses.

Classifiquei a lista de acordo com os critérios:

- Classificação crescente para EV/EBIT;

- Classificação decrescente para ROIC;

Somei os pontos desses dois ranqueamentos, e deu na lista a seguir, já na ordem de melhor para pior. Clique na figura para abrir maior e poder ler.



segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Padrão de comparação para as pechinchas da Magic Formula

Seguindo dica do Renato nos comentários da postagem anterior, segue o gráfico do IBOV para o mesmo período analisado nas pechinchas, de 29/maio a 18/dezembro.

A valorização da Bovespa foi de 25,56% no período, inferior à maior parte das smalls selecionadas pelas Magic Formula. Com exceção da Celesc, Petenatti e Tupy, todas as outras tiveram performances bem maiores, na ordem dos 40%.

Por um lado, isso demonstra que a fórmula funciona para escolha apropriada de papéis com boas bases e perspectivas. Por outro lado, o fato de 1/3 dos papéis selecionados terem performance inferior é sinal de alerta, avisando que o risco sempre permanece próximo. Não há método de análise infalível.


sábado, 19 de dezembro de 2009

Como andam as pechinchas de 30 de maio?

Em 30 de maio eu fiz um estudo com a Magic Formula de Greenblatt, levemente adaptada para meus interesses e preferências, para identificar papéis com bons fundamentos e em bom momento de compra. Foi o estudo que deu base para a compra da FESA4.

Hoje me deu curiosidade de ver como aqueles 10 papéis evoluíram nesse tempo, de junho até agora. Quais subiram, quanto subiram, quais ficaram no lugar... será que algum deles caiu? Vamos ver como andam as pechinchas!


E vejam só, as duas vencedoras são PFRM3 e EZTC3. Lindas valorizações de praticamente 80%. Ê delícia!

As minhas duas small não ficaram mal na foto, com o 3o e 4o lugar na lista. ROMI3, que andei cogitando comprar ficou pior colocada, veja só...

O interessante é ver a TUPY3. Foi a única que caiu. E é impressionante que um papel tenha perdido valor nesse ano de tão forte valorização geral e otimismo com o futuro!

Vamos ver os gráficos de todas elas, para saber mais de como passaram esse tempo todo, e pensar em perspectivas para o futuro. Ah, todos os gráficos foram customizados para apresentar o período entre 29/05/09 e 18/12/09.

Essa aí abaixo é a Profarma, a grande vencedora. Uma bela trajetória de alta, mas meio que em degraus. Recentemente deu uma rompida de resistências e retornou, provavelmente ferrando vários que acreditaram na conquista de mais um degrau, he he he.




EZ TEC, a que me parece ter o melhor gráfico. Lembro que não entrei nela porque naquela época já somava mais de 100% de valorização desde o fundão. Uma bela prova que não tem limites para altas, 100% pode ser muito, mas pode ser muito pouco também. Se olhar desde fevereiro ou março, o valor deste papel quase quadruplicou. Nada mau, huh?




Sanepar, a minha caçulinha. Tenho uns trocados insignificantes aplicados nela. Lembro que por muito tempo depois de comprar fiquei achando que tinha feito bobagem. É outro papel que se move em degraus, e o único nessa lista que engatou rally de alta recentemente. Deu uma coisa aí nela em dezembro e os preços voaram dos 2,40 para os 2,70. Claro que pintou arrependimento de não ter comprado mais, mas por outro lado é papel de liquidez muito baixa, e nesse sentido um pouco perigoso.




Ferbasa, a minha predileta! Teve uma alta estupenda até outubro, quando cheguei a ter mais de 70% de valorização. Mas de lá para cá o papel engatou uma triste e consistente tendência de baixa, diretamente relacionada a resultados trimestrais bem fraquinhos. Se eu fosse mais dado a jogadas ágeis, já deveria ter saído dela. Mas como confio nos seus fundamentos e nas perspectivas de futuro, vou ficando. Ando pensando até em comprar mais, mas aí é melhor esperar confirmar um fundo, pelo menos. Comprar no meio da baixa é bobagem.




Indústrias Romi, a vice-campeã nas minhas preferências de junho. Foi difícil decidir entre essa e a FESA4, e olhando este gráfico e os números, dá para ver que teria sido praticamente a mesma coisa. As duas tiveram uma alta forte, e agora vem em tendência de queda. Mas me parece que FESA4 está um pouco pior configurada no gráfico, pois ROMI3 ainda não perdeu os suportes mais significativos.




Bematech. É interessante ver como os gráficos dessas smalls se parecem. Essa está no time de  FESA4 e ROMI3. Teve uma boa alta até novembro, e agora mostra uma tendência de baixa significativa. Só que BEMA3 me parece ter feito um fundo duplo ali nos 8 reais recentemente, e talvez seja a melhor configurada para uma retomada entre essas três.



Mas que fria essa Petenatti, hein? Dá uns saltos inesperados, e depois faz um longo retorno à mediocridade. Além disso, liquidez minúscula, o que a torna muito vulnerável a especuladores mais agressivos, que podem manipular os preços. Estou completamente fora de uma aposta dessas.




Celesc vinha em uma trajetória de leve alta, praticamente lateral, até dar uma empinada muito esquisita já em dezembro. Mas tão rápido quanto subiu, desceu. Não é meu tipo de papel, muita volatilidade, muita incerteza. E afora esse salto estranho, o ritmo de valorização é muito tênue.



E agora com vocês, a mais fria de todas, a única que conseguiu perder valor em um ano de valorização geral. Tupy. Papel de pouca liquidez, e altíssima volatilidade. Se move aos saltos, tanto acima quanto abaixo. Definitivamente não faz meu tipo.



