segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Como enfrentar a queda

Se você está compradão como eu, a primeira lição vem de Mr. Eike Batista: "Não perdi nada. Só perde quem vende!".

Não é hora de vender nada, aliás, nem é hora de comprar nada! Não é hora de vender porque com toda certeza você já está em prejuízo, provavelmente de grande monta, e vender vai apenas consolidar essa perda toda. O mercado está numa daquelas fases de "exuberância irracional", só que com sinal invertido. Tudo é motivo de pânico e quedas. Não vá entrar nessa onda que é fria total.

Mas também não é hora de comprar nada, só que por outros motivos. A liquidação está em curso mas as promoções podem melhorar um bom tanto ainda! Melhor esperar o salseiro acabar para só então aproveitar a "xepa", como diz meu amigo Hélio Tadeu.

Enquanto espera, se as quedas doem, não olhe o noticiário, não acompanhe as cotações, não busque saber o que aconteceu hoje ou amanhã. Aproveite o tempo para estudar a estratégia de investimento que vai adotar quando a tempestade serenar. Que empresas pretende comprar, e quais os critérios levaram a estas escolhas? Uma boa idéia é escrever a estratégia, os critérios de compra, e também estabelecer um ranking entre as várias ações que estão se tornando ótimas oportunidades de modo a compor uma carteira de grande potencial.

Um comentário:

  1. Bem, eu que nada entendo dessa coisa doida de fundo de ações, ações na bolsa se tivesse um volume bom de dinheiro tiraria 2/3, e quando passasse essa nuvem jogava lá novamente. Faz uns dois meses o Mauro H. da CBN deu a dica para alguém que tinha depositado 240mil em ações/fundo e só lhe restavam 90mil (era p/comprar casa)a assumir a perda e transferir para renda fixa e tesouro direto, que agora só o que se fala, apesar do meu espanto acho que foi melhor, eu mesma devia ter saído ali,mas...vou pagar pra ver se vai zerar mesmo!! Mas como vc falou, fundo BB é uma droga, porque ainda tenho que pensar pra 2dias, na sexta 5% e hoje 8% e amanhã será 10%?? Quero ver o Mr Eike B. repetir a frase...hahaha, vai ficar só ele, penso eu na minha ignorância que são estes riKos que quando saem dá nisso, pra onde foi esse dinheiro todo resgatado, espero que volte, tô aqui só aguardando, ai meus sais!!!

    ResponderExcluir