O capítulo 19 do livro "Como se tornar um operador e investidor de sucesso" de Alexander Elder trata de suportes e resistências. Vamos às minhas anotações de leitura desse capítulo.
> Suporte é o nível de preço em que as compras são bastante intensas para interromper ou reverter uma tendência de baixa. Identifica-se os suportes no gráfico conectando com uma linha horizontal os fundos.
> Resistência é o nível de preço em que as vendas são bastante intensas para interromper ou reverter uma tendência de alta. Identifica-se as resistências nos gráficos traçando uma linha horizontal conectando os topos.
> Há que ter cuidado com falsas rupturas de suportes e resistências. Amadores tendem a seguir rupturas, enquanto que os profissionais tendem a se opor a elas.
> Suportes e resistências existem porque as pessoas tem lembranças, guardam memória dos momentos em que os preços começaram a subir ou pararam de cair, e tomam decisões baseados nelas.
> Também vale dizer que suportes e resistências existem porque as massas de operadores sentem dor e arrependimento. Investidores com posições compradas são acometidos de dor intensa. Perdedores estão determinados a sair assim que o mercado lhes der outra chance. Aqueles que deixaram de aproveitar uma oportunidade sentem arrependimento e também aguardam nova chance de entrar. A dor e o arrependimento são brandos dentro da faixa entre o suporte e a resistência, mas se tornam lancinantes quando há rompimentos. A força dos suportes e resistências depende da intensidade dos sentimentos entre as massas de operadores de mercado.
> Quanto mais duradoura for uma área de suporte ou resistência, mas forte ela será. Um suporte de duas semanas é mínimo. Um de dois meses é intermediário. E um de dois anos é tão forte que se converte em padrão de valor.
> Quanto maior for o volume de negócios numa zona de suporte ou resistência, mais forte será a rejeição da tendência.
Dicas de negociação sobre suportes e resistências:
- Sempre que a tendência que você estiver seguindo aproximar-se do suporte ou da resistência, estreite seu stop de proteção.
- Suportes e resistências são mais importantes em gráficos de longo prazo que em gráficos de curto prazo. Gráficos semanais são mais significativos que diários.
- Os níveis de suporte e resistência são úteis para emitir ordens de stop de perda ou proteção de lucro. Se você comprar e colocar seu stop abaixo deste nível, estará dando bastante espaço para a alta. Operadores cuidadosos compram depois de um rompimento de alta e colocam o stop no meio da área de congestionamento.
- A melhor hora de comprar um rompimento de alta num gráfico diário é quando sua análise do gráfico semanal sugerir que uma nova tendência de alta está em desemvolvimento. Verdadeiros rompimentos são confirmados por altos volumes, enquanto falsas rupturas apresentam volumes mais baixos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário