domingo, 11 de abril de 2010

O mercado de ações ao seu alcance - Joel Greenblatt

Como bem apontou o leitor Gabriel nos comentários ao post que fiz quando comprei o livro de Joel Greenblatt, o livrinho é muito introdutório ao assunto. O cara escreveu inspirado por seus filhos adolescentes, como uma forma de instruí-los a respeito de investimentos em bolsa. Os exemplos utilizados são super primários, e nada é muito aprofundado.

Entretanto, a leitura é leve e por vezes divertida. Para quem está iniciando no campo da análise fundamentalista, pode ser útil ao abordar de forma até simplória os conceitos de P/L e ROIC. Impossível não entendê-los depois de ler o livrinho.

Mas vamos ao que importa dele - a estratégia. Achei os backtests um tanto vagos e com horizonte curto (17 anos na NYSE é ontem, há registros disponíveis desde o início do século XX, talvez até de antes). E o autor se defende um bom tanto da possibilidade de perder dos índices gerais por um ano ou dois. A ênfase em acreditar que vai dar certo e manter a disciplina é grande, mas eu preferiria um pouco mais de exemplos diretos.

No final das contas, o que ficou é o que já havia. Eu gosto da idéia de selecionar as empresas para comprar com os critérios da fórmula mágica, e é bem capaz que invente em algum momento aí para frente de aplicá-los de forma mais consistente. Não vai ser agora porque estou quase entrando na compra ou construção de uma casa para mim, e aí a grana que está nas ações vai entrar para a obra.

3 comentários: