sábado, 7 de maio de 2011

Comprar valor

Ando com muita saudade das compras e vendas de ações na bolsa. Um ano é muito tempo para ficar só parado olhando!

Hoje depois de fazer a postagem sobre a PETR4, fui dar uma pesquisada no Fundamentus.com.br sobre ações que estão sendo negociadas abaixo de seu valor patrimonial. Fiquei impressionado com o tamanho da lista! E com algumas presenças ilustres nela! Muita ação de empresa de boa reputação no mercado está sendo vendida com P/VP entre 0.1 e 1.0.

Não quer dizer que todas sejam boas compras, mas que deve ter uma porrada de oportunidades aí, deve.

Outra coisa que me impressionou - também são muitas as ações que estão muito próximas do seu menor valor em 12 meses. Outro indicador de oportunidade aí.

Mas vai sempre um alerta: nada está tão barato que não possa cair ainda mais. O mais prudente é fazer uma lista das ações mais apetitosas e ficar acompanhando por um tempo. Quando der uma cara mais clara de fundo, vale uma entrada.

5 comentários:

  1. Olá Rodrigo, ando querendo entender de Ações na Bolsa e vim parar aqui. Li que vc está há 12 meses só observando e eu há 36meses!! Foi só eu entrar nesse negócio q degringolou de vez, a sorte q conservadora q sou, joguei apenas com o q não me faria falta, claro, caso perdesse tudo, mas agora quero reverter e ter de volta meu dimdim, ainda que em 10 anos!! O problema é que nada entendo, sou apenas intuitiva e sei que uma hora muda, e estou querendo colar em alguém mais experiente,kkkkk Se você puder me explicar qual é a fundamental diferença entre aplicar em fundo de ações e direto na Bolsa, sei q em fundo tem a taxa administração e valores a partir de 200reais e aplicando direto? Agradeço antecipadamente. (Aplico em Fundo-Petro)

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, também sou petroleiro (embarcado em P-07) e estou chegando agora no mercado de investimentos, estava cansade de destruir a vida com os 21 dias de folga.

    Achei interessante seu blog, com alguns links interessante para quem esta começando como eu.

    Abraços ! ! !

    Antonio Carlos de A. Almeida

    ResponderExcluir
  3. Adoramos a iniciativa de informar aos novatos os caminhos da aprendizagem . Parabéns por compartilhar seu conhecimento ...

    ResponderExcluir
  4. Wilma, recomendo a você a leitura dos meus posts do início de 2008, quando estava em momento parecido com o seu agora. Material de janeiro e fevereiro de 2008, especialmente. Por á fiz uma série de postagens e considerações sobre a diferença de aplicar em fundos ou diretamente em ações. Já apliquei em fundos por um bom tempo, e decidi partir para a aplicação direta em ações por conta das vantagens em impostos e maior controle sobre o investimento, basicamente.

    Antonio Carlos, meu colega petroleiro, bem-vindo ao Novato na Bolsa! Bons investimentos!

    ResponderExcluir
  5. Ah Rodrigo, agora que vi sua resposta...lembrei de ti agora por ter ficado na minha mente a frase: "nada está tão barato que não possa cair ainda mais",é o que tenho visto, e não querendo acreditar. Essa era minha intensão passar diretamente para ações, MAS...vou parar por aqui,rsrsr Passarei lá em 2008. Faço minhas as palavras da E.Trader. SDS!!

    ResponderExcluir