A Tupy serve bem como mostra de que não bastam bons fundamentos para um papel ter boa performance, ou melhor dizendo, a análise do passado não garante um dia à frente, seja por meio de fundamentos ou de gráficos. Seja lá a ferramenta ou método de análise e escolha, tem que ter sempre na mente que pode dar errado.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Mais uma semana em baixa - Registro semanal 18dez


Uma perda bem desagradável de 3,21% em uma única semana. Parece que já começou a realização de fim de ano, com a garotada embolsando os bons lucros do ano.

Bom, bons lucros para os que souberam brincar, porque agora eu já estou de volta ao prejuízo, considerando o total das aplicações, e tomando como referência ao início dessa coisa toda de investir em ações.

Se bem que considerando cada aplicação isoladamente até que os resultados não são ruins, como se pode ver aí acima. Só que aí seria brincar com números, porque operações isoladas não significam nada, o que importa é o bottom line!

Derretendo de novo?

Mas cadê o tal otimismo de dezembro? Tô perdendo em todas as frentes. E sem saber se saio ou se fico.

Chega uma hora que nem dá mais vontade de sair mais, porque fica aquela imagem da cotação que já se teve martelando a mente. Vendo as FESA perto dos 11 pila, se já vi ela quase nos 14? Será que não seria precipitação? O cenário dela de futuro não me parece ruim assim, as condições que me fizeram comprar ela ainda estão aí. Se eram válidas antes, porque achar que deixaram de ser agora?

Ando pensando em nadar contra a corrente, só para ver no que dá. Ao invés de fazer o que a emoção me manda, que seria sair das FESA4, que tal comprar mais? Poderia aproveitar essa queda toda para comprar valor em liquidação!

Essa idéia faz muito sentido quando relatada em livros bem depois do fato, mas na hora de fazer dá um receio danado de estar pulando para dentro de um barco que está afundando. Aquele mantra de "compra na baixa, vende na alta" é fácil de dizer e escrever, mas na hora de fazer é que se percebe o quanto é contra-intuitivo. É muito mais fácil e confortável pensar em comprar algum papel aí no meio da tendência de alta!

Bom, no meio das minhas habituais dúvidas, não tenho feito nada. Essa semana passei toda mergulhado em tanto trabalho que nem tive tempo de pensar a sério nessas coisas todas, mal dava tempo de olhar as cotações. Mas agora entrei de férias, vou dar uma pensada nessas coisas todas com mais carinho e cuidado.

Porque eu não sou um bom investidor

Por alguns motivos bem simples:

- Demoro demais para decidir, perdendo sistematicamente tanto pontos de entrada quanto de saída;

- Deixo que as minhas emoções interfiram nas decisões de investimento;

- Não mantenho a estratégia traçada no princípio, e deixo as razões flutuarem ao sabor do momento;

- Me incomodo demais com os erros, fico apegado ao passado, não consigo "deixar para lá" facilmente.

Bom, taí uma boa lista. E esses são apenas os motivos que consigo pensar agora, entre os que vêm me atrapalhando. Deve ter ainda uma porção de outros.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Andando de lado - registro semanal 11dez

Essa foi uma semana em que minhas ações tiveram uma pequena queda. Umas subiram (VALE e SAPR), outras caíram (PETR e FESA), e no final quase tudo ficou na mesma. Contando pela valorização total da carteira, já tive dias melhores.



quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tempos de blog parado

Nestas últimas semanas o trabalho está me exigindo maior atenção e envolvimento, então não tenho postado quase nada por aqui. Tampouco tenho tido tempo de estudar ou sequer ver melhor o que está acontecendo. Vejo apenas o gadget dessa página indicando como andam meus papéis, e por meio dele me parece que a FESA está numa rota muito desagradável de queda. As outras também andaram caindo um pouco, mas bem menos.

Andei pensando em vender as FESA e comprar outra coisa, mas como não tive tempo de estudar melhor a operação, não a fiz. Fico pensando também que essa queda pode ser é uma oportunidade de comprar mais FESAs, e não de vender as que tenho, compradas a um preço muito bom.

Só que tenho medo da história das minhas ARCZ6 se repetir. Assisti o papel empinar acima uns 100%, depois vi cair de volta tudo que tinha subido, sem fazer nadinha. Aí depois de outro movimento vendi com 20% de valorização. Um ganho expressivo, mas comparado com o que poderia ter tido, quase nada.

Quem aí está mais atento, o que está rolando aí que justifique essa queda, essa paradeira? Dezembro não era para ser mês de euforia, de alta?

domingo, 6 de dezembro de 2009

Registro semanal 05dez


Semana de perdas em quase todos os papéis. FESA4 tinha dado um fundo duplo dias atrás, mas com essa nova queda está muito mal configurada, pivot de baixa escancarado. Está em situação de extrema atenção, pois se aproxima dos suportes mais importantes. Talvez valha a pena largá-la por uns tempos, caso não retome os melhores momentos. Mas será uma retirada temporária, se vier, pois eu continuo acreditando na empresa.

Registro mensal nov09

Depois de um outubro muito fraco, novembro trouxe números melhores. Nada comparável a abril, julho, agosto ou setembro, mas um bom número. Valorização da carteira no mês de 5,35%, resultando em valorização no ano de 60,85%.



Outros dados interessantes e que não constam da planilha: Neste mês meu patrimônio teve evolução de 1,84%, e no ano já chega a 38,58% contando desde janeiro. Nada mau, não é mesmo?