sábado, 26 de novembro de 2011

Dica de site com informações para fundamentalistas

Pela internet é a maior barbada encontrar sites com análises técnicas. Tem para todos os gostos, dos mais simples aos mais complexos. Mas para os investidores fundamentalistas a coisa já é um tantim diferente. Embora as informações estejam disponíveis, tem que cavocar umas aqui outras ali, juntar umas e outras, para só então se ter o que realmente se quer.

Um site que gosto e uso muito é o Fundamentus. Tem todo tipo de informação de desempenho do último ano das empresas listadas do Bovespa. Mas para fazer um histórico longo de desempenho, tipo os últimos 10 anos, já fica devendo (ou eu é que não aprendi como fazer...).

Outro site que me agradou, e que descobri recentemente, é o do Bastter. A tabela que ele disponibiliza com o desempenho de cada empresa nos últimos 10 anos é muito interessante. Permite ter uma visão da consistência do desempenho da empresa, como vem evoluindo a margem, o lucro, as dívidas, o patrimônio.

Recebi dia desses do Jorge Pablo Zapata a indicação de outro site com ferramentas, que é o InvestSite. Ainda não mexi o suficiente para apontar pontos fortes e fracos, mas o que vem para ajudar sempre é bem-vindo! Fica a dica para a galera que se interessa pela análise de fundamentos!

Aproveitando a deixa, quem tiver outras dicas boas de sites, manda aí nos comentários! Blogs com análises fundamentalistas, por exemplo, me interessam muito!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mission: accomplished!!

Hoje é dia de comemorar! Finalmente, um grande objetivo meu foi cumprido. Comprei o apartamento para o qual vinha economizando (e investindo) dinheiro há 5 anos.

O melhor é que com toda a economia e mais a venda de uma casa que tínhamos numa cidade do interior, pudemos fazer a compra a vista. Não restam prestações, não tem financiamento, não pago juros. Não tem pendência alguma. É todo meu e desde já.

Também consegui fazer essa compra sem mexer na minha carteira de ações. A princípio, todos os meus investimentos eram direcionados para a compra do apartamento, mas consegui uma oferta de um apartamento usado no mesmo prédio que estamos morando mais ou menos do jeito que a gente queria sem precisar usar esses recursos.

Investimos R$ 290 mil nessa compra, já considerando o festival de taxas e impostos dessa transação. Para o mercado de Vitória foi um ótimo preço ao meu ver, porque o apartamento tem amplos 170 m2.

Com essa compra consegui aos 43 anos atingir todos os meus objetivos classe média. Tenho casa própria quitada, carro em boas condições também quitado, emprego estável com boa remuneração e aposentadoria confiável. Tranquilidade total para levar a vida à frente!

sábado, 19 de novembro de 2011

Vale a pena ler esse post do Bastter

Depois de passar uma hora assistindo o vídeo do Bastter sobre análise simplificada de dados fundamentalistas, fui ver os dados da empresa em que estou investindo (PETR4) e as análises deles sobre esses dados. Muito interessante. Vale a pena ver.

Ótima palestra de Bastter sobre análise de fundamentos

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Soprando a brasa

Sabe quando aqueles caras nos programas do Discovery Channel inventam de fazer fogo usando alguma técnica primitiva ou indígena? Conseguem uma brasinha de nada e ficam lá soprando, torcendo para aquilo virar uma chama de verdade? É meio assim que estou me sentindo ao ver a PETR4 batendo nos 22 reais!

Falta um bom tanto para chegar num patamar realmente agradável, mas depois de tanto tempo em queda qualquer repique já diverte. Vamos vendo até onde isso vai. Arnaldo disse num comentário de uma postagem anterior que há previsões de que esse repique leve o IBOV até os 66k, se for isso mesmo talvez a PETR4 chegue a um ponto interessante.