quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Já era minha jogada com GOAU4

Nem sempre dá certo, não é mesmo? A aposta na GOAU4 não resistiu um dia inteiro. Bateu stop pouco depois da abertura do mercado. Saí a 18,38.

Mas sem ressentimentos. Configurei o stop assim curtinho mesmo, de propósito. Não era para encarar flutuações negativas, era para aproveitar um possível movimento de alta, que não veio. Está tudo em baixa hoje.

Resultado da jogada - prejubinha de 135 reais na conta.

Falando em lucro e prejuízo, em novembro terminei com lucrinho de 303 reais nas operações fechadas naquele mês. Todas com esse dinheiro que chamei de "capital especulativo".

Segue o barco então. Vou ficar olhando a queda pra ver até onde vai, e depois escolho uma nova aposta.

7 comentários:

  1. Eu tenho feito alguns tiros curtos, mas tenho ficado no 0x0... Compro a ação, ela cai mais um pouco, aí espero ela voltar, e vendo... Pelo menos estou conseguindo pagar os custos... Tem sido bom não perder, e é um bom aprendizado... Um dia a gente ganha.. hehe...

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, estou estudando o Mini-Indice Futuro da Bovespa. Parece muito interessante! A gente pode apostar na venda também!! A bm&f tem um excelente simulador! Ontem fiz minha primeira "aposta". Ontem eu "vendi" um contrato, cerca de R$ 1.500,00. Hoje, na queda da manhã (porque eu apostei na queda), eu "recomprei". O mini-indice caiu de 35.500 para 34.900. Queda de 600 pontos de ontem pra hoje de manhã. Cada 100 pontos vale R$ 20,00. Então, com 1 contrato, de R$ 1.500,00, eu ganhei R$ 120,00! Ah! o custo por operação é coisa de 2 ou 3 reais!!! Parece bom, não é?!... Acho que já vou começar a operar de verdade! Se você se interessar, faça seu cadastro no simulador. Eu achei ótimo...

    ResponderExcluir
  3. Opero ações há 25 anos. Quer um conselho de quem opera índice futuro há 15 anos e ainda está vivo?

    Menos de 1% sobrevivem no índice futuro. Talvez nem 0,5%. Talvez nem 0,1%.

    KB

    ResponderExcluir
  4. Certamente operar índice futuro é muito arriscado. Mas se o Rodrigo está disposto a fazer pequenas apostas com o "capital especulativo" que ele chama, poderia operar mini-índice.
    Rodrigo só "aposta" na alta, poderia fazer uma "pequena" aposta na baixa. O mini-contrato custa cerca de R$ 1500,00. Tenta o simulador, se não gostar, nem continua.

    ResponderExcluir
  5. Arnaldo, valeu a dica, vou dar uma olhada no simulador para ver como é a operação com mini-índice.

    KB, agradeço o comentário, ainda mais com tantos anos de experiência como base. Pelo jeito, vale para os mini-índices o mesmo que para as outras atividades extremamente expeculativas, sobrevivem muito poucos no longo prazo. Em um determinado e curto espaço de tempo, sempre tem alguns operadores com índices de rentabilidade impressionantes, mas que depois são devolvidos ao mercado nos meses e anos seguintes.

    Uma curiosidade: por acaso você é o KB do "Trading in Blog"?

    ResponderExcluir
  6. Fiz a minha observação devido ao elevadíssimo índice de mortalidade dos se atrevem a operar índice.

    No entanto, quero enfatizar que esse meu conselho somente se aplicaria a quem alavancasse no índice. A alavancagem no índice pode ser imensa no caso da corretora oferecer fiança, caso contrário é algo em torno de 7 vezes.

    Significa que os ganhos e as perdas são amplificados em 7 vezes ou mais, dependendo da alvancagem.

    Como consequência, o timing tem que ser muito aguçado, senão...phudeu.

    Por outro lado, caso não queira alavancar, o índice futuro não é o melhor lugar, pois a cada dia perde-se o equivalente à taxa cdi, calculada sobre o valor da operação no caso do índice a vista permanecer estável.

    Outro dia a Bovespa anunciou o início dos negócios de 3 ETFs, sendo que um deles emula o índice Bovespa, cujo código no momento me escapou.

    Espero ter ajudado.

    Abs

    KB
    (Trading in Blog)

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo, dois ótimos textos sobre mini-índice.
    Acho bom para pequenos especuladores, como nós, e não para os "grandes", que alavancam, de quem o KB falava...
    http://dbinvestment.blogspot.com/2008/08/mini-ndice.html
    http://dinheirama.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=552

    ResponderExcluir