Mercado em queda há dias. Todas as minhas posições estão em prejuízo. Estou perdendo dinheiro direto.
De todas as operações que fiz até agora, ganhei dinheiro em uma apenas, a da Natura. Todas as outras deram prejuízo. É uma taxa de sucesso muito baixa, que reflete a minha inexperiência para operar em mercado turbulento.
Ontem estava pensando se deveria realizar prejuízo nas posições, deixar cair mais fundo e recomprar mais abaixo. É uma estratégia interessante, mas tem um defeito grave - eu não sei se vai cair mais que já caiu. E se não cair, terei posto dinheiro fora, como no último stop da PETR4.
Estou mais inclinado a atravessar mais essa crise aí comprado. E também estou cada vez mais interessado em análise fundamentalista, em buy & hold mesmo. Essa estratégia de ficar entrando e saindo toda hora até agora não me mostrou resultados consistentes, apenas prejuízos.
Vamos analisar um pouco. Eu tenho ações da Petrobras, da Vale e da CSN. Todas empresas extremamente sólidas, e com ótimas perspectivas para este ano. Recomendadas por quase todos os analistas de mercado. Por mais que caiam agora, devem retomar mais à frente.
Mas tem a tal crise americana, que parece afetar o mercado daqui em espasmos. A questão é o quanto ela vai afetar o mercado brasileiro, se é capaz de provocar um realinhamento de preços dos ativos, mesmo daqueles claramente lucrativos e de grandes perspectivas.
É claro que eu não faço idéia da resposta precisa. Mas tenho minhas esperanças que não seja. Tenho uma idéia de que, passado o espasmo de medo, os investidores, mesmo os internacionais, se voltem para os mercados mais promissores, e comprem as ações das empresas mais rentáveis e seguras. São exatamente as que tenho. E quando isso acontecer, o mercado sobe novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário