sábado, 7 de maio de 2011

Comprar valor

Ando com muita saudade das compras e vendas de ações na bolsa. Um ano é muito tempo para ficar só parado olhando!

Hoje depois de fazer a postagem sobre a PETR4, fui dar uma pesquisada no Fundamentus.com.br sobre ações que estão sendo negociadas abaixo de seu valor patrimonial. Fiquei impressionado com o tamanho da lista! E com algumas presenças ilustres nela! Muita ação de empresa de boa reputação no mercado está sendo vendida com P/VP entre 0.1 e 1.0.

Não quer dizer que todas sejam boas compras, mas que deve ter uma porrada de oportunidades aí, deve.

Outra coisa que me impressionou - também são muitas as ações que estão muito próximas do seu menor valor em 12 meses. Outro indicador de oportunidade aí.

Mas vai sempre um alerta: nada está tão barato que não possa cair ainda mais. O mais prudente é fazer uma lista das ações mais apetitosas e ficar acompanhando por um tempo. Quando der uma cara mais clara de fundo, vale uma entrada.

Comprar na baixa, vender na alta

Se você é novato nessa de investir na bolsa, já deve ter parado algumas vezes olhando um gráfico, viu os topos e fundos e pensou "por que não comprei aqui quando estava tão barato?"

A resposta é que nunca se sabe quando está realmente no fundo de uma queda até que a reversão se configure com clareza, o que só costuma se acreditar após fazer um pivot de alta.

Mas tem gente que gosta de arriscar um tanto mais. Ao invés de esperar a reversão, entram na queda mesmo. Parece loucura, mas conheço alguns que já se deram muito bem nessa jogada. Identificam um ponto que a eles parece interessante, geralmente perto de um suporte importante nos gráficos de longo prazo, e embarcam na canoa que naquele momento parece que nunca mais vai parar de afundar.

Claro que não são advinhos, e nem sempre devem acertar. Claro também que vez por outra o papel deve continuar mais um tanto em queda até subir de volta. Mas esses caras não tem pressa, em geral. Simplesmente definem para si mesmos que aquele é um bom preço de compra e esperam isso virar verdade, o que com o tempo parece acabar acontecendo.

Creio que alguns deles devem estar aproveitando esse momento na PETR4. Chegou ao menor ponto em um período de 12 meses. Desastre para a maioria que está comprado, oportunidade única para os corajosos.

Vejamos o gráfico diário de 6 meses:


Que configuração horrorosa, não é mesmo? Nada indica que vá mudar para melhor, pelo contrário. Precisa mesmo muita coragem para colocar uma boa grana nessa hora. Mas no final das contas, são os corajosos que sempre ganham mais. 

Investimento em imóveis

Não, muito obrigado. Não é para mim.

Ontem consegui vender a casa onde morei por 14 anos na cidade de São Mateus. Consegui um bom valor, dentro do que eu esperava e do que ela valia. Foi um bom negócio, em suma. Só que tem um detalhe - esse negócio levou DOIS ANOS  para acontecer.

Como classificar de investimento algo com uma liquidez tão ruim?

Tenho um bom amigo aqui em Vitória que gosta de investir em imóveis. Dia desses conversávamos sobre nossos investimentos, eu comentando as ações, ele os imóveis. Interessante que ele não se adaptou às ações, ao sobe-desce nervoso, à impermanência. E eu não me adapto à baixíssima liquidez dos imóveis, à dificuldade de transacioná-los, às inúmeras taxas aplicadas a estas transações.

Prefiro dez vezes mais pegar a grana e colocar em ações de uma boa empresa, na qual eu confie para o médio e longo prazo. Pode ser que não renda o esperado (como está acontecendo com meu investimento em Petrobras agora mesmo), mas saber que eu posso me desfazer da posição no momento que quiser é muito reconfortante. Facilita muito as coisas.

Bom, com a venda da casa, agora o projeto de compra do apartamento onde estou morando fica garantido. É só esperar o fim do lockup das ações da Petrobras e fazer o negócio. Um grande objetivo de vida meu será alcançado. Aos 42 anos terei apartamento comprado à vista, carro quitado, emprego garantido em uma boa empresa e renda suficiente para minhas despesas. Segurança suficiente para uma vida tranquila.