terça-feira, 20 de abril de 2010

OK, vocês venceram, batatas fritas!

Pensei bastante sobre a questão da venda parcial ao atingir objetivos de alta, que foi objeto de debate entre eu e Arnaldo nos comentários postagem anterior, e resolvi me render a esta proposta.

Pesou na decisão a análise de alguns trades anteriores em que atingi patamares interessantes, mas não realizei nada e acabei perdendo o que tinha ganho. Aconteceu isso com ARCZ6 no ano passado e com FESA4 também no ano passado e neste. Foram apostas de sucesso praticamente imediato, mas que por não definir objetivos de alta com precisão e não realizar lucros nos momentos que podia, acabei vendo toda a alta derreter e vendi bem abaixo do que poderia.

É preciso controlar a ganância. Não é fácil, mas é preciso se a estratégia utilizada não for buy&hold ou outra de muito longo prazo. Como não estou operando longo prazo nesse ano por conta da possível compra da casa, o correto é utilizar a estratégia com todos os seus componentes.

Dentro dessa proposta, coloquei stop-gain na FESA4 e na VALE5. Todos dois parciais, liquidando uma parte significativa da posição. Calculei de modo a não ultrapassar os 20 mil em vendas no mês.

3 comentários:

  1. É a coisa certa a fazer. Parabéns!
    Com o tempo, com os erros e acertos, vamos vendo que esse é o melhor caminho mesmo.
    Eu já perdi bastante dinheiro até aprender que devemos respeitar "religiosamente" os pontos de entrada e saída dos ativos.
    Entretanto, no teu caso, seria bom avaliar novamente os gráficos e conjuntura, pois, como FESA e VALE atingiram seus objetivos e corrigiram, pode até ser que da próxima vez elas ultrapassam bastante esse valor que você colocou como stop-gain.
    Não estou dizendo que isso vai acontecer, estou dizendo que "pode", já que os objetivos "podem" mudar um pouco agora.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, bem colocado. Se essa queda for apenas um pull-back, é possível que uma nova alta leve os preços a novos patamares acima dos topos. Entretanto, como ainda estamos na queda, fica difícil dizer, eu penso.

    Você chegou a dar uma olhada na VALE5, para ver o que poderia ser um novo objetivo de alta?

    ResponderExcluir
  3. Eu vendi Vale e vou entrar de novo em breve...
    Aí então vou analisar de novo. Mas te digo que sigo bastante as dicas do site do Dalton Vieira, e ele é bastante responsável. E também faz análise diária de Petr, Vale e Ibov. Vejo-as quase todo dia...

    ResponderExcluir