sábado, 26 de novembro de 2011

Dica de site com informações para fundamentalistas

Pela internet é a maior barbada encontrar sites com análises técnicas. Tem para todos os gostos, dos mais simples aos mais complexos. Mas para os investidores fundamentalistas a coisa já é um tantim diferente. Embora as informações estejam disponíveis, tem que cavocar umas aqui outras ali, juntar umas e outras, para só então se ter o que realmente se quer.

Um site que gosto e uso muito é o Fundamentus. Tem todo tipo de informação de desempenho do último ano das empresas listadas do Bovespa. Mas para fazer um histórico longo de desempenho, tipo os últimos 10 anos, já fica devendo (ou eu é que não aprendi como fazer...).

Outro site que me agradou, e que descobri recentemente, é o do Bastter. A tabela que ele disponibiliza com o desempenho de cada empresa nos últimos 10 anos é muito interessante. Permite ter uma visão da consistência do desempenho da empresa, como vem evoluindo a margem, o lucro, as dívidas, o patrimônio.

Recebi dia desses do Jorge Pablo Zapata a indicação de outro site com ferramentas, que é o InvestSite. Ainda não mexi o suficiente para apontar pontos fortes e fracos, mas o que vem para ajudar sempre é bem-vindo! Fica a dica para a galera que se interessa pela análise de fundamentos!

Aproveitando a deixa, quem tiver outras dicas boas de sites, manda aí nos comentários! Blogs com análises fundamentalistas, por exemplo, me interessam muito!

10 comentários:

  1. Embora a análise fundamentalista tenha uma roupagem aparentemente mais "sólida", cai no mesmo eterno problema da análise técnica/gráfica : é perfeita para analisar o passado. Cansei de ver ações que eram fortemente indicadas pelos fundamentalistas este ano (vide Hypermarcas) que viraram o maior mico.
    Qual a saída então ? Há anos os estudiosos de finanças tem uma única recomendação : determine qual o percentual de risco que você quer correr, compre uma carteira diversificada (ou um ETF, como hoje temos no mercado, BOVA11) e vai viver a vida. Estatisticamente, é a melhor alternativa, principalmente levando-se em conta tempo e custo de oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Essa sugestão do Marcelo é excelente para os holders. Tenho acompanhado o BOVA11 e é muito interessante, acompanha o Ibov e tem boa liquidez.
    E ainda sugeriria entrar no "papel" num desses momentos de pânico, que acontecem vez em sempre...
    Arnaldo

    ResponderExcluir
  3. outro site fund. completissimo, porém é meio trabalhoso aprender a usar, www.comdinheiro.com

    ResponderExcluir
  4. ps.: penso que o maior erro do grafista ao comparar AT com AF é achar q o fundamentalista compra preço quando na verdade ele compra empresas. Mas isso é papo pra mais de metro. hehehe

    ResponderExcluir
  5. Robson, valeu a dica, vou dar uma olhada!

    Essa diferença entre comprar preço e comprar empresas é muito interessante de se debater.

    Há uma outra diferença ainda, que não sei se é entre AT e AF, mas que me saltou aos olhos depois de ver aquele vídeo-palestra do Bastter. Há os que transacionam, e os que estão adquirindo patrimônio. Eu, por exemplo, não decidi direito ainda de qual destes lados estou, mas certamente prefiro comprar uma porrada de ações de uma empresa do que um apartamento ou sala comercial.

    ResponderExcluir
  6. Complementando, os que transacionam visam o ganho entre a operação de compra e a de venda, não importando nesse momento quanto tempo há entre uma e outra.

    Os que adquirem patrimônio pensam em acumular algo seguro para seu futuro, algo de valor que poderiam dispor no caso de necessidade ou na velhice/aposentadoria.

    São diferentes perfis de investidores. Mas me parece que se o sujeito quer acumular algo que deverá ter valor em um futuro que pode estar distante, o preço hoje não é muito relevante. A qualidade da empresa e as perspectivas de futuro são.

    Mas está certo também o Marcelo Veiga, porque tanto AT quanto AF mostram apenas o passado. Não dá para saber se a qualidade da administração que produziu os indicadores que hoje se vê vai permanecer. Nem tampouco se uma mudança no macroambiente vai mudar todas as perspectivas e possibilidades da empresa. Por essas incertezas é que eu não concordo com o "compra e esquece". Creio serem necessárias revisões periódicas na carteira, para manter ela atualizada com as melhores possibilidades.

    ResponderExcluir
  7. Sem nenhuma pretensão de deter a verdade, somente de colaborar para o blog do Rodrigo que considero corajoso em expor todas as suas dúvidas (e também vitórias) que na verdade são de todos que tentam participar deste mercado, entre AT e AF fico com a abordagem de finanças, que analisa o mercado pelo lado da estatística, da matemática, do risco sistêmico e do não-sistêmico. Sem querer me alongar muito pois este assunto vai longe, o que se prova estatisticamente é que é muito difícil bater o índice. Deve haver exceções, é claro, vide Peter Lynch e Warren Buffet, embora até este último vem sendo contestado.

    ResponderExcluir
  8. AT é coisa de pessoa física, que aceita correr o risco de deter 01 única ação muitas vezes. E eu me incluo nisso, pois as vezes corro este risco. Mas não faz nenhum sentido para grandes investidores e/ou institucionais. AF tem que provar que um conjunto minuciosamente escolhido de empresas consegue bater no médio/longo prazo o indíce que trimestralmente é renovado seguindo a vontade do mercado.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com O Marcelo. "Bater" o índice já é uma vitória enorme para o investidor amador, como bem disse Aswath Damodaran no livro "Filosofias de Investimento".
    Há quem faça isso comprando ETFs regularmente, há os que preferem montar uma carteira balanceada levando em conta o "beta" da ação.
    Em ambos os casos, o risco é diluído porém nunca eliminado. Afinal, é por isso que chamam de "Renda Variável".

    ResponderExcluir
  10. Excelente análise com perspectivas para 2012 e anos seguintes. Imperdível!... Com Leandro Rushel. Procurar os dois vídeos: "Perspectivas para o mercado de ações em 2012", data de 17 de janeiro.
    Arnaldo
    http://www.youtube.com/user/leandrostormer

    ResponderExcluir