sábado, 19 de dezembro de 2009

Como andam as pechinchas de 30 de maio?

Em 30 de maio eu fiz um estudo com a Magic Formula de Greenblatt, levemente adaptada para meus interesses e preferências, para identificar papéis com bons fundamentos e em bom momento de compra. Foi o estudo que deu base para a compra da FESA4.

Hoje me deu curiosidade de ver como aqueles 10 papéis evoluíram nesse tempo, de junho até agora. Quais subiram, quanto subiram, quais ficaram no lugar... será que algum deles caiu? Vamos ver como andam as pechinchas!


E vejam só, as duas vencedoras são PFRM3 e EZTC3. Lindas valorizações de praticamente 80%. Ê delícia!

As minhas duas small não ficaram mal na foto, com o 3o e 4o lugar na lista. ROMI3, que andei cogitando comprar ficou pior colocada, veja só...

O interessante é ver a TUPY3. Foi a única que caiu. E é impressionante que um papel tenha perdido valor nesse ano de tão forte valorização geral e otimismo com o futuro!

Vamos ver os gráficos de todas elas, para saber mais de como passaram esse tempo todo, e pensar em perspectivas para o futuro. Ah, todos os gráficos foram customizados para apresentar o período entre 29/05/09 e 18/12/09.

Essa aí abaixo é a Profarma, a grande vencedora. Uma bela trajetória de alta, mas meio que em degraus. Recentemente deu uma rompida de resistências e retornou, provavelmente ferrando vários que acreditaram na conquista de mais um degrau, he he he.




EZ TEC, a que me parece ter o melhor gráfico. Lembro que não entrei nela porque naquela época já somava mais de 100% de valorização desde o fundão. Uma bela prova que não tem limites para altas, 100% pode ser muito, mas pode ser muito pouco também. Se olhar desde fevereiro ou março, o valor deste papel quase quadruplicou. Nada mau, huh?




Sanepar, a minha caçulinha. Tenho uns trocados insignificantes aplicados nela. Lembro que por muito tempo depois de comprar fiquei achando que tinha feito bobagem. É outro papel que se move em degraus, e o único nessa lista que engatou rally de alta recentemente. Deu uma coisa aí nela em dezembro e os preços voaram dos 2,40 para os 2,70. Claro que pintou arrependimento de não ter comprado mais, mas por outro lado é papel de liquidez muito baixa, e nesse sentido um pouco perigoso.




Ferbasa, a minha predileta! Teve uma alta estupenda até outubro, quando cheguei a ter mais de 70% de valorização. Mas de lá para cá o papel engatou uma triste e consistente tendência de baixa, diretamente relacionada a resultados trimestrais bem fraquinhos. Se eu fosse mais dado a jogadas ágeis, já deveria ter saído dela. Mas como confio nos seus fundamentos e nas perspectivas de futuro, vou ficando. Ando pensando até em comprar mais, mas aí é melhor esperar confirmar um fundo, pelo menos. Comprar no meio da baixa é bobagem.




Indústrias Romi, a vice-campeã nas minhas preferências de junho. Foi difícil decidir entre essa e a FESA4, e olhando este gráfico e os números, dá para ver que teria sido praticamente a mesma coisa. As duas tiveram uma alta forte, e agora vem em tendência de queda. Mas me parece que FESA4 está um pouco pior configurada no gráfico, pois ROMI3 ainda não perdeu os suportes mais significativos.




Bematech. É interessante ver como os gráficos dessas smalls se parecem. Essa está no time de  FESA4 e ROMI3. Teve uma boa alta até novembro, e agora mostra uma tendência de baixa significativa. Só que BEMA3 me parece ter feito um fundo duplo ali nos 8 reais recentemente, e talvez seja a melhor configurada para uma retomada entre essas três.



Mas que fria essa Petenatti, hein? Dá uns saltos inesperados, e depois faz um longo retorno à mediocridade. Além disso, liquidez minúscula, o que a torna muito vulnerável a especuladores mais agressivos, que podem manipular os preços. Estou completamente fora de uma aposta dessas.




Celesc vinha em uma trajetória de leve alta, praticamente lateral, até dar uma empinada muito esquisita já em dezembro. Mas tão rápido quanto subiu, desceu. Não é meu tipo de papel, muita volatilidade, muita incerteza. E afora esse salto estranho, o ritmo de valorização é muito tênue.



E agora com vocês, a mais fria de todas, a única que conseguiu perder valor em um ano de valorização geral. Tupy. Papel de pouca liquidez, e altíssima volatilidade. Se move aos saltos, tanto acima quanto abaixo. Definitivamente não faz meu tipo.



A Tupy serve bem como mostra de que não bastam bons fundamentos para um papel ter boa performance, ou melhor dizendo, a análise do passado não garante um dia à frente, seja por meio de fundamentos ou de gráficos. Seja lá a ferramenta ou método de análise e escolha, tem que ter sempre na mente que pode dar errado.

2 comentários:

  1. E a valorização da Bovespa nesse período ? Seria interessante a comparação com a ibov neste mesmo período.

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, Renato.

    I IBOV no mesmo período passou de 53197 pontos para 66794 pontos, o que dá uma valorização de 25,56%, menor que 6 dos papéis mostrados no estudo.

    Só Petenatti, Celesc e Tupy tiveram performances abaixo do Bovespa no mesmo período. Interessante, não é mesmo?

    ResponderExcluir