quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Análise solta da PETR4

Dá para perceber duas tendências conflitantes na PETR4 nesse gráfico de 5 anos. Olhando por cima uma baita tendência de queda, super consistente. Topos sempre menores que o anterior, seguidamente.

Mas, olhando por baixo, tem uma tendenciazinha de alta, bem leve... fundos quase sempre mais elevados que os anteriores.

Quem leva quando essas duas linhas se encontrarem, daqui a pouquinho? Um novo padrão forçosamente vai ter que surgir. Que pode seguir a linha de cima, a de baixo ou mesmo nenhuma das duas. Aí tá a grande limitação desse tipo de análise, mostra tudo daqui para trás, mas nada daqui para frente. De todo modo, análise gráfica é só diversão mesmo.

Voltando para questões mais fundamentalistas, o risco-governo na PETR4 tá cada vez maior, e o mercado tá penalizando. Não é só pânico momentâneo, é a impressão confirmada repetidas vezes que vários outros fatores que não a saúde da empresa são considerados em decisões que dizem respeito a ela. Seja controle da inflação, PAC, superávit primário, ou outras questões, as decisões estão saindo com forte viés governamental. E esse viés não tem sido positivo para os números da empresa.

Bom, talvez esse seja mesmo o melhor momento para entrar, que é quando ninguém mais parece querer. Só saberemos bem mais à frente. Eu, como já estou nessa barca com muito mais comprometimento da carteira do que seria saudável, nem vou sair nem vou colocar mais grana. Fico só assistindo.



3 comentários:

  1. Fala, pessoal
    Tudo certo?
    A tempos visualizo alguns de seus posts e ultimamente resolvi me aventurar nessa leva de blog's sobre educação financeira e bolsa de valores também!
    Já te adicionei ao meu blogroll, se puder, me adicione aí também!
    Aguardo sua passagem pelo meu endereço, se possível.

    Abraços e obrigado pelo conteúdo sempre de qualidade!
    Pobre Poupador
    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo,
    No dia 28 de outubro de 2011 deixei um comentário aqui no teu blog, com uma análise de que IBOV e PETR subiriam naqueles meses e que depois cairiam muito. Sugeri que você saísse da PETR naquela ocasição, em que ela chegou perto dos 26,00, porque depois ela cairia muito devido as intervenções do governo. Pra você ver como o gráfico estava certo....... E você não acreditou quando eu disse que este governo faria mal à petr.
    Mas, enfim, agora não adianta chorar sobre o leite derramado. Acho que esse gráfico de longuíssimo prazo indica alta. Mas no caso de PETR voltar aos 26-30 reais é aconselhável sair da PETR, buscar ações mais saudáveis e respeitar mais os gráficos. Veja que você pagou caro por não seguir este caminho.
    Abração
    Arnaldo

    ResponderExcluir
  3. Arnaldo, que bom vê-lo por aqui! Por tudo que se mostra, sua análise foi na mosca, hein?

    ResponderExcluir