Acho que já falei disso antes por aqui, em outro momento. Um dos sinais de que a hora de entrar na Bolsa já passou faz tempo, e que uma baixa de avezinha é quando revistas de negócios começam a manchetar os ganhos da Bolsa. Claro que não é nada científico, mas tem lá sua lógica. Alexander Elder fala disso nos livros dele que eu li.
E aí, qual a manchete da Exame desta quinzena??
Ops, então vem queda por aí... só espero que seja apenas mais um pivot de alta.
Deveriam lembrar do poço escuro e frio que ela foi no ano passado...
ResponderExcluirhehe... foi um poço escuro, frio e bem fundo...
ResponderExcluirAté que uma queda seria bem saudável. Voltarmos até uns 50k talvez. Vamos nos preparar para os dois lados. Ou três?...
Mas muito, muito não cai não. Não tem motivo pra uma queda tão grande. Mas uma boa realizada, sim, há motivo...
É tão fácil manipular números, não é mesmo? Para quem sofreu as quedas do ano passado, a recuperação ainda não trouxe de volta tudo que se foi e mais o custo de oportunidade. Mas a revista não quer saber disso. Pega o fundão, vê onde estamos hoje, e calcula quanto de alta precisou para chegar até onde está. Fica um número tão lindinho quanto enganador. Ou melhor, útil apenas para algum iluminado que entrou pela primeira vez no fundão, ou que teve o fantástico insight de sair exatamente em maio passado e só retornar em outubro.
ResponderExcluirMas o lance do post era mais pelo lado preditivo de queda que essas capas e manchetes podem ter. Concordo que uma boa realizada não seria nada mau, mas prefiro que não se perca a configuração de alta, pelo menos no semanal. Quem sabe um pivot de alta no semanal não viria a calhar?
É fácil dizer que subiu 100% desde o fundo.
ResponderExcluirQuero ver quem tinha coragem de comprar naquela hora terrível do pânico, quando havia até ameaça de quebradeira.
A grande maioria das pessoas estava comprada, com algum prejuízo, ou então entrou bem depois.
Não é fácil mesmo ter aproveitado bem essa alta desde então.
Tem razão que quando sai nas revistas é porque a bolsa já está saturada. Só que desta vez podemos ter alguma realização, mas não uma queda tão forte quanto aquela.
Como o Arnaldo disse, raros eram os não comprados, e quem teria coragem de colocar mais dinheiro no que poderia virar claramente um fogueira de dinheiro?
ResponderExcluirEssa semana tá bem estável... movimento relativamente pequeno, até porque os dados das empresas já foram divulgados e não há motivos para compras ou vendas que façam oscilar de verdade os mercados, vamos andar de lado por uns dias...
Ah, torço loucamente que apareçam milhares de revistam falando que a bolsa dobra, triplica dinheiro... mais gente vai trazer seu dinheiro para aumentar os preços e assim possamos vender nossas posições em altas emplendorosas (utopia)
Abraço.