sábado, 9 de fevereiro de 2008

Pato, eu?

Tem um ditado no poker que diz: "se em 10 minutos na mesa você não consegue dizer quem é o pato, então o pato é você".

De certa forma esse ditado pode se aplicar às operações em bolsa. Lendo foruns pela internet afora (especialmente o do ADVFN), venho percebendo o quanto já aprendi nessa minha trajetória.

Vejo montes de operadores atuarem sem estratégia alguma! Entram como que ao sabor do vento, saem quando bate o desespero. Não estudam a empresa em que vão aplicar, seguem palpites vindos de qualquer lugar.

Muitos desses e outros ainda, não usam stops para proteção de seus investimentos. Talvez nem saibam calculá-los. Entram de cabeça em uma aplicação, sem diversificar, na busca do ganho máximo. Parecem apostadores de loteria. Compram os bilhetes e ficam esperando como torcedores pela subida.

Muitos, quando a aplicação cai, transformam-na imediatamente em investimento de longo prazo, e passam a esperar o retorno ao nível anterior. Não saem, não realizam prejuízo, apenas renovam a esperança.

A imensa maioria não tem metas. Atuam como se as cotações fossem subir para sempre. A história mostra que na bolsa, não há bem que sempre dure.

Eu não quero operar dessa forma. Admito que já fui assim, quando comecei, nas duas primeiras aplicações em fundos. Mas tanta leitura e estudo depois, não aceito mais operar assim.

Tenho assimilado muito as lições dos livros do Alexander Elder. A regra dos 2% de perda em cada investimento isolado, e dos 6% de perda para a carteira toda é sensacional. Claro que exige uma disciplina fenomenal, que só vou ver se tenho depois de começar a operar diretamente. Mas pretendo aplicá-la.

Outra coisa que é clara para mim é que pretendo ao máximo atuar como investidor. Não quero operar diariamente, olho na tela o tempo todo. Não tenho esse tempo. Quero atuar com foco em médio e longo prazo. Aplicações com horizontes de meses a anos. Identificação e apostas em tendências de longo termo. Mas sempre com stops bem definidos.

Minha meta será superar o rendimento da renda fixa. Passando dela, estou no lucro. Não preciso ser o que mais ganha entre todos, só preciso ganhar mais que perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário