sábado, 7 de maio de 2011

Comprar na baixa, vender na alta

Se você é novato nessa de investir na bolsa, já deve ter parado algumas vezes olhando um gráfico, viu os topos e fundos e pensou "por que não comprei aqui quando estava tão barato?"

A resposta é que nunca se sabe quando está realmente no fundo de uma queda até que a reversão se configure com clareza, o que só costuma se acreditar após fazer um pivot de alta.

Mas tem gente que gosta de arriscar um tanto mais. Ao invés de esperar a reversão, entram na queda mesmo. Parece loucura, mas conheço alguns que já se deram muito bem nessa jogada. Identificam um ponto que a eles parece interessante, geralmente perto de um suporte importante nos gráficos de longo prazo, e embarcam na canoa que naquele momento parece que nunca mais vai parar de afundar.

Claro que não são advinhos, e nem sempre devem acertar. Claro também que vez por outra o papel deve continuar mais um tanto em queda até subir de volta. Mas esses caras não tem pressa, em geral. Simplesmente definem para si mesmos que aquele é um bom preço de compra e esperam isso virar verdade, o que com o tempo parece acabar acontecendo.

Creio que alguns deles devem estar aproveitando esse momento na PETR4. Chegou ao menor ponto em um período de 12 meses. Desastre para a maioria que está comprado, oportunidade única para os corajosos.

Vejamos o gráfico diário de 6 meses:


Que configuração horrorosa, não é mesmo? Nada indica que vá mudar para melhor, pelo contrário. Precisa mesmo muita coragem para colocar uma boa grana nessa hora. Mas no final das contas, são os corajosos que sempre ganham mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário