segunda-feira, 2 de março de 2009

Cavalgando a baixa, de novo

Taí, acertei a previsão de baixa. A questão agora é até onde vai nesse movimento de baixa, se desce até os 30 mil onde já esteve, ou se atravessa para baixo.

Bom, pode não descer tanto assim, mas eu estou achando que cai sim. As coisas estão feias nos EUA, voltaram as notícias ruins, prejuízos enormes, quebras e tal.

Fico eu pensando se deveria vender as melhores posições, como Petro e Vale, que ainda estão em bons preços (comparando com suas mínimas). Gerdau já caiu demais para valer a pena vender, Aracruz também. Como a idéia é vender e comprar de novo, se já caiu muito não tem muita possibilidade de ganho.

Por algum motivo que não sei bem qual é, não estou com muita vontade de fazer essas operações. Medo, quem sabe? Medo de vender e ter que recomprar mais caro, numa eventual e inesperada alta. Já me aconteceu muitas vezes.

Por outro lado, se vender as Petro a 25, e deixar para recomprar elas a 18, dá um ganho bem interessante, não é mesmo? Mas quem garante que vá cair até aí de novo... essa é a verdadeira questão. Se eu vender, ficarei naquela situação de ansiedade, de não saber qual é o momento de comprar de novo. Aí acabo preferindo ficar com os papéis em carteira, porque daí a dúvida é mais leve de carregar.

4 comentários:

  1. Melhor não vender agora. As bolsas Americanas, Tóquio e Européias, estão no menor patamar desde anos.. Esperar um pouco que logo, vai haver no mínimo um bom repique.

    ResponderExcluir
  2. Tá repicando agora mesmo, só não se sabe até onde sobe. A minha questão é mais para frente, longo prazo - será que ainda cairemos abaixo de 27 de outubro? Ou aqueles tempos ruins definitivamente já se foram? Seria essa alta dos 30 aos 40 mil ela própria um repique em uma trajetória de baixa?

    Se o seu cenário otimista for verdadeiro, que hora para comprar Gerdau e Aracruz! Pena que eu já estou exposto demais a renda variável, para alocar ainda mais dinheiro nisso.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo,

    como posso entrar em contato com vc? Gostaria de oferecer uma parceria com o meu blog, http://financialmania.blogspot.com manda um email para mim: fabioaab@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Pelo jeito, a minha previsão de queda até os 30 mil era furada. Descemos até 36 mil e já estamos em reversão. Claro que ninguém sabe o dia de amanhã (nem o de hoje...), mas as previsões dos técnicos para hoje é de confirmação da reversão e alta.

    ResponderExcluir