O blog do Giuoco Piano cantou bem a pedra, em tempos de queda na bolsa os blogueiros ficam mais quietinhos. Cai a quantidade de postagens em geral.
No que me concerne, é verdade. Dá pouca vontade de falar qualquer coisa, e vou mais além, tem horas que nem dá vontade de pensar nisso. É uma estratégia de defesa, do tipo "deixa eu esquecer essa coisa toda por um tempo". Na ilusão de que com o tempo vai melhorar.
Mas vou resistir a esse impulso do silêncio, e vou continuar registrando aqui minhas muitas dúvidas e inquietações, agora bem mais doloridas que antes.
Stops - é igual a luz, você só dá valor quando falta. Tirei todos os stops depois da bobagem da saída da MMMX3, por considerar que não estava sabendo configurar o ponto certo onde colocá-los. Estava tomando mais violinos do que protegendo meu capital. O resultado não foi muito agradável - veio uma bela queda e eu permaneci comprado o tempo todo, perdendo dinheiro dia a dia. Lição a aprender com isso - o problema não é ter o ou não ter stops, pois fica claro que se deve ter. O problema é saber configurar os stops adequadamente, para que protejam das perdas, mas não impeçam os ganhos, cortando movimentações naturais dos papéis.
Disciplina - confirmo o que o Alexander Elder escreve -defina antes o que vai fazer, e atenha-se a esta estratégia. Deixar para definir no meio do jogo é um grande erro. A mente da gente muda o tempo todo, são notícias daqui e dali, o que parecia promissor num momento no outro parece um desastre pronto a acontecer e por aí afora. Não dá para operar com consistência ao sabor do momento. Tem que se ter uma visão de longo prazo, e uma estratégia consistente com essa visão. Confesso que estou falhando bastante nesse quesito.
Queda e esperança - Quando as coisas começam a cair, a gente acha que daqui a pouquinho vai reverter, que é movimento natural. Quando a queda tem lá uns 3 dias, já tá doendo, mas vai bater naquele suporte ali pertinho e vai voltar. Quando fura aquele suporte, já se está perdendo tanto, que não dá vontade de encerrar a posição com tamanha perda. Passa a parecer mais negócio esperar uma reversão, seja lá quando ela venha. E aí a queda continua, e esse jogo só piora. Quanto mais cai, maior a dificuldade de largar o osso. Erro crasso, mas vai mudar isso lá onde importa, nas emoções da gente!
Estou precisando repensar minhas posições com muito cuidado, e talvez realizar um prejuizão desagradável em VCPA4. Na verdade já deveria ter realizado antes, bem antes, mas a estúpida esperança acima estava no comando. Na VALE5 estou perdendo bem mais, é verdade, mas essa tem muito mais capacidade de reverter, dando uns meses aí pra frente. PETR3 tá em leve perda, bem menor que as outras duas. Penso se devo encerrar ela também, para recomprar mais abaixo. O relatório da corretora indica queda ainda.
São muitas dúvidas... a única certeza é que não é nada fácil esse jogo. Ao contrário do que as manchetes de revistas com milionários fazem crer, na Bolsa perder dinheiro é bem mais fácil que ganhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário