quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Tempos fora

Passei uma semana aí sem postar nada. Por um simples motivo, não havia nada a dizer. Estou com as mesmas posições da última postagem, e nenhum fator signifativo se alterou. Os preços oscilaram um pouco, como é natural, mas se mantiveram acima das faixas identificadas anteriormente como suporte.

Vou dizer uma coisa - acho que estou parando com as jogadas especulativas. Fiquei aí essas últimas semanas me divertindo com entradas e saídas, e o resultado foi pífio. Não ganhei nem perto do que a bovespa valorizou no período, aliás, longe disso.

Essa constatação me leva a pensar sobre essas estratégias, e mais uma vez, a validade dos stops próximos. Em duas das entradas que saí stopado, USIM5 e GOAU4, se tivesse ficado com os papéis estaria em boas condições agora. Muito boas até, se fosse com a USIM5. O medo de perder impede que se ganhe.

Estou chegando, mais uma vez, à constatação que para ganhar dinheiro de verdade, só comprando em pontos significativos, e encarteirando por longos períodos. Nessa estratégia, o crucial é acertar o tempo de compra. Não precisa ser no mais absoluto dos fundos, mas também não se deve ficar esperando mil confirmações de retomada. Um tanto de aposta e risco sempre existe.

Coerente com esse pensamento, creio que cheguei a uma carteira que me agrada manter por um bom tempo. PETR4, VALE5, GGBR4 e ARCZ6. Todas me parecem ter bom potencial de crescimento, no longo prazo. Vou mantê-las em carteira e ver no que dá.

5 comentários:

  1. o amigo poderia fazer um estudo de fher3,
    esta bem abaixo do valor da firma.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    Quem sou eu pra dar conselhos, apenas mais um investidor iniciante na Bolsa que também perdeu muito dinheiro em 2008...
    Mas como eu lhe disse algumas vezes, parece-me que você opera acreditando em retomada da alta. E na verdade nós ainda estamos em CLARA TENDÊNCIA DE BAIXA. Rompimentos e pivots não funcionam como antes. E como estamos em tendência de baixa, o jeito é esperar a confirmação da retomada da alta, ou operar na QUEDA, ou na VENDA. Por isso eu lhe sugeri estudar operar vendido no mini-índice. Você também poderia operar vendido em ações, mas o mini me parece mais barato. CLARO QUE TODOS TÊM RISCOS. O que eu acho errado mesmo é ficar apostando na alta quando estamos no meio de uma grave crise e em clara tendência de baixa. Eu, por exemplo, ganhei um pouquinho operando vendido, e ganhei também um pouquinho na compra, no mês de dezembro, mas eu só comprava quando caía muito. E por fim, se o teu perfil é mesmo investidor de longo prazo, então é deixar lá, esquecer, e deixar com o tempo, que este sim, um dia trará bons frutos para as Bolsas...

    ResponderExcluir
  3. Arnaldo, seus comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos, especialmente quando apontam inconsistências no que eu digo ou faço.

    Eu resisto ainda à idéia de operar vendido. Nem sei dizer exatamente o porquê, mas não penso em operar desta forma, pelo menos por enquanto.

    Estou chegando, mais uma vez, à conclusão de que minha estratégia vai ser longo prazo mesmo. Entradas e saídas, mesmo quando dão alguma graninha, não me parecem uma boa. Sempre que operei assim, ganhei menos que um fundo Bovespa me daria. Então cada vez mais me parece que a melhor forma de investir em renda variável é fazer boas compras, apostando em bons indicadores fundamentalistas, e esperar com paciência de jó por anos, se necessário. As outras formas ou exigem um conhecimento de profissional, ou rendem pouco, que não compensa o risco.

    Então, a estratégia agora é simplesmente esperar. Acho que fiz boas compras. Também acho que a tendência de baixa já era, agora estamos laterais, operando dos 35 aos 40 mil pontos. Abaixo dos 30 mil duvido muito, mas muito mesmo que vá. Acima dos 40 mil deve ir, mas pode demorar.

    Então, caro amigo, a coisa ficou assim, acompanho o mercado todo dia, olhando como as coisas estão, mas já não opero como antes. Nem capital especulativo tenho mais, tá tudo comprado mesmo. Encaro essas ações que tenho como se fossem um apartamento, comprado a bom preço, mas que tenho que esperar muito tempo para valorizar e dar bom negócio. Não vai ser coisa para meses, é para vários anos mesmo. Essa é a idéia. Hoje.

    ResponderExcluir
  4. Então, se a tua intenção é longo prazo mesmo, coisa de anos como você disse, estou certo que você colherá bons frutos.
    Eu gosto de especular, sigo fazendo trades curtos, e melhorando aos poucos.
    Eu ainda ficaria atento com relação à crise econômica mundial. Ninguém pode afirmar que o pior já passou. Temo por dados ainda escondidos, nos bancos, nas grandes empresas, nos governos. Fiquemos atentos.

    ResponderExcluir