sexta-feira, 30 de abril de 2010

E na sequência...

Cai tudo de novo no dia seguinte. Vá você se entusiasmar com breves altas, he he he.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Contra a lei da gravidade

Tudo que cai, sobe...

Dia de euforia no mercado, ou arrependimento dos excessos de ontem? Minha querida FESA4 subiu quase 5%, VALE5 mais de 3%, parece até que papai-noel passeou pelo mercado. Claro que essa alegria toda não compensa nem metade do desastre da queda, mas melhor assim do que continuar caindo!

O que ando pensando mesmo é que é hora de comprar Petrobras. Não sei se faço outro swap de papéis, ou se coloco dinheiro novo nessa brincadeira, mas que me parece hora, parece. E nem olhei gráficos. A análise é de fundamentos mesmo. Quem comprar aí nos 33 pilas e segurar tempo suficiente vai ter crises de alegria mais tarde. Especialmente se segurar tempo de verdade, coisa de 5 anos para mais.

sábado, 24 de abril de 2010

De volta ao começo

Perdi a vez e vou ter que esperar mais um pouco. Não fiz as vendas nos objetivos inicialmente propostos e estou assistindo totalmente comprado os papéis quase retornarem aos seus pontos de partida. Não que isso me preocupe demais, já passei tantas vezes por situações semelhantes ou piores, mas é sempre um inconveniente.

Sexta-feira o IBOV teve até uma micro-alta, mas FESA4 e SAPR4 despencaram, sei lá porque. VALE5 continuou com sua trajetória recente de baixa também. Todas as minhas posições estão em lucro, mas agora bem menor que antes.

É isso aí. Sentimento de ter perdido o bonde. Resta esperar o próximo.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

IRPF sucks!

Estou sofrendo para fazer a declaração de Imposto de Renda do ano passado. Todo ano é a mesma droga, chego a procrastinar por semanas só pensando na encheção de saco que vai ser.

Quais são as complicações, mais precisamente:

- Dividendos. A corretora não informa, não tem um mísero documento que consolide. Recebi comprovantes de algumas empresas que tenho ou tive ações, mas não faço idéia de faltam outras. Pode ser que nem falte, mas o que me incomoda é que não sei. Não tenho segurança nesse dado, e detesto não ter segurança quando o assunto é Receita Federal.

- Juros sobre Capital Próprio. O mesmo problema que se tem com dividendos, com um detalhe piorado. Há uma retenção na fonte nessas rendas. onde se coloca esses valores retidos? Não achei. A seção de ajuda do programa tampouco ajuda nessas horas, parece até manual de videocassete de tão complicada.

- Retenções de IR nas operações. Mais uma vez, falha da corretora ao meu ver. Não tenho documentos consolidando isso, quanto paguei. E para piorar, ainda que tivesse, não saberia onde declarar.

Parece que o programinha da Receita Federal não considera que as pessoas operem ações. E parece também que a corretora pouco se importa com seus clientes. Aliás, aproveita que o assunto é um porre e inventa de cobrar extra por algo que deveria oferecer de graça a todos, algo que é sua obrigação. Afinal de contas, qualquer banco lhe entrega um comprovante de rendimentos da poupança, do CDB, do que for, mas a corretora ignora solenemente que você existe.

Bom, pelo menos a ATIVA age desta forma. Se outras atuam de melhor maneira, bem capaz de eu trocar para elas.

terça-feira, 20 de abril de 2010

OK, vocês venceram, batatas fritas!

Pensei bastante sobre a questão da venda parcial ao atingir objetivos de alta, que foi objeto de debate entre eu e Arnaldo nos comentários postagem anterior, e resolvi me render a esta proposta.

Pesou na decisão a análise de alguns trades anteriores em que atingi patamares interessantes, mas não realizei nada e acabei perdendo o que tinha ganho. Aconteceu isso com ARCZ6 no ano passado e com FESA4 também no ano passado e neste. Foram apostas de sucesso praticamente imediato, mas que por não definir objetivos de alta com precisão e não realizar lucros nos momentos que podia, acabei vendo toda a alta derreter e vendi bem abaixo do que poderia.

É preciso controlar a ganância. Não é fácil, mas é preciso se a estratégia utilizada não for buy&hold ou outra de muito longo prazo. Como não estou operando longo prazo nesse ano por conta da possível compra da casa, o correto é utilizar a estratégia com todos os seus componentes.

Dentro dessa proposta, coloquei stop-gain na FESA4 e na VALE5. Todos dois parciais, liquidando uma parte significativa da posição. Calculei de modo a não ultrapassar os 20 mil em vendas no mês.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Olha aí a FESA4!

Mas bah, tá de volta a FESA4 aos 14 reais, depois de tanto tempo! Que beleza!

Ainda bem que tirei o stop-gain dos R$13,80, pois ia me proteger dos ganhos! Falando nisso, até hoje não entendi direito essa idéia de vender uma parte da posição e ficar atualizando o stop do restante. Tem disso na estratégia de position, de swing, e na estratégia de operação de feras como Leandro e Stormer e o Fausto Botelho. A minha dúvida é: Por que não atualiza o stop do todo, e vai mantendo enquanto sobe? O ponto em que ia vender pode virar o tal stop, oras.

VALE5 também está me dando alegrias, seguindo sua trajetória de alta. Será que vai aos projetados 55 reais? Essa projeção já tem muito tempo, de lá para cá muita coisa pode ter mudado. E era baseada em gráficos, as figuras que a deram origem podem ter-se desfeito.

domingo, 11 de abril de 2010

O mercado de ações ao seu alcance - Joel Greenblatt

Como bem apontou o leitor Gabriel nos comentários ao post que fiz quando comprei o livro de Joel Greenblatt, o livrinho é muito introdutório ao assunto. O cara escreveu inspirado por seus filhos adolescentes, como uma forma de instruí-los a respeito de investimentos em bolsa. Os exemplos utilizados são super primários, e nada é muito aprofundado.

Entretanto, a leitura é leve e por vezes divertida. Para quem está iniciando no campo da análise fundamentalista, pode ser útil ao abordar de forma até simplória os conceitos de P/L e ROIC. Impossível não entendê-los depois de ler o livrinho.

Mas vamos ao que importa dele - a estratégia. Achei os backtests um tanto vagos e com horizonte curto (17 anos na NYSE é ontem, há registros disponíveis desde o início do século XX, talvez até de antes). E o autor se defende um bom tanto da possibilidade de perder dos índices gerais por um ano ou dois. A ênfase em acreditar que vai dar certo e manter a disciplina é grande, mas eu preferiria um pouco mais de exemplos diretos.

No final das contas, o que ficou é o que já havia. Eu gosto da idéia de selecionar as empresas para comprar com os critérios da fórmula mágica, e é bem capaz que invente em algum momento aí para frente de aplicá-los de forma mais consistente. Não vai ser agora porque estou quase entrando na compra ou construção de uma casa para mim, e aí a grana que está nas ações vai entrar para a obra.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

FESA4 na linha de tiro

Ferbasa ultrapassou bem a resistência dos 13 reais e está quase atingindo o topo de outubro do ano passado, perto dos 14 reais. Para um investidor cauteloso, talvez fosse hora de vender para realizar os lucros e apostar contra a alta.

Quando entrei nesse ativo de novo eu havia até configurado um stop-gain em 13,80. Entretanto, repensei a questão e retirei o stop, para ver no que vai dar. O papel vem subindo bem, com força, talvez ultrapasse esse topinho e busque patamares mais altos. Quem sabe atinge de novo o topo histórico? As commodities metálicas vem subindo com força, e as perspectivas de futuro são positivas.

Mas vou manter certa atenção para o que vai realmente acontecer. Olho vivo!

sábado, 3 de abril de 2010

Comprei livro de Joel Greenblatt

Ontem comprei outro livro sobre investimentos para ler. Um livro sobre a Fórmula Mágica de Joel Greenblatt. Encontrei a dica no site Fundamentus, onde inclusive tem um interessante artigo para download sobre o livro.

O livro original se chama "The little book that beats the market", mas em português recebeu a criativa tradução para "O mercado de ações ao seu alcance". Comprei por apenas R$ 25,00 já com frete incluído, na livraria online Memee. Baratinho, o que é bem interessante se for comparar com outros livros sobre investimentos em ações que vi pelas estantes!

Lendo o artigo citado acima fiquei bastante interessado em conhecer mais a fundo a estratégia. A fórmula em si já conheço faz tempo, mas não sabia que havia uma estratégia mais elaborada em seu uso. Parece consistente, e coerente com o jeito que eu gosto de fazer meus investimentos. Penso em adotá-la no futuro.

Registro mensal - março 2010

Faz tempo que eu não posto meus registros mensais. Senti falta deles um dia desses, quando queria pesquisar dados históricos das minhas posições. Sempre é possível recriar a pesquisa usando dados do ADVFN e outros, mas dá bem mais trabalho que vir aqui e apenas olhar.

Março foi um bom mês. As operações de swap que fiz acabaram por dar certo, apesar de demorar um pouco mais que o desejado. No final das contas posso dizer que estou razoavelmente satisfeito com a situação da carteira.

Se bem que ando pensando em fazer outro swap, e voltar a ter posição na Petrobras. Em uma olhada rápida no gráfico me pareceu bem arrumada para subir, e com indicadores super aliviados. Aliás, falando nela, que baita OCO teve no gráfico, hein? Um daqueles clássicos, de livro.

A tabela acima mostra a valorização sobre o preço médio de compra de cada ativo, e na linha do mês, a valorização da carteira sobre o mês anterior.

Já a tabela abaixo mostra a evolução da carteira como um todo, mês a mês, desde o início deste ano. Janeiro e fevereiro não foram bons meses para mim. E dezembro já não havia sido tampouco, de modo que o saldo atual ainda é inferior ao saldo do final de novembro de 2009.