domingo, 31 de janeiro de 2010

Correção sobre os dados de 2009

Percebi que cometi um grave erro no cálculo da minha rentabilidade em 2009. Os valores de dezembro de 2009 foram comparados com os do final de janeiro do mesmo ano, e não com os de 31 de dezembro de 2008, como deveria ter feito.

Refiz os cálculos, e descobri que janeiro de 2009 foi um ótimo mês para minha carteira, com valorização de 6,42%. E somando essa alta no cálculo do ano, a minha valorização total da carteira ficou bem melhor, passou dos 56% para mais de 63%. Muito bom para um novato, não é mesmo?

Os dados foram corrigidos na postagem "Como ficaram meus investimentos em 2009"

Registro mensal jan10

Neste mês de janeiro tomei férias de fazer os registros semanais que vinha mantendo há bastante tempo. E fiquei pensando se é necessário ou interessante fazer esse acompanhamento semanal mesmo. Veja só, à medida que acostumo com o investimento de longo prazo, a minha necessidade de dados e o período de acompanhamento também muda. Variações diárias ficam totalmente dispensáveis, e as semanais mais ou menos. As mensais se tornam mais importantes.

Neste mês de janeiro tive retração no valor dos meus papéis, já que a Bovespa como um todo caiu. O montante aplicado em renda variável está menor em 2,14%, considerando o fechamento de 6a feira. Interessante é perceber que no meio do mês o saldo estava bem maior que isso, ou seja, subimos bastante e perto do final do mês retrocedemos até um tantinho abaixo do fim do ano. Mas nada que preocupe ao meu ver, pelo contrário, me parece uma liquidação simpática, oportunidade de compra.

Vale o registro de que entrou uns trocos de dividendos na conta. Como abordei em uma postagem faz algum tempo, não sei a que se deve, a corretora não informou nada a respeito.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Comprar com descontinho interessa?

Pelo jeito entramos numa saudável liquidação de janeiro. Tem papel bom aí vendido com 10% ou mais de desconto sobre topos recentes, como é o caso da VALE5 e PETR4, só para ficar nas maiores.

Boa idéia comprar? Pode até ser... mas melhor ainda fica se o desconto for de 20%, não é mesmo? Tem gente dizendo que dá para cair até os 61 mil pontos, o que daria algo perto disso em alguns papéis, creio.

Faz um tempo eu ando pensando em fazer uma realocação dos investimentos, para voltar ao percentual fifty-fifty entre renda variável e fixa. Se fizer isso, vai entrar dinheiro novo na conta da corretora, e novas compras terão que ser pensadas. Seria bem interessante fazer isso em meio a uma bela liquidação de preços!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Olhando de longe

Ando numa fase um tanto desinteressada dos investimentos. Mantenho as mesmas posições compradas desde junho de 2009, e não sinto vontade de mudá-las, mesmo com as oscilações que tem acontecido aí na bolsa. Acho que comprei a preços tão bons que vender seria bobagem. Não conseguiria comprar nada em condições tão vantajosas no momento.

Ainda no mesmo sentido, tenho lido aqui e ali analistas e comentaristas de economia bastantes otimistas com os anos por vir. Serão anos de crescimento e tal e coisa, especialmente para o Brasil e suas empresas. Então, para quê se mexer? Melhor esperar esses bons dias chegarem.

Pelo jeito estou cada vez mais no buy & hold. Um tanto por preguiça de me mexer, outro tanto por conta da conjuntura.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vamos e voltamos, e não saímos do lugar

Faz tempo já que as cotações dançam para cima e para baixo, às vezes todas juntas para um lado, às vezes umas para cá e outras para lá, mas no total pouco muda. Minha conta não passa dos 38 pila faz uma data!

Só quem se mexeu para valer aí foi a VALE5. Distanciou 10 reais da PETR4, coisa que nem lembro quando tinha acontecido antes. Mas se ela deu esse pulo todo, as outras compensaram ou caindo, ou ficando no mesmo lugar.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Assessoria de investimento do Banco Real não vale nada

Ando pensando em trocar de banco. Tenho conta no Banco Real já faz alguns anos, mas nesse tempo volta e meia eles deixam a desejar em algum ponto.

No ano passado, resolvi experimentar a tal assessoria para investimentos que as propagandas do Banco tanto falam. Fui falar com um dos tais "gerentes Van Gogh", levando a seguinte questão - qual a exata e precisa diferença em percentuais entre a aplicação que mantenho em CDB a 97% do CDI e o rendimento da caderneta de poupança.

Sabe o resultado? O tal "gerente de investimentos" não sabia fazer a conta. Nem uma HP12C ele tinha.disponível. Esse é o nível.

Para piorar, teve essa compra do Banco pelo Santander. Não topo fazer negócios com empresas espanholas desde que a Espanha passou a tratar brasileiros feito lixo, deportando visitantes do aeroporto sem nem investigar direito cada situação.

----

Andei dando umas olhadas no Tesouro Direto, nessas de procurar alternativas de investimento em renda fixa. Confesso que me perdi no cipoal de títulos à disposição. Não cheguei a entender direito a diferença entre eles, e deixei para outra hora. Tem coisas que parece que a gente nunca vai conseguir entender sozinho!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Evolução patrimonial em 2009

Embora o blog trate quase que exclusivamente dos meus investimentos em ações, eu considero que o principal indicador para análise dos resultados no ano é a evolução total do meu patrimônio. Nessa conta, entra também a valorização dos investimentos em renda fixa, em poupança, e até no saldo em conta corrente. Só não entra (ainda) a valorização de imóveis, porque acho um tanto difícil de quantificar.

Olhando então para os dados de 2009, o que vejo é um excelente ano para meu patrimônio. Evolução de incríveis 50,35% no total, um número verdadeiramente invejável!

Ações: Como mostrei na postagem anterior, tiveram valorização de 56,19% no ano. São responsáveis no momento por 32,1% do patrimônio.

CDB: Obtive uma valorização de apenas 8,66% nesta conta no ano, o que não é grande coisa. É o preço que se paga pela segurança, e 2008 me ensinou a valorizar esse quesito. Essa conta é responsável por 40,0% do patrimônio.

Poupança e conta corrente: Nessa conta não dá para calcular direito a valorização, pois é para onde vão as novas entradas de recursos, provenientes de rendimento do trabalho assalariado. O que sobra da batalha diária, semanal e mensal de conter os custos e equilibrar receitas e despesas aparece aqui. Essa conta é responsável por 27,9% do patrimônio.

Como ficaram meus investimentos em 2009

Ano novo, vida nova! Entramos 2010 com o país cada vez mais sólido em seus fundamentos econômicos, elogiado na imprensa mundial, dando pinta que finalmente vai ocupar o espaço que merece por seu potencial na economia mundial. Ótimo cenário.

Olhando em retrospectiva, 2009 foi um ótimo ano para meus investimentos. Na Bolsa, consegui recuperar todas as perdas nominais do ano de 2008, embora ainda não tenha atingido valores que superem o custo de oportunidade. O gráfico que mostra a evolução do saldo de meus investimentos em ações é muito agradável de olhar, praticamente uma reta empinada acima:


Embora dezembro tenha sido um mês de desvalorização na minha carteira, fechei o ano com uma valorização total de 66,23% sobre o saldo de 31/12/08. Não é um número ruim, embora esteja abaixo da valorização total do IBOV, que pelos meus cálculos ficou em 82,58% (calculei com base em um gráfico do Yahoo Finance). Mas vamos convir, com todos os erros que eu cometi até a metade do ano, seria impossível conseguir acompanhar o Bovespa no período. Todo erro tem seu custo, não há como evitar. Nesse contexto então, fico feliz com meus 63%. E acho que 2010 será ainda melhor. Talvez não com números tão expressivos, mas quem sabe com menos erros.


Registro semanal 31dez

Estou voltando das férias hoje. Foram ótimas semanas em uma prainha esquecida da civilização no Rio Grande do Sul. Nada de internet, quase nada de notícias, nenhum acompanhamento do mercado nesse período todo. Exatamente como penso que férias devem ser!

Mas vamos ver agora como andaram as coisas nesse período. Começando pelo registro da evolução semanal do final do ano. Segue a planilhinha:


Houve um crédito de rendimentos na conta, quase 100 reais. Me desagrada o tratamento que a corretora faz desses valores, pois não há informação alguma enviada ao investidor sobre eles. Simplesmente aparece uns trocos a mais na conta, sem que se saiba de onde vieram, a que se devem e tal e coisa. Eles enviam tantas mensagens por dia, com análise técnica do dia, análises semanais e mensais, mas uma simples mensagem de crédito não são capazes de enviar.

Nas ações, percebo que a FESA4 deu uma retomadinha, o que era mais ou menos o que eu esperava. Não sei se vai se sustentar, ou se fará mais um pivot de baixa, o que seria bem desagradável. Mas decidi ficar com  minhas ações da empresa, independente disso. Estou me mantendo estrito à estratégia definida na compra - comprar valor e manter. Se os fatos e números que embasaram a compra ainda persistem, não há porque vender.