sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Análise dos últimos movimentos

Pois é, ficou claro que eu fiz a proeza de vender bem no fundo. Caí feito um pato na paranóia grega e me estrepei nessa. Mas não cabe ficar chorando o passado, a questão é pensar logo o que fazer daqui para a frente com o dinheiro que está parado esperando melhor destinação.

Antes de dar o próximo passo, para cumprir os objetivos desse blog cabe analisar um pouquinho mais as saídas feitas. Ficou claro para mim que caí na paranóia geral de momento, o que em geral é um erro. Interessante que eu mesmo havia saudado a possível queda aos 61 mil pontos como "liquidação bem-vinda", e poucos dias depois me apavorei com os 63 mil e vendi 20 mil reais em papéis. Mudei de estado de ânimo em questão de poucos dias!

A diferença é que desta vez não estou me recriminando tanto internamente quanto em outras. A decisão de vender foi no sentido de proteger o patrimônio e os ganhos já obtidos até aquele momento. Foi uma decisão que naquele momento e com as informações que tinha, pareceu a mais apropriada.

Ando pensando em voltar a usar estratégias de proteção razoavelmente estruturadas. Talvez voltar aos stops, embora precise pensar muito bem como os definiria. Venho pensando que ao invés de me recriminar a cada stop atingido, preciso é aperfeiçoar a minha atitude no momento depois disso. Se não era para ter saído, entre de novo. Se era para ter saído, ótimo, o stop estava aí para isso mesmo.

Por vezes acho que exijo demais de cada jogada que faço, como se todas elas devessem ser perfeitas e dar o máximo retorno. Essa atitude não leva a nada na Bolsa, porque não é assim que as coisas funcionam. Ninguém é tão genial que acerte sempre, e os ganhos vem de acertar mais que errar, não de não errar nunca.

Preciso me preparar para voltar ao jogo mais rapidamente, para ter estratégias de ação para diversas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário