quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Agora é queda de novo

Tudo caindo, com exceção da Petrobras, que se sustenta acima dos 26, não sei porque. Vale tá quase no mesmo preço da Petro, o que pode ser uma oportunidade para comprar Vale, ou para vender Petro, dependendo do que cada um prefere (eu prefiro fazer nada no momento, só para constar).

Estou com uma impressão esquisita, e vou escrever só para ver depois o que deu, se acertei ou foi só besteira. Estou achando que vamos entrar (já entramos, na verdade) em mais um canal de baixa forte, que vai atravessar abaixo dos 30 mil pontos. Uma retomada do movimento de baixa, após um respiro de alguns meses.

Motivos para isso? Dow Jones fazendo novas mínimas de 12 anos, recuperação econômica que não virá tão cedo, e aparente falta de boas notícias no horizonte próximo. Vamos pensar, a posse do Obama já aconteceu, o pacote economico dele já está aí, muito pouca coisa nova parece haver pela frente, além do lento enfrentar dos problemas de todo dia. Desemprego que só aumenta, fábricas fechando, bancos quebrando e tal e coisa. Nada que justifique uma alta.

Aliás, ainda estou por saber os sustentáculos da alta que nos levou dos 30 aos 40 mil pontos, aqui no Brasil. Seria uma inércia do movimentão de alta de 5 anos? Vontade das pessoas de acreditar que as coisas recuperariam logo? Se há algo mais que isso, eu não vi.

Está na cara que estou pessimista hoje. É verdade. Mas venho pensando nessas coisas já faz uns dias. Minha dúvida é se deveria tomar alguma atitude, como vender minhas posições para comprar mais abaixo. Como de outras vezes, agora acho que já é tarde para isso, os preços já caíram um bom tanto. O problema é que antes desse bom tanto nunca parece que seja a hora, tampouco. E pode bem cair muito mais, mas muito mais mesmo, tanto que faça parecer esse de agora o melhor ponto de todos.

Sei lá. Tem horas que essa coisa toda cansa. Muitas vezes tenho me pego pensando se não era mais jogo investir tudo em tesouro direto e parar de pensar nisso tudo. Há um investimento emocional aí que dificilmente é contabilizado, mas que deveria ser inclusive melhor remunerado. Só que em tempos de prejuízo, a gente deixa de calcular até custo de oportunidade, para não doer, quanto mais custos emocionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário