domingo, 30 de agosto de 2009

Comentando as pechinchas

Vou fazer alguns comentários soltos sobre as empresas dessa nova lista de pechinchas.

Feita a busca pelos fundamentos, vale sempre dar uma olhada no gráfico da ação, especialmente os de longo prazo. Gosto de ver o gráfico semanal de 2 anos, para ter uma boa visão da história recente da empresa. Não pretendo fazer uma análise técnica muito precisa, até porque nesse tipo de investimento essa não é a principal ferramenta.

SGAS3 - Baixíssima liquidez. Até no gráfico semanal tem períodos sem negócios. Não me agrada entrar em ações com poucos negócios, pode complicar na hora de sair. Além disso, o papel já recuperou toda a queda do ano passado. Isso não impede de dar uma disparada, mas aí a aposta é diferente... eu ainda estou com a mente ligada em retomadas, não tanto em crescimento.

CPLE6 - Um papel que gosta de fazer topos em julho. Fez seu maior topo em 2007 a 36 reais, depois em 2008 bateu 34,6 reais, e agora anda nos 29 reais. Pouco espaço a retomar até bater nestes topos, não é jogada que me encante.

TUPY4 - Mesma situação de SGAS3, baixíssima liquidez. Não me interessa. Dá umas subidas e descidas bruscas, coisa de subir ou cair 2 reais no dia de repente. Está nos 12 reais, topo anterior em 20, tem bom espaço para recuperar, mas não é meu tipo por conta da liquidez e do comportamento.

CTSA4 - Essa vem numa linda trajetória de alta nesse ano, mas já recuperou tudo que tinha perdido. Agora é aposta em crescimento, como a CPLE6. Só digo que quem apostou nessa ação lá em novembro deve estar rindo de orelha a orelha... foi de pouco mais de 1 real para mais de 3,30.

BALM4 - Liquidez nula, praticamente. Pior até que SGAS3 e TUPY4. Não é para mim. Aliás, parece ser para ninguém de tão poucos negócios que tem.

SAPR4 - Olha aí uma das que tenho em carteira na lista! Interessante, huh? Que tal colocar mais uns trocados nesse papel que eu mesmo já considerei um erro ter entrado? Motivos seriam a linda trajetória de alta que vem mantendo desde o fundo da crise de 2008, o espaço que tem até seus topos, que estão na faixa dos 3 reais. E um último detalhe, me parece ter uma bela bandeira no gráfico semanal, que para os grafistas deve indicar uma bela alta vindo. Um outro motivo para entrar com mais grana nessa seria diluir os custos de transação da primeira operação, que estão proporcionamente muito altos.

CSMG3 - Fantástica trajetória de alta nesse ano, mas me parece já ter recuperado tudo que podia. Agora é aposta em crescimento. Nada impede de dar certo, mas não é o tipo de jogada que estou pensando em fazer.

SBSP3 - Taí uma aposta que eu gostei. Bela trajetória de alta desde outubro, e bom espaço a recuperar ainda (dos 33 aos 46 reais). Dá para acreditar que com a recuperação geral do mercado a Sabesp volte a flutuar entre os 40 e 45 reais, sem contar possibilidades de crescimento.

CEDO4 - Baixíssima liquidez e pior, forte queda recente. Totalmente fora de cogitação.

DXTG4 - Papel em queda constante há dois anos!!! Voltou a patamares de 2007, e não foi pela crise geral do ano passado. Aposta de altíssimo risco, eu estou fora.

PTNT4 - Troquei da PTNT3 para a PTNT4, por conta de liquidez. Foi um erro meu deixar a ON em vez da PN na planilha, então conserto o erro agora na análise. Bom esse papel ficou parado na faixa entre 6,50 e 7,00 reais por vários meses, aí subitamente deu um pulo aos 10 reais! Fechou em 9,13, no que parece ser uma realizadinha. Para onde será que vai agora? Topos anteriores lá nos 15 reais. Um detalhe me chama atenção - o papel começou a cair antes da crise do ano passado, ainda em janeiro. Algum motivo deve haver.

ELET6 - Essa eu já tive em carteira, só que era a ON e não a PN. Mas é a mesma empresa, não faz muita diferença. Fiquei com ela em carteira um bom tempo durante a crise, e vendi com perda numa troca por Vale ou Petro, nem lembro. Olhando o gráfico semanal de 3 anos fica claro que esse papel já voltou completamente a sua faixa de negociação. Não vejo grande potencial de crescimento, fica oscilando numa faixa larga que vai dos 24 aos 28 reais, com picos em 30. Detalhe interessante - fez topo neste ano, e depois caiu aos 24. Do lado bom da coisa, está no momento no fundo do canal, oportunidade boa para uma jogada especulativa. Compra aos 24, vende nos 28 reais..

Um comentário:

  1. Opa, agora que vi a analise mais detalhada de cada ativo.! POis é, ativos sem liquidez, to fora tbm!

    ResponderExcluir