segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dois artigos muito instigantes

Dois grandes amigos me recomendaram hoje a leitura de dois artigos publicados no site do Valor Econômico, e repasso a dica para os leitores.

O primeiro é do economista André Lara Resende, um dos paizinhos do Plano Real. Embora o autor não seja figura que eu recomende pelo seu passado, seu artigo me pareceu muito bem embasado, e muito provocativo. Faz pensar. Se chama "Os novos limites do possível", e foi publicado em 20 de janeiro deste ano.

O artigo de Lara Resende é tão provocativo e instigante que suscitou uma crítica no mesmo veículo, por parte de André Rocha, que mantém o blog "O estrategista" também no Valor Econômico. O artigo se chama "Otimismo moderado ou André Lara Resende", numa bem sacada paráfrase de uma peça famosa de Nelson Rodrigues.

Preciso ler os dois mais uma vez para fazer melhores considerações, mas já em primeira leitura as pulgas se acomodaram todas atrás da orelha e as minhocas se assanharam dentro da cachola.

4 comentários:

  1. E a análise gráfica acertou!
    No dia 28 de outubro coloquei aqui que, segundo análise do Stormer, o Ibov chegaria aos 66k. Estamos chegando... O que vem depois? Não sei opinar, mas não desprezo a possibilidade de a crise europeia voltar a incomodar. A questão da China também é uma preocupação para o Brasil. E essa seria a previsão no texto de André Lara Resende.
    Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, chegamos aos 66. E agora,vamos para cima ou para baixo novamente? Será que toca no TH e retorna ou ultrapassa? Tem fundamentos para ir acima? Sei lá, sei lá. Não tenho capacidade para essas previsões, nem tampouco para fazer análises.

      Agora Arnaldo, acho que a previsão do texto do Lara Resende é muito, mas muito mais sombria que apenas uma "volta da crise européia". É praticamente uma ruptura com o modelo atual, que é baseado em crescimento econômico. Com a exaustão dos recursos do planeta o modelo de crescimento se torna impossível. E sem crescimento, as bolsas vão para o pé, e muita coisa vai junto. Mas é coisa para anos à frente, não para já.

      Excluir
    2. Sim, Rodrigo, entendi. Eu acredito que o capitalismo ainda durará séculos. Até lá, a preocupação do Brasil é com a crise na Europa, o desaquecimento da China, e problemas internos, como a desindustrialização.
      Arnaldo

      Excluir
  2. Pra que ter tanto esforço pra se investir?! Quer investir seu dinheiro em um sistema em que você só ganha?
    Email: nnoelsantos@gmail.com
    MSN: tridente.27@hotmail.com

    ResponderExcluir