domingo, 15 de março de 2009

Petro acima da Vale

Depois do split da Petro em 2008, essa não é uma situação comum, ver a ação da Petrobras acima da Vale. Em geral é o inverso, e até os VPAs são consistentes com isso.

Mas a Vale caiu muito nesses últimos dias. Chegou a 32, mas agora navega perto dos 27. E a Petro caiu nada, não sei bem porquê. Passou a resistência dos 26 e vem se mantendo. Na semana passada ainda se deu ao luxo de subir. Enquanto tudo o mais ou se sustenta ou cai...

Essa situação algo esdrúxula me dá uma coceira danada para vender as Petro e comprar alguma das que caíram, como Gerdau ou Usiminas. Me parece que em algum momento aí para frente a Petro entra no bonde e cai como o resto. Aliás, ainda tem horas que acho que as coisas vão cair mais em 2009, talvez até furando o suporte de 27 de outubro.

Só que a decisão não é simples. Será que a Petro não está prenunciando o que vai acontecer com as outras? Ao invés de cair, vai tudo subir um tanto? E seria uma boa idéia trocar uma posição que tá ganhando por outra que tá ruim, caindo? Claro que não preciso comprar no meio da queda, mas de todo modo envolve um risco grande.

Tem horas que eu acho que deveria ser mais corajoso para atuar direito nesse mercado. Sou muito cauteloso, demoro para decidir, sem contar que muitas vezes decido mal, mas aí é outra história. Mas eu sou um mau especulador, certamente. Não jogo com a rapidez e com a segurança necessária. Me prendo a bobagens, não arrisco. Perfil realmente mais adequado a comprar e segurar. Não tanto por convicção, que até tenho, mas por defeitos mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário