domingo, 25 de janeiro de 2009

Novidades?

Ou apenas mais do mesmo? Obama veio e assumiu, linda festa, momento histórico e tal e coisa. A bolsa caiu no dia, como eu achava que cairia. Mas dentro da faixa de operação que marquei faz tempo, entre os 35 mil e os 40 mil pontos.

Aracruz foi comprada pela VCP. Já era negócio em andamento desde o ano passado, tampouco coisa nova. Mas impactou fortemente os preços das ações, me levando a pensar no que os investidores desse papel andavam pensando, o que esperavam. Caiu para os 2,05, e depois subiu um pouquinho.

Talvez eu devesse ficar chateado com a queda da Aracruz. "Perdi" todo o lucro expressivo que estava tendo, de uns 50%, coisa assim. Mas não fiquei. Estou achando normal, flutuações do mercado mesmo. Desde que o papel bateu na faixa de 2 reais que está oscilando até os 3 e volta. Pelo menos dessa vez não bateu fundo histórico (ainda!).

Gerdau voltou a oscilar entre os 15 e os 17, normal também, e as demais Vale e Petrobras, também passeiam em seus canais de negociação. Nada de muito novo sob o sol.

A questão continua sendo - vamos cair pra valer de novo daqui a pouquinho? Ou vai ficar essa pasmaceira, indo e vindo daqui para ali sem avançar nada de significativo? Estou apostando na segunda opção, mas tenho medo da primeira. E pior que ter medo, não tenho estratégia de proteção ainda. Estou bem relapso com isso. Se cair vou me arrepender por anos de não ter estabelecido nada consistente como proteção.

2 comentários:

  1. Rodrigo,

    Este é um jogo complexo, já deu pra perceber. Tirando o fato (já consumado) de que ninguém sabe quanto tempo vai durar esta crise, até onde ela vai, se já chegamos ao fundo do poço, etc, etc, etc, exitem questões técnicas das cotações ( e entre elas) que também fazem parte do jogo.

    Faço referência especificamente a Aracruz : a VCP, ao fechar negócio semana passada, definiu uma relação de troca entre as ações preferenciais de ARCZ6 e VCPA4 de 0,1437 entre elas (o que, aliás, explica a queda). Ou seja, a partir de agora as 02 ações andam juntas nesta razão, até que seja concluido a incorporação da Aracruz pela VCP.
    Agora, se vc tivesse comprado as ordinárias da Aracruz vc estaria rindo à toa, pois estas se valorizaram 100% no dia do anúncio da negociação, pois a elas foi dado o direito do tag along.

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Valeu a explicação, Marcelo. Não tinha lido a respeito ainda. Na verdade, ando meio desligado do mercado, questões do trabalho estão me absorvendo por inteiro, e não sobra tempo e nem voltade de procurar conhecimentos como fazia ano passado. Estou me dando umas "férias" do mercado, com a particularidade de permanecer comprado o tempo todo.

    ResponderExcluir