quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Das vantagens de olhar de fora

A impossibilidade de operar traz uma súbita clareza de pensamentos. As análises parecem mais fáceis, as decisões mais óbvias. Tudo resultado das emoções ficarem de fora. Por isso sou contra as simulações, o jogo é muito diferente quando se está envolvido até o pescoço com o rico dinheirinho suado.

Questão do dia. Já tentaram sobrepor um gráfico da PETR4 a um da VALE5? Muito interessante o resultado. Andam juntas por muito tempo, com descolamentos aqui e ali, às vezes uma à frente, às vezes a outra. Nos últimos seis meses enfrentaram ambas uma bela trajetória de queda, consistente, duradoura, à qual se seguiu um bom período lateral. Mas aí em meados de setembro uma vira o jogo e sobe, a outra continua em queda. Até que a diferença entre elas se torna quase que o dobro, ou seja, com uma VALE5 se compra 2 PETR4.


No gráfico, a linha em preto é a PETR4, a verde é a VALE5. Desconsiderem os valores na coluna à direita, pois o gráfico (janela de 6 meses) é montado a partir de um suposto "ponto zero". O importante é olhar a trajetória.

Olhando de fora e sem emoções, que oportunidade de apostar para o futuro. Essa diferença uma hora aí vai voltar a números mais próximos. E a troca então terá valido a pena a quem tiver tido a coragem de sair do time que está ganhando hoje de goleada, para entrar no que está perdendo feio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário