sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Análise de gráficos clássica

Comecei a ler agora um capítulo do livro "Como se transformar em um operador e investidor de sucesso" de Alexander Elder. Peguei direto na parte III - "Análise gráfica clássica", que é meu interesse no momento. Passei ao largo dos capítulos sobre psicologia que tem no início do livro. Outra hora volto a eles.

Vou fazer aqui algumas anotações de leitura.

Capítulo 18 - Gráficos

> O preço de abertura é definido de forma emocional, por amadores que colocam ordens durante a noite. Amadores são especialmente ativos no começo do dia e no começo da semana.

> O preço de fechamento reflete a ação dos profissionais de mercado, que negociam durante o dia. Profissionais observam o mercado e tornam-se especialmente ativos no final do preção. Muitos realizam lucro nessa hora para não dormir comprados (day-traders)

> Profissionais operam contra amadores. Se os preços fecham mais alto que abriram, os profissionais foram mais altistas que os amadores. Vale a pena operar com os profissionais.

> A máxima reflete o máximo poder dos touros (altistas), enquanto que a mínima do dia reflete o maior poder dos ursos (baixistas).

> O comprimento da barra revela a intensidade do conflito entre touros e ursos. Barras pequenas refletem mercados desinteresados. Barras maiores que a média mostram mercados em ebulição. Vale a pena entrar em períodos com barras curtas ou normais, e realizar em períodos de barras compridas.

> A teoria dos mercados eficientes é a noção acadêmica de que ninguém pode superar o desempenho do mercado, pois qualquer preço, a qualquer momento, incorpora todas as informações disponíveis. Essa teoria não é válida, pois não considera os aspectos emocionais da tomada de decisão.

> A teoria do "random walk" argumenta que os preços do mercado mudam ao acaso. É igualmente incorreta, e praticamente pelos mesmos motivos, desconsiderar os aspectos psicológicos da tomada de decisão, como a tendência a padronição que o comportamento humano tem, e a memória que influencia a decisão à frente com base em dados passados.

> A teoria da "lei da natureza" argumenta que existe uma ordem perfeita nos mercados, que então se movimentaria como um mecanismo de relógio, com leis imutáveis. Os adeptos dessa teoria crêem na possibilidade de prever fundos e topos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário