quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tempos de blog parado

Nestas últimas semanas o trabalho está me exigindo maior atenção e envolvimento, então não tenho postado quase nada por aqui. Tampouco tenho tido tempo de estudar ou sequer ver melhor o que está acontecendo. Vejo apenas o gadget dessa página indicando como andam meus papéis, e por meio dele me parece que a FESA está numa rota muito desagradável de queda. As outras também andaram caindo um pouco, mas bem menos.

Andei pensando em vender as FESA e comprar outra coisa, mas como não tive tempo de estudar melhor a operação, não a fiz. Fico pensando também que essa queda pode ser é uma oportunidade de comprar mais FESAs, e não de vender as que tenho, compradas a um preço muito bom.

Só que tenho medo da história das minhas ARCZ6 se repetir. Assisti o papel empinar acima uns 100%, depois vi cair de volta tudo que tinha subido, sem fazer nadinha. Aí depois de outro movimento vendi com 20% de valorização. Um ganho expressivo, mas comparado com o que poderia ter tido, quase nada.

Quem aí está mais atento, o que está rolando aí que justifique essa queda, essa paradeira? Dezembro não era para ser mês de euforia, de alta?

6 comentários:

  1. Temos as duas situações/possibilidade agora.
    Pra cima: estamos em tendência de alta, acima das LTAs e MMs.
    Pra baixo: como as Bolsas já subiram bastante no ano, qualquer notícia ruim que aparece o mercado "treme". Foi o que aconteceu agora, com os problemas de Dubai.
    O mercado parece querer fazer o rally de fim-de-ano, mas essa de Dubai foi pesada mesmo... Vamos ver se seguram as notícias ruins só pra ano que vem... hehe...
    Como mantemos a tendência de alta (no Ibov) eu ainda "aposto" no teste dos 70.000 e talvez 74.000 ainda este ano. Estou comprado, e vendo se chegar nos 74k, ou se a tendência mudar pra baixo mesmo.
    As ações parecem "desorientadas", algumas caem bastante, outras sobem bastante, outras totamente paradas... Difícil agora, comprar, vender, trocar etc... Eu permaneço comprado, e vendo nos casos que sitei acima.

    ResponderExcluir
  2. Fala meu amigo Rods,
    Vi um acesso no meu blog de manaus e depois fiquei sabendo que vc esteve por lá :D
    legal...

    Sobre sua estratégia - fundamentalista - é ai que eu te pergunto.

    Quando saber a hora de sair de um papél tomando por base os fundamentos ???

    Será que quando os balanços vierem a público não será tarde demais pra sair ?

    Da ultima vez que teclamos mercado estava em alta forte e vc me perguntou como eu "escapava" dele na minha estratégia.
    Agora é minha vez de te perguntar. Como vc escapa da baixa na sua estratégia ? ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo,
    Primeiro sobre o mercado: acho que tanto os gráficos diário e semanal estão carregados, pesados mesmo, o dificulta grandes altas. No entanto, ninguém tem coragem de vender mesmo com notícias ruins como o caso de Dubai e o PIB brasileiro abaixo do esperado. Ainda acredito em 72k até o final do ano mas depois deve vir uma correção forte (aposto em uns 30% no mínimo).
    Sobre FESA4 tinha que cair pois subiu igual a um foguete.A realização atual encontra-se em um ponto chave pois a MMe26 no semanal é R$11,10. Acredito que vai se sustentar por aí pois a baixa no gráfico diáriocomeça a perder força. Uma nova compra seria com a superação dos R$11,65 e caso perca os R$11,00 no semanal pode ir a R$10,00.
    Espero ter ajudado. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Robson, eu mesmo que estava em Manaus! Sobre saída em termos fundamentalistas, vale até uma postagem específica sobre isso, vou ver se faço. Mas em linhas gerais seria numa deterioração ou dos fundamentos da empresa, ou do cenário que justificou a compra (que levaria a uma deterioração dos fundamentos). Por isso, não é verdade que seja feita sempre muito depois do momento certo, depende mesmo é do investidor estar por dentro dos cenários.

    Agora, é verdade que não é coisa frequente. Não conheço fundamentalista que fique entrando e saindo do mercado. A idéia é outra. Por exemplo, nenhum deles pensaria em sair da FESA agora, pelo contrário. Se os indicadores da empresa continuam bons, se o cenário de futuro aponta melhoras, para quê sair?

    Marcelo, obrigado pela análise! Essa percepção de que a queda dela pode estar já no final é uma boa notícia. Embora quedas não devam ser encaradas como coisas ruins, é sempre uma emoção desagradável ver os preços do ativo que temos derretendo.

    ResponderExcluir
  5. Ah, só compementando ao Robson - eu não diria que minha estratégia seja fundamentalista. Estou evoluindo para esse lado, mas ainda longe de chegar lá. Tanto que frequentemente fico pensando em vender uma coisa e comprar outra, ou mesmo olhando gráficos e tentando sacar o que está acontecendo. Não pretendo ser xiita de nada.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma análise da Ferbasa...
    http://bolsafinanceira.blogspot.com/2009/12/ferbasa-pn-fesa4-teste-nos-1100-e-na-lr.html

    ResponderExcluir