quinta-feira, 22 de abril de 2010

IRPF sucks!

Estou sofrendo para fazer a declaração de Imposto de Renda do ano passado. Todo ano é a mesma droga, chego a procrastinar por semanas só pensando na encheção de saco que vai ser.

Quais são as complicações, mais precisamente:

- Dividendos. A corretora não informa, não tem um mísero documento que consolide. Recebi comprovantes de algumas empresas que tenho ou tive ações, mas não faço idéia de faltam outras. Pode ser que nem falte, mas o que me incomoda é que não sei. Não tenho segurança nesse dado, e detesto não ter segurança quando o assunto é Receita Federal.

- Juros sobre Capital Próprio. O mesmo problema que se tem com dividendos, com um detalhe piorado. Há uma retenção na fonte nessas rendas. onde se coloca esses valores retidos? Não achei. A seção de ajuda do programa tampouco ajuda nessas horas, parece até manual de videocassete de tão complicada.

- Retenções de IR nas operações. Mais uma vez, falha da corretora ao meu ver. Não tenho documentos consolidando isso, quanto paguei. E para piorar, ainda que tivesse, não saberia onde declarar.

Parece que o programinha da Receita Federal não considera que as pessoas operem ações. E parece também que a corretora pouco se importa com seus clientes. Aliás, aproveita que o assunto é um porre e inventa de cobrar extra por algo que deveria oferecer de graça a todos, algo que é sua obrigação. Afinal de contas, qualquer banco lhe entrega um comprovante de rendimentos da poupança, do CDB, do que for, mas a corretora ignora solenemente que você existe.

Bom, pelo menos a ATIVA age desta forma. Se outras atuam de melhor maneira, bem capaz de eu trocar para elas.

7 comentários:

  1. A minha corretora, a Ágora, disponibiliza o pagamento de Dividendos e Juros s. Capital. A empresa, o valor e a data. Tudo certinho. Não preciso me preocupar. Acho que as outras corretoras também fazem isso, ou deveriam fazer. Dê mais uma olhada no site pra ver se não está lá. Procure em "proventos". A minha corretora diz: "Juros sobre Cap. Proprio são declarados em 'Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva'. E Lucros e Dividendos devem ser declarados em 'Rendimentos Isentos e Não Tributáveis'." Sobre a retenção do IR eu também não sei... Meio que passei batido... hehe...

    ResponderExcluir
  2. Baixei um programa gratuito que tem feito bastante sucesso na advfn.
    Chama-se Alívia.
    http://www.aliviasoftware.blogspot.com/

    Basta você digitar as notas de corretagem (seguindo as ordens de compra e venda que foram feitas) que o programa gera todos os dados de seu IR e DARFs.

    ResponderExcluir
  3. Eu registro minhas negociacoes no www.bussoladoinvestidor.com.br. Ele gera o DARF para pagamento e tem um sumarizado anual que voce pode usar para o preenchimento da declaracao de IR. Isso facilitou minha vida no ultimo ano.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não sei ao certo onde declaro ações já que estou na faixa de isenção, ou seja, vendi menos que 20000 em todos os meses. Coloquei na parte de rendimentos isentos não tributáveis, mas não estou certo disso.

    Também acho que poderia declarar em rendimentos sujeitos a tributação exclusiva na parte de rendimentos em aplicações financeiras.

    Outra dúvida que tenho é o que faço com meu CDB... não sei onde coloco o lucro e muitos menos os 15% de imposto que paguei quando saquei... Se alguém puder me ajudar, primeira vez que declaro.

    Gabriel

    ResponderExcluir
  5. Arnaldo, sua corretora é bem melhor que a minha. A ATIVA me enviou agora um extrato da conta onde constam os dividendos e juros sobre capital próprio, mas o fez somente após solicitação expressa minha. Eu acho que deveriam enviar ao cliente como qualquer banco que você tem conta faz todos os anos, e não somente a pedido.

    Eu venho usando de muito tempo o Bússola do Investidor, tenho todas as minhas operações registradas lá, e realmente tem ajudado bastante. Mas não é o suficiente para a maldita declaração de IRPF anual. Permanecem muitas dúvidas, e faltam informações que a corretora deveria dar. O IRPF retido a cada operação é uma. Vou ter que catar nos relatórios de corretagem ao longo do ano todo! Pelamordedeus, era bem mais simples receber um relatório consolidando. Ainda bem que não fiz tantas operações assim, mas a galera que opera com mais frequência, coitados!

    Vou dar uma olhada nesse programa Alívia, para ver se é melhor que o Bussola do Investidor. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  6. Gabriel, o software indicado pelo leitor anônimo aí mais acima indica onde colocar o lucro das vendas abaixo de 20 mil reais. É em "Rendimentos Isentos e não-tributáveis", campos 12. Uma linha na tabelinha para cada operação, me pareceu.

    Do CDB, no comprovante que o banco lhe envia já vem o nome do campo, mas se bem lembro é "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva". Agora, a parcela retida na fonte não sei como inserir.

    ResponderExcluir
  7. Valeu mesmo, Rodrigo. Eu tenho uma planilha que eu desenvolvi que calcula tudo... menos o IR retido...

    Não sabia que tinha que registrar o lucro de cada operação...
    Conferi o CDB e é em Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva mesmo. Muito Obrigado. Agora o IR retido... Deus sabe

    Abraço

    Gabriel

    ResponderExcluir