quarta-feira, 14 de abril de 2010

Olha aí a FESA4!

Mas bah, tá de volta a FESA4 aos 14 reais, depois de tanto tempo! Que beleza!

Ainda bem que tirei o stop-gain dos R$13,80, pois ia me proteger dos ganhos! Falando nisso, até hoje não entendi direito essa idéia de vender uma parte da posição e ficar atualizando o stop do restante. Tem disso na estratégia de position, de swing, e na estratégia de operação de feras como Leandro e Stormer e o Fausto Botelho. A minha dúvida é: Por que não atualiza o stop do todo, e vai mantendo enquanto sobe? O ponto em que ia vender pode virar o tal stop, oras.

VALE5 também está me dando alegrias, seguindo sua trajetória de alta. Será que vai aos projetados 55 reais? Essa projeção já tem muito tempo, de lá para cá muita coisa pode ter mudado. E era baseada em gráficos, as figuras que a deram origem podem ter-se desfeito.

6 comentários:

  1. A estratégia de vender uma parte e ir atualizando stops na outra é inteligente e prudente. Vejo vários traders e analistas indicando o mesmo, e eu também o faço. A pessoa vende metade, realiza, garante o lucro. E deixa a outra metade ao sabor do mercado. Caso haja imprevistos, e uma abertura em gap pra baixo que "pule" o stop, uma boa parte do lucro já está garantida! Temos que ser humildes e disciplinados pra ganhar dinheiro na Bolsa... Se quiser ganhar "tudo", ou o "máximo possível", já sabe o que costuma acontecer...

    ResponderExcluir
  2. Sei não, Arnaldo. Prudência demais protege é dos ganhos, não das perdas. Talvez faça sentido em estratégias de muito curto prazo, mas para quem tem paciência não me parece tão importante assim.

    E não é uma questão de "ganhar tudo", até porque isso é impossível. Mas de acompanhar a tendência, não sair no meio da alta só por receio.

    ResponderExcluir
  3. Ô Arnaldo, foi praga sua essa queda de hoje? Lá tá a FESA4 de volta aos 13,70...

    Mas não tô arrependido de não ter realizado nos 14 reais. Não ainda. Deixa cair mais que aí eu vou ficar, hahaha!

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo que STOP-LOSS protege é dos ganhos... Jamais uso. Mas, STOP-GAIN eu uso seeeeempre... Engraçado, né...
    Caiu hoje. Mas até 68k, tá tranquilo...

    ResponderExcluir
  5. Mas que praga das boas, hein? Estamos derretendo geral. Esse topo histórico tá difícil de alcançar! Cada passinho além dos 70 mil pontos leva meses para acontecer e logo reflui!

    ResponderExcluir
  6. hehe... Tá difícil mesmo alcançar o TH... Acho até natural que o Ibov fique "tenso" e volátil nesses patamares, afinal, volta à mente o que aconteceu em 2008 nessa altura.
    Tenho a impressão que alcançaremos os 74k quando houver a expectativa de ultrapassar. Se pensamos em chegar aos 74k pra depois cair, então nem vamos... Mas se persarmos que vamos aos 85k, por exemplo, então passa fácil. Ainda acredito que chegamos ao TH. Há bastante boas notícias da economia mundo afora.

    ResponderExcluir