quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Riscando um gráfico para fazer elocubrações

Férias com chuva resulta em assistir toneladas de séries e documentários na TV e muitas internetices. E nesses passeios internéticos, vez por outra me divirto olhando gráficos. Especialmente quando as coisas parecem ir bem.

Dia 2 de dezembro lancei a hipótese de uma reversão na PETR4, já que via fundos ascendentes. Mas faltava romper um triângulo, já que os topos eram descendentes também. O rompimento veio aí nos útimos 4 pregões, em uma série bem bonitinha de altas. Vamos ao gráfico:


Bom, ao meu ver já dá para traçar um canal de alta bem claro, que está aí em azul. O último pregão inclusive fura esse canal para cima, mas a figura tem uma carinha de reversão danada. Se reverter nos próximos pregões não seria um desastre, desde que se mantenha acima da resistência rompida recentemente. 

O desafio é vencer as próximas resistências, lá nos 27,60 e quase 28. Talvez uma quedinha para aliviar indicadores e tomar uma forcinha possa ser uma boa idéia.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Não é só o Novato que anda parado!

Vejo na minha lista de blogs aqui do Novato na Bolsa que vários dos blogs de investidores que eu acompanho também estão com atualização bem mais lenta que o costume. Por que será?

No meu caso, é reflexo da compra da PETR4 com cláusula de lock-up, que me impede de vender ou alugar as posições que tenho. E para o restante do pessoal? O final do ano não é época de operar? Ou são as festas que não dão vontade de fazer análises e elocubrações a respeito do mercado?

Venceram os touros

Resolvida, ao menos momentaneamente, a disputa do post anterior. Venceram os touros, e a PETR4 passou a resistência dos 26,30 reais com alguma folga. Dois dias de boa alta a colocaram no patamar dos 27 reais, e agora a batalha será para vencer os 27,60, próxima resistência significativa.

De minha parte, é bom ver a posição comprada de volta ao lucro. Até 24 de setembro ainda falta muito tempo e muita coisa pode acontecer, mas se a gente puder sair dessa faixa de congestão e subir com vontade até lá, eu gostaria muito.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Analistas, quem vence essa?

Internetando à toa em meio as férias, fui dar uma olhada no gráfico recente da PETR4, para ter uma noção mais clara de como andam as coisas.


Desenhei umas linhas aí que formaram uma espécie de cunha, em que os fundos são ascendentes e os topos descendentes. Para onde aponta uma situação dessas? Olhando por baixo se tem a impressão de que estamos iniciando uma alta, mas olhando por cima a tendência é de baixa. Indecisão total, incerteza absoluta?

Tempos de mudança

Ando ausente porque estou mudando de casa, de cidade, e até de estado. Saí de Niterói e estou em Vitória/ES, terra que eu gosto muito, e onde vou trabalhar daqui para a frente.

Sobre os mercados e tais, não vejo qualquer mudança significativa. Na Petrobras não houve a tal reversão que eu pensei ver na postagem anterior, mas pelo menos a ação parou de cair. Parece estar flutuando em um canal horizontal razoavelmente estreito, que vai dos 25 aos 26 e alguma coisa. A Bovespa também não parece estar indo a lugar algum, depois de mais uma vez bater perto do TH e retornar. Se bem que não retornou tanto quanto eu esperava.

Fim do ano já está aí na nossa porta, Natal é amanhã de noite (pelo menos a parte que as crianças gostam), estamos em tempos de comemorações e planejamento para o ano que entra. Vem aí resoluções de mudança que dificilmente duram mais que uma semana, mas a gente faz todo ano, de qualquer jeito.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Reversão?

Faz tempo que não escrevo aqui, é verdade.

E é fato que esse lock-up que me foi imposto por conta da compra de PETR4 na Oferta Pública em condições especiais para empregados tirou meu apetite por notícias da bolsa. Não posso fazer nada, nem entrar nem sair, nada, então fico só assistindo.

Há um lado bom nisso. Pode cair que tampouco me afeta. Há tanto tempo para recuperar que realmente não importa o que acontece agora. Aliás, quando bateu nos 72 mil pontos me deu uma baita sensação de "exuberância irracional", e praticamente desejei uma bela correção de rumos.

Mas fico pensando uma coisa. No movimento de alta que levou a Bovespa de volta a mais de 70 mil pontos, algumas blue-chips não colaboraram em igual medida - foi o caso da PETR4, mas me parece que também da GGBR e da USIM5, só para citar algumas. Agora, se cair, será que estas vão junto também, despencando dessa altura baixinha que estão para as profundezas de 2008, início de 2009?

Bom, e para justificar o título do post, será que a PETR4 engatou uma simpática reversão? Dei uma olhada rápida em um gráfico anual, e vi algumas coisinhas positivas. Além da trajetória ascendente recente, tem um fundo um pouquinho mais alto que o anterior, por exemplo.