sábado, 8 de outubro de 2011

Mercado em queda requer paciência

Passei mais de mês sem postar nada aqui. É que não havia nada a dizer, nada aconteceu que fosse digno de nota. Não realizei operações, não fiz estudos, só fiquei olhando os preços da PETR4 caírem mais e mais.

Falando nela, finalmente acabou o lock-up das minhas ações. Passado um ano da compra, agora as ações estão disponíveis para eu fazer o que eu quiser com elas. Mas sinceramente, o que se vai querer fazer com ações que apresentam uma queda de 30%? Só segurar a onda e seguir em frente mesmo. Não tenho a menor intenção de vender e assumir esse prejuízo. Não faz sentido.

Aliás, se aprendi uma coisa nesse ano inteiro sem operar, foi a ter paciência. Foi um aprendizado forçado, é verdade, mas creio ter agora mais condições de segurar um papel por longo prazo, independente do que esteja acontecendo com as cotações.

5 comentários:

  1. Eventualmente os preços deverão voltar ao menos aos padrões de normalidade, algo próximo do VPA (para facilitar a conta). Talvez o grande prezuízo nessa espera seja o "custo de oportunidade".
    Digo pois diante do cenário macroeconômico, infelizmente, a petro deverá ser uma das últimas a se reerguer...

    Pense nisso.

    ResponderExcluir
  2. Bah, amigão, se for calcular custo de oportunidade a coisa fica feia! Deixa para depois, he he he! Nessa aplicação a estratégia é só esperar mesmo. O triste é que essa espera pode durar anos. Muitos deles. Já houve crises aí que levaram mais de 8 anos para retomar o ponto inicial da queda. O bom é que minha compra não foi no topo. Mas só isso é bom nessa história.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo.
    Eu, depois de uns três anos errando, aprendi que o mais importante é respeitar os gráficos. Hoje eu não erro mais. A não ser os prejuízos "normais" das operações canceladas. Um bom operador ganha mais do que perde. Já no caso de um buy-and-holder, o jeito é esperar mesmo...
    Arnaldo

    ResponderExcluir
  4. Arnaldo, quanto tempo! Bom ver você por aqui e saber que suas operações estão andando bem. Nessa queda toda, está operando com venda a descoberto?

    ResponderExcluir
  5. Eu sou tranquilo, não opero todo dia. Prefiro swings trades, segurando alguns dias ou semanas. Não gosto de descoberto, alugo e vendo. E também opero alguns repiques na compra. Com disciplina, tenho feito bons trades. Operações conceladas de uns 3% de prejuízo, e operações lucrativas de uns 5 a 7% de lucro. Achei minha fórmula...
    Arnaldo

    ResponderExcluir