sábado, 6 de dezembro de 2008

Essa dica vale a pena

Essa é para iniciantes e outros panacas como eu, que ainda precisam aprender muita coisa para apenas parar de perder dinheiro na bolsa.

Um leitor anônimo, comentando uma postagem lá de 30 de janeiro, passou a dica de mais um blog precioso, o de Dalton Vieira (http://www.daltonvieira.com/ - já está na lista de links ao lado).

O blog oferece ouro para iniciantes: análises técnicas em vídeos! Dá para entender com clareza a aplicação de todos os conceitos, e ver o uso das principais ferramentas, como histograma MACD, OBV, IFR. É fantástico, duzentas vezes melhor que ler livros a respeito. Ih, exagerei nessa. Digamos que não substitui os livros, mas os complementa perfeitamente.

Como já falei montes de vezes, não sou dos 10 mais fanáticos por AT. Não confio em suas previsões, simplesmente. Entretanto, acho extremamente útil para entender o passado. A AT é um sistema preciso de registro do comportamento humano no mercado, e embora não fale nada do futuro, ajuda tremendamente a compreender como as coisas estão acontecendo. E essa compreensão pode ser fundamental na hora da tomada de decisão - comprar agora ou depois, o que comprar, etc.

Dois metacomentários:

- O que a internet oferece de maior valor hoje para o aprendizado são os blogs. Não tem tamanho o que é possível encontrar na blogosfera. Blogs hoje são muito melhor que os sites de notícias, por exemplo, e na minha opinião, superam até os fóruns especializados. Hoje eu prefiro muito mais ler o Clube de Viena, o Trading in Blog e o Giuoco Piano a ler as notícias ou até os comentaristas do Investshop e Portal Exame.

- Acho engraçado quando surge um comentário em uma postagem já bem antiga. Essa é a segunda vez que acontece de alguém comentar uma postagem lá do início do blog. Como esses leitores acham essas postagens?

3 comentários:

  1. Eu leio alguns blogs diariamente e recomendo sempre! Não faço operações sem antes buscar orientação em alguns deles. Claro que devemos ter nossa própria estratégia, mas eu ficaria sem ação, sem essas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Puxa Rodrigo, valeu muito pela dica do site do Dalton Vieira. Ainda não tive oportunidade de observar os vídeos com mais calma, mas já gostei.

    =)

    Que dia na bolsa ontem hein?

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Fueres, eu perdi o bonde de ontem totalmente. Quando olhei já estava mais de 6% acima, achei que já não era mais hora de entrar. Vamos ver para onde vai hoje. Se mantiver trajetória, dá entrada, pois vários papéis romperam resistência e formaram pivot de alta.

    ResponderExcluir