sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Estados emocionais

É impressionante o quanto variam as emoções da gente a respeito dos investimentos, à medida que o tempo passa, e outras leituras aparecem.

Quando leio muito textos dos ursos, me dá quase um pânico, vontade de sair correndo dos fundos todos, resguardar os ganhos o quanto antes. Aí a recessão americana vai ser um desastre completo, o mundo todo vai encolher, a Bovespa vai cair para menos de 20 mil pontos sem nada que a segure.

Quando leio textos dos touros, fico pensando em deixar a grana aplicada onde está, mexer o mínimo, esperando ganhos maiores até o final do ano. Aí a tal da recessão pouco vai influenciar o mercado brasileiro, a China vai continuar crescendo, nós também, a Bovespa termina o ano nos 80 mil pontos.

Isso só comprova o que tenho lido nos livros do Alexander Elder - é preciso especificar uma estratégia de entrada e saída ANTES de entrar, e permanecer estritamente atrelado a ela. Definir metas, stops e tempo de aplicação, critérios de entrada e de saída. Tudo antes de começar a aplicação, porque depois, no calor do movimento, o pensamento e as emoções deixam tudo um tanto turvo.

Preciso sair dos fundos não porque não vá ganhar mais nada neles, não porque a recessão vai matar, mas porque as regras de funcionamento deles impedem uma boa gestão do investimento. Apenas por isso. Não é hora de sair da bolsa, é hora de escolher onde investir com cuidado, e aproveitar os preços um tanto mais baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário