sábado, 7 de maio de 2011

Investimento em imóveis

Não, muito obrigado. Não é para mim.

Ontem consegui vender a casa onde morei por 14 anos na cidade de São Mateus. Consegui um bom valor, dentro do que eu esperava e do que ela valia. Foi um bom negócio, em suma. Só que tem um detalhe - esse negócio levou DOIS ANOS  para acontecer.

Como classificar de investimento algo com uma liquidez tão ruim?

Tenho um bom amigo aqui em Vitória que gosta de investir em imóveis. Dia desses conversávamos sobre nossos investimentos, eu comentando as ações, ele os imóveis. Interessante que ele não se adaptou às ações, ao sobe-desce nervoso, à impermanência. E eu não me adapto à baixíssima liquidez dos imóveis, à dificuldade de transacioná-los, às inúmeras taxas aplicadas a estas transações.

Prefiro dez vezes mais pegar a grana e colocar em ações de uma boa empresa, na qual eu confie para o médio e longo prazo. Pode ser que não renda o esperado (como está acontecendo com meu investimento em Petrobras agora mesmo), mas saber que eu posso me desfazer da posição no momento que quiser é muito reconfortante. Facilita muito as coisas.

Bom, com a venda da casa, agora o projeto de compra do apartamento onde estou morando fica garantido. É só esperar o fim do lockup das ações da Petrobras e fazer o negócio. Um grande objetivo de vida meu será alcançado. Aos 42 anos terei apartamento comprado à vista, carro quitado, emprego garantido em uma boa empresa e renda suficiente para minhas despesas. Segurança suficiente para uma vida tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário