sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Derretendo de novo?

Mas cadê o tal otimismo de dezembro? Tô perdendo em todas as frentes. E sem saber se saio ou se fico.

Chega uma hora que nem dá mais vontade de sair mais, porque fica aquela imagem da cotação que já se teve martelando a mente. Vendo as FESA perto dos 11 pila, se já vi ela quase nos 14? Será que não seria precipitação? O cenário dela de futuro não me parece ruim assim, as condições que me fizeram comprar ela ainda estão aí. Se eram válidas antes, porque achar que deixaram de ser agora?

Ando pensando em nadar contra a corrente, só para ver no que dá. Ao invés de fazer o que a emoção me manda, que seria sair das FESA4, que tal comprar mais? Poderia aproveitar essa queda toda para comprar valor em liquidação!

Essa idéia faz muito sentido quando relatada em livros bem depois do fato, mas na hora de fazer dá um receio danado de estar pulando para dentro de um barco que está afundando. Aquele mantra de "compra na baixa, vende na alta" é fácil de dizer e escrever, mas na hora de fazer é que se percebe o quanto é contra-intuitivo. É muito mais fácil e confortável pensar em comprar algum papel aí no meio da tendência de alta!

Bom, no meio das minhas habituais dúvidas, não tenho feito nada. Essa semana passei toda mergulhado em tanto trabalho que nem tive tempo de pensar a sério nessas coisas todas, mal dava tempo de olhar as cotações. Mas agora entrei de férias, vou dar uma pensada nessas coisas todas com mais carinho e cuidado.

2 comentários:

  1. Pois é... E o rally de Natal ainda não veio.
    Por um lado, ainda vale o que eu disse, tendência de alta mas, com o mercado esticado, forte alta durante o ano, sempre há o temor de realização.
    Mas o que parece ser mesmo, é que todo mundo acreditava em alta em dezembro, e aí em janeiro viria a "grande" correção. Como "todos" acreditavam em queda em janeiro, começaram a vender agora! Pra que esperar janeiro...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, tá me parecendo que todo mundo resolveu antecipar as saídas por conta dessa realização anunciada, e aí ela mesma chegou mais cedo. Pelo que parece fecharemos o ano abaixo dos 70 mil pontos, já que nessa semana de pré-natal não acredito em fortes movimentações.

    ResponderExcluir