segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Padrão de comparação para as pechinchas da Magic Formula

Seguindo dica do Renato nos comentários da postagem anterior, segue o gráfico do IBOV para o mesmo período analisado nas pechinchas, de 29/maio a 18/dezembro.

A valorização da Bovespa foi de 25,56% no período, inferior à maior parte das smalls selecionadas pelas Magic Formula. Com exceção da Celesc, Petenatti e Tupy, todas as outras tiveram performances bem maiores, na ordem dos 40%.

Por um lado, isso demonstra que a fórmula funciona para escolha apropriada de papéis com boas bases e perspectivas. Por outro lado, o fato de 1/3 dos papéis selecionados terem performance inferior é sinal de alerta, avisando que o risco sempre permanece próximo. Não há método de análise infalível.


2 comentários:

  1. A decisão, com base na Magic Formula, por investir em small caps, normalmente de baixa liquidez, deve ser sempre com visão de longo prazo.

    ResponderExcluir
  2. Certamente! Todo investimento com base em fundamentos se presta mais ao longo prazo. Um tanto por isso estou fazendo essa avaliação mais de 6 meses depois da primeira análise.

    Se bem que meio ano nem deveria ser considerado longo prazo, tá mais para médio. Vamos ver como será a performance desses papéis daqui a mais meio ano, no final de maio.

    ResponderExcluir