quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Análise solta da PETR4

Dá para perceber duas tendências conflitantes na PETR4 nesse gráfico de 5 anos. Olhando por cima uma baita tendência de queda, super consistente. Topos sempre menores que o anterior, seguidamente.

Mas, olhando por baixo, tem uma tendenciazinha de alta, bem leve... fundos quase sempre mais elevados que os anteriores.

Quem leva quando essas duas linhas se encontrarem, daqui a pouquinho? Um novo padrão forçosamente vai ter que surgir. Que pode seguir a linha de cima, a de baixo ou mesmo nenhuma das duas. Aí tá a grande limitação desse tipo de análise, mostra tudo daqui para trás, mas nada daqui para frente. De todo modo, análise gráfica é só diversão mesmo.

Voltando para questões mais fundamentalistas, o risco-governo na PETR4 tá cada vez maior, e o mercado tá penalizando. Não é só pânico momentâneo, é a impressão confirmada repetidas vezes que vários outros fatores que não a saúde da empresa são considerados em decisões que dizem respeito a ela. Seja controle da inflação, PAC, superávit primário, ou outras questões, as decisões estão saindo com forte viés governamental. E esse viés não tem sido positivo para os números da empresa.

Bom, talvez esse seja mesmo o melhor momento para entrar, que é quando ninguém mais parece querer. Só saberemos bem mais à frente. Eu, como já estou nessa barca com muito mais comprometimento da carteira do que seria saudável, nem vou sair nem vou colocar mais grana. Fico só assistindo.