sábado, 27 de setembro de 2008

Para ver a baixa que virá...

... basta ler os blogs "Trading in blog" e "Cinco pesos de dois quilos", todos dois com links aí ao lado.

Os dois blogs apresentam análises super fundamentadas em dados, sobre a bagunça que está acontecendo na economia americada, e seus efeitos sobre o mundo todo. Recomendo também ler os comentários, que muitas vezes superam até os posts em conteúdo e qualidade.

Confesso que tenho lido os dois com assiduidade, e muito do cenário que estou vendo à frente está influenciado pelo que dizem nos dois blogs. Por conta deles, mudei um tanto minha estratégia, que era comprar em pontos interessantes e manter, para uma estratégia de acompanhar o repique que espero que aconteça, usando stops próximos.

Estou trabalhando com a expectativa de que vai haver uma alta a partir do anúncio da aprovação do pacote de socorro americano. Essa alta vai ser significativa, e não vai ficar um ou dois dias, mas talvez até duas ou mais semanas, levando o IBOV para uns 60 mil pontos (é chute puro, nenhum dado sustenta esse número).

Mas, depois de um tempinho de alta, as más notícias vão superar os 700 bi do pacote, mais furos vão aparecer no casco do naviozão, e a ladeira vai virar de novo abaixo. E aí vai cair muito mais baixo do que já esteve, continuando a trajetória de baixa que começou em maio e ainda vai muito adiante.

Vou aproveitar a alta momentânea para colocar stops em todas as posições atuais, caso elas ultrapassem os preços médios de compra. Sendo stopado, saio e espero a grande queda líquido ou investido em RF.

Bom, esse é o cenário previsto e o plano consequente a ele. Vamos ver agora se a realidade segue essa linha, ou se as previsões estão todas erradas, o que também é possível.

3 comentários:

  1. Parece perfeito, Rodrigo! Vejo que finalmente você está mais realista, menos "esperançoso"... Pois eu vou fazer exatamente o mesmo que você! Vou aproveitar o repique do plano de ajuda, e depois vou ficar na RF até depois das eleições americanas, que acho que é quando o barco vai afundar.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, as perdas ensinam bastante. Esperança demais só faz a gente se dar mal nesse negócio.

    Gostei dessa tua sacada da eleição como limite para a alta.

    Estou preparando um estudo sobre as ações que mais caíram nessa baixa. Tá cheio de papel aí com mais de 50% de queda, tem até 90%. Os setores de construção civil, varejo e shoppings são os recordistas em perdas, pelo que vi até agora.

    Esse estudo não é para jogada agora no repique, mas para depois, bem mais à frente, já na retomada.

    ResponderExcluir
  3. É histórico. A politicada segura os grandes problemas para depois das eleições. FHC também desvalorizou o Real logo depois que foi re-eleito...

    ResponderExcluir