Mercado em baixa é outro jogo, muito mais difícil. Para profissionais mesmo. É nessa hora que a gente percebe que é um boboca, que não sabe nada mesmo.
Todas as minhas posições estão com forte prejuízo. Até as Valezinhas compradas outro dia já caíram. A tendência de alta e retomada era fake, suspiro passageiro dos touros no meio da festa dos ursos.
O que começo a pensar, e não estou sozinho nessa, é que o grande movimento de baixa pode ter chegado, após 5 anos consecutivos de alta. Esses dados todos sobre inflação mundial, queda no crescimento, recessão americana... é bem capaz que o mercado permaneça aí em queda por um bom tempo, jogando os preços de tudo lá pro chão. Entre 2000 e 2003 ficou uns 2 anos só caindo. Nada impede que isso aconteça de novo, igual ou até pior.
O que fazer nessa bagunça? Uma alternativa, velha conhecida, é ficar quieto com as ações que já tenho, esperando recuperação que um dia deve vir. Fiz isso nas últimas crises, e não me dei mal. Passado o desespero do povo, os papéis retomaram os patamares anteriores e subiram além dos topos históricos. Pode demorar uns bons meses, entretanto. Para isso é importante que a tendência de alta geral, dos gráficos semanais e mensais se mantenha.
Outra alternativa é vender tudo no ponto que está, com grande prejuízo, e esperar um bom fundo, para recomprar e aproveitar a subida que deve vir. Aí a questão passará a ser o reconhecimento do fundo. Como dá para ver na compra de mais VALE5 dia atrás, não sou muito bom nisso... capaz de eu ficar vendendo com preju, comprando mais abaixo, vendendo de novo com mais preju, comprando um pouco mais abaixo... uma jogada pouco inteligente.
Mas, se eu conseguisse identificar direito o fundo, a venda agora seria uma boa. Apesar da perda no momento, pegar o movimento de retomada de patamares bem mais baixos seria um meio interessante de maximizar os ganhos, e retomar o que foi perdido mais rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário