quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Das vantagens de olhar de fora

A impossibilidade de operar traz uma súbita clareza de pensamentos. As análises parecem mais fáceis, as decisões mais óbvias. Tudo resultado das emoções ficarem de fora. Por isso sou contra as simulações, o jogo é muito diferente quando se está envolvido até o pescoço com o rico dinheirinho suado.

Questão do dia. Já tentaram sobrepor um gráfico da PETR4 a um da VALE5? Muito interessante o resultado. Andam juntas por muito tempo, com descolamentos aqui e ali, às vezes uma à frente, às vezes a outra. Nos últimos seis meses enfrentaram ambas uma bela trajetória de queda, consistente, duradoura, à qual se seguiu um bom período lateral. Mas aí em meados de setembro uma vira o jogo e sobe, a outra continua em queda. Até que a diferença entre elas se torna quase que o dobro, ou seja, com uma VALE5 se compra 2 PETR4.


No gráfico, a linha em preto é a PETR4, a verde é a VALE5. Desconsiderem os valores na coluna à direita, pois o gráfico (janela de 6 meses) é montado a partir de um suposto "ponto zero". O importante é olhar a trajetória.

Olhando de fora e sem emoções, que oportunidade de apostar para o futuro. Essa diferença uma hora aí vai voltar a números mais próximos. E a troca então terá valido a pena a quem tiver tido a coragem de sair do time que está ganhando hoje de goleada, para entrar no que está perdendo feio.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

E agora?

IBOV bateu na resistência do topo e voltou, ou está apenas tomando força para superar? Que vocês acham?

Eu não sei, nem olhei gráficos com muita atenção, mas quem quiser ser conservador vende topo e compra fundo... claro que nunca se sabe onde está o topo ou o fundo de verdade, mas a lenda é essa.

A grande questão é sempre a tomada de decisão em ambiente de extrema incerteza. Tudo pode acontecer. Indicadores apontam para cá ou para lá, mas nada pode dar certeza ou sequer segurança.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pertinho do topo histórico!

Navegando acima dos 70 mil pontos, nos aproximamos de maio de 2008, mais de dois anos depois. Será que dessa vez vai passar desse ponto? Não faço a menor idéia. Mas vale dizer que não é a primeira vez que chegamos perto.

A seguir a técnica clássica "venda euforia, compre desespero", ou "venda topos, compre suportes", ou ainda "venda a alta, compre na baixa", está claramente na hora de vender. Não eu, claro, que estou casado com minhas ações por um ano inteiro, mas vocês aí. Alguém se habilita?

Uma questão que está me parecendo interessante é que apesar de estarmos tão próximos ao topo histórico, alguns papéis de alta linhagem estão bem longe de seus topos. É o caso da PETR4, da GGBR4, da GOAU4, da USIM5 e de umas tantas outras. Quais outras será que estão sustentando esse patamar alto na Bovespa, se não são essas grandes?

Aliás, vale dizer que GGBR4 e USIM5 estão num precinho que me parece apetitoso... apenas 21 reais por ação. Os gráficos estão horríveis, tendência de queda claríssima, mas as boas oportunidades raramente parecem boas na hora que aparecem. Só bem depois. De qualquer modo, eu não tenho grana para qualquer outra entrada depois da oferta da Petrobras. Me resta apenas ficar conjecturando de fora.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Continuando

Após fazer uma compra de grande volume e com cláusula de lock-up, certamente vou ter que passar algum tempo sem operar. Não o ano todo que as ações estarão bloqueadas, mas alguns meses até juntar um capital para voltar à diversão.

Pretendo em algum momento aí à frente separar alguma graninha só para compras especulativas, " just for fun" mesmo. Exercitar alguma anáise técnica, desenvolver feeling, me divertir com isso, em suma. Claro que não será jogar para perder, porque ainda não estou em ponto de poder jogar dinheiro fora, mas também não deverá ser uma operação com alto grau de exigência.

Bom, de qualquer modo, o blog não vai ficar parado. Há muito por aprender e compartilhar nesse tempo, estando operando ou não. Assim que passar um período de atividades mais intensas no meu trabalho pretendo voltar a estudar, tanto AT quanto AF, e discutir um pouco aqui